LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mi A3 vs Galaxy A50: qual é o intermediário com melhor custo benefício | Comparativo

27 de agosto de 2019 56

Xiaomi versus Samsung! Mi A3 e Galaxy A50 se encontram na arena de comparativos do TudoCelular para definir qual é o melhor intermediário barato e que já oferece um pouco mais do que apenas o básico, depois de ambos superarem (vs A50) o Motorola One Vision.

Faça suas apostas, acompanhe a análise de cada aspecto entre design, recursos, performance, bateria e câmeras para ver qual deles consideramos o melhor. E depois conta pra gente qual é o seu favorito!

Design

O Mi A3 é a versão global com Android One do Mi CC9e. A grande mudança está no software, desenvolvido em parceria com o Google e com promessa de atualizações por três anos, além de pacotes de segurança mensais.

O design é o mesmo do modelo chinês: laterais em metal e vidro na frente e atrás, tela com pouco mais de 6 polegadas e bordas mínimas. Em design, a Xiaomi voltou com o conector de fones de ouvido e a expansão da memória por cartão micro SD, que ficaram de fora do Mi A2.

O Galaxy A50 já tem corpo em plástico, mas com boa aparência, podendo até passar por vidro a olhares menos atentos. A vantagem é a durabilidade: apesar de riscar mais fácil, o dispositivo não quebra com tanta facilidade. Mas o Mi A3 vem com capinha protetora na caixa, ausente no A50.

71.85 x 153.48 x 8.47 mm
6.08 polegadas - 1560x720 px
74.7 x 158.5 x 7.7 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

O design das telas segue o mesmo padrão: bordas mínimas e recorte apenas para a câmera frontal. Quem tem o melhor aproveitamento do corpo para tela e componentes internos é o A50, que é mais fino mesmo com bateria quase do mesmo tamanho.

Com a construção em material melhor, o Mi A3 sai na frente aqui neste comparativo.

Tela, áudio e recursos
Mi A3 tem tela Super AMOLED com resolução HD+

Duas opções com tela AMOLED neste comparativo, com a diferença na resolução e nas polegadas totais. O Mi A3 pode oferecer duração de bateria maior, mas se você não gosta de ver serrilhados, é melhor ficar com o A50. Não é sempre que essa qualidade mais baixa da imagem fica perceptível, mas acontece principalmente em vídeos e apps de fotos, como o Instagram.

O brilho da tela ao menos é bom nos dois modelos, mas o ponto fica com o A50, mesmo.

A Xiaomi costuma ficar atrás dos concorrentes em qualidade sonora, mas não neste caso, por incrível que pareça. Não é que o Mi A3 tenha som de altíssima potência em qualidade, mas pelo menos fica dentro do esperado para a faixa de preço. Já o A50 fica devendo um pouco. Então o ponto vai para o Mi A3.

Tela do A50 também é Super AMOLED, mas resolução é Full HD+

Você escolhe se prefere Android com interface padrão Google no Mi A3 ou se gosta mais de uma boa customização da fabricante, com a OneUI no A50. Ambos oferecem leitor de impressão digital sob a tela, além de desbloqueio facial e inúmeras opções de personalização e recursos extras.

O Mi A3 tem emissor infravermelho, podendo ser utilizado como controle remoto de outros dispositivos - o app não vem instalado, mas pode ser baixado na Play Store. Já o Galaxy A50 possui televisão digital. Em recursos, temos um empate, com boas ofertas dos dois lados.

Desempenho

O Galaxy A50 possui uma plataforma semelhante ao Motorola One Vision. A diferença fica na velocidade máxima do processador do Exynos 9610, que é um pouco maior no dispositivo da Samsung. O da Xiaomi tem plataforma equivalente da Qualcomm, o Snapdragon 665 - como podemos ver nas pontuações parecidas em benchmarks.

E isso se repete em nosso teste de abertura de aplicativos. O Mi A3 foi cerca de um segundo mais veloz, uma diferença bem pequena em um teste assim.

Talvez a performance em jogos possa nos ajudar a definir qual é mais potente, então. O Mi A3 só apresentou problemas em Asphalt 9, mas tudo indica ser apenas uma falta de otimização para o chipset do aparelho - algo que deve ser corrigido em algum momento, se já não foi.

O A50 não vai mal nos jogos, mas apresenta menos fluidez em alguns títulos, incluindo Vainglory, um dos mais leves entre os testados. É por pouco, mas o ponto em performance vai para o Mi A3.

Bateria

Muita gente criticou a opção da Xiaomi em usar a resolução HD+ na tela do Mi A3, mas a duração da bateria é essencial para entendermos essa escolha. Mesmo com capacidade pouca coisa maior que o A50 e a tela consideravelmente menor, o modelo da Xiaomi conseguiu quatro horas a mais de uso do que o já bom tempo do Galaxy A50 em nosso teste padronizado.

É uma diferença bem considerável. Ainda mais quando a gente lembra que modelos com Android popularmente chamado puro costumam decepcionar em duração de bateria.

Os tempos de recarga ficam com alguns minutos de diferença, sendo que o Mi A3 ultrapassa as duas horas, enquanto o A50 fica um pouco abaixo dessa marca.

Mas, considerando que o tempo de uso é bem maior no Xiaomi, dá para tirar da tomada no mesmo tempo do A50 e ficar mais tempo longe dela. Então o ponto fica com o chinês sobre o sul-coreano neste quesito.

Câmeras

Dois conjuntos triplos de câmeras na parte traseira, com lente wide, ultra-wide e um sensor de profundidade para fotos com fundo desfocado. Isso facilita um pouco a análise.

Os sensores principais têm pequenas diferenças na resolução, mas ambos usam como padrão os 12 megapixels, juntando alguns pontos da imagem para garantir qualidade maior. A abertura é um pouco maior no A50.

Em cenários com boa iluminação, o equilíbrio é muito bom. Ambos tiram boas fotos para as respectivas faixas iniciais de preço. Em ambientes fechados, também há bom equilíbrio, com pequena granulação nos dois modelos. Já à noite, temos uma diferença maior, ficando o A50 um pouco à frente, mesmo com o Modo Noturno do Mi A3, que piora a foto na maioria das vezes.

Mi A3

Galaxy A50

As ultra-wides são opções para cenários com boa iluminação. Com pouca luz, registram pouca coisa do cenário e muitos ruídos.

As fotos com fundo desfocado se tornam o grande diferencial do A50 neste comparativo. As fotos ficam bem bacanas no dispositivo da Samsung, enquanto o Mi A3 faz um trabalho um pouco inferior. O ponto no conjunto principal fica com o A50.

Começando a análise das selfies já pelo efeito bokeh, a diferença já fica um pouco menor, mas o Mi A3 estoura o fundo com mais frequência para destacar mais o objeto da imagem. O A50 é mais equilibrado.

Sem o desfoque do fundo, o jogo fica mais equilibrado. O A50 não costuma estourar fundos em áreas externas e tem poucos ruídos à noite. O Mi A3 já oferece mais texturas, ou seja, mostra mais os detalhes do rosto fotografado. Se isso é bom ou ruim, vai do gosto de cada um. O A50 tem o modo embelezamento forçado da Samsung, mesmo que você o desligue.

Mas o ponto fica com o Galaxy, mesmo, já que o Mi A3 não tem um bom alcance dinâmico, estourando o céu em fotos ao ar livre.

Em vídeos, o Mi A3 começa em vantagem por oferecer o 4K, mas o A50 tem estabilização mais eficiente. O mesmo vale para a câmera frontal, no qual o Mi A3 grava também em Full HD. No geral, o A50 é mais equilibrado, incluindo a gravação de áudio.

Preços

Agora os preços. O A50 chegou a quase 2000 reais ao Brasil, mas já teve seu valor bem reduzido por aqui. E custa pouca coisa mais que o Mi A3 atualmente em marketplaces, com a vantagem da garantia no Brasil. A Xiaomi ainda não havia anunciado seu preço oficial pelo Mi A3 no Brasil quando este vídeo foi produzido, mas deve ficar bem acima do A50 no varejo.

8.4 Hardware
7.9 Custo Benefício

Samsung Galaxy A50

Comparar Aviso de preço
Resultado: empate

O comparativo termina empatado, o que indica que temos aqui dois ótimos conjuntos. Mas é sempre bom avaliar cada aspecto separadamente para você escolher o seu celular de acordo com o que considera mais relevante.

Mi A3 Galaxy A50
  • Desempenho
  • Bateria
  • Câmeras
  • Tela

Então, se prefere o modelo mais veloz ou com maior duração de bateria, vá de Mi A3. Se quiser as melhores câmeras ou tela com mais qualidade visual, o A50 é sua opção. Caso continue em dúvida, o modelo da Samsung ainda oferece garantia por preço pouca coisa maior. Mas no fim do dia, você deve ficar satisfeito com qualquer um que escolher.

E aí, qual é o seu preferido entre esses dois modelos do comparativo? Conta pra gente aqui nos comentários.

(atualizado em 22 de setembro de 2019, às 01:04)

56

Comentários

Mi A3 vs Galaxy A50: qual é o intermediário com melhor custo benefício | Comparativo
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular