LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: vitamina D pode não ser eficaz contra COVID-19 e até ser tóxica em altas doses

02 de julho de 2020 42

A vitamina D já é uma grande conhecida por fortificar o sistema imunológico e atualmente isso faz com que muitas pessoas procurem tomar suplementos alimentares para reforçar a sua resistência, imaginando que assim elas estarão mais protegidas da COVID-19, conforme indicado por um estudo recente. Entretanto, novas pesquisas apontam que uso indiscriminado dessas substâncias pode ser tóxico ao invés de benéfico.

Isso foi indicado por pesquisas combinadas com estudos estatísticos transversais sobre uma relação entre o coronavírus e a vitamina D.

28 ensaios foram analisados e eles indicaram que o uso dela somente seria necessário em pessoas com alta deficiência de vitamina D no organismo, o que ocorre com mais frequência na população do hemisfério norte.

Alimentos ricos em vitamina D. Imagem: Danone

Essa falta de vitamina D no organismo das pessoas dessa região se deve principalmente pela baixa incidência de luz solar e falta de alimentos ricos nela em suas dietas, o que gerou uma exceção em países como Noruega, Dinamarca e Finlândia, onde a população consome mais alimentos como ovos, carnes, peixes e frutos do mar, como sardinha, salmão e mariscos, além de derivados de leite e cogumelos.

Além disso, crianças e bebês de todas as origens étnicas apresentam uma taxa de resistência ao vírus alta, o que ainda gera ainda mais dúvidas a respeito da eficácia da vitamina D contra o coronavírus, visto que elas geralmente possuem baixos índices dela no seu organismo.

Além disso, o artigo publicado por David C Gaze, que é professor de Bioquímica Clínica da Universidade de Westminster, em Londres, indicou que a vitamina D pode ser tóxica para o organismo caso uma superdose seja administrada. Dentre os problemas que ela pode causar estão:

  • Desidratação;
  • Aumento da sede;
  • Vômitos;
  • Cólicas abdominais;
  • Confusão mental.

Dessa forma, foi possível concluir que tomar a vitamina D ainda não tem qualquer tipo de eficácia comprovada contra o coronavírus e o pior, ela pode representar perigo em doses altas. De qualquer forma, não é uma má ideia tomar suplementos, mas é preciso moderar pois toda substância em superdosagem pode ser prejudicial.


42

Comentários

Coronavírus: vitamina D pode não ser eficaz contra COVID-19 e até ser tóxica em altas doses
  • a população está com nível baixíssimo, por volta de 20 ng/ml, o nível tóxico é 240 ng/ml. Pessoas com 50 ng/ml dificilmente tem Covid grave.

      • A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA É QUEM TAMBÉM PRODUZ E COMERCIALIZA VITAMINA D. Não falem bobagem!

          • Não confiem no conteúdo dessa matéria. Pois a indústria farmacêutica está por traz disso. Existem muitas pessoas se beneficiando positivamente no protocolo coimbrã, que usa altas doses de vitamina D, e eu sou uma delas.

              • Meu 25(hidroxicalciferol) deu 18,4ng/ml no início de dezembro. Após 2 meses tomando 10000UI por dia e até 100000UI individuais em duas ocasiões, refiz o teste e agora no início de fevereiro meu nivel subiu para 53,9ng/ml. Sai de deficiência e fui para aceitável nível mas vou continuar até chegar perto dos 100ng/ml. Tomo vitamina K2 e magnésio e meu cãlcio no sangue está normal.

                  • jornaleco escrito por industria farmaceutica , querem enganar quem? alimentos possui quantidades quase nulas desse hormonio!
                    Porque nao falam de novo das dozes altissimas que intoxicam, tipo uma ACIMA de 4.000ui como vcs costumam dizer ? o corpo na exposiçao solar sem protetor solar produz de 10.000 a 20.000 ui em pouco tempo ,entao nao cola mais dizer que é dose considerada alta.

                      • Dentre outras coisas, me livrei de uma depressão tomando vitamina D em altas doses (a princípio por conta própria, pois o meu médico me prescreveu, mesmo estando quase zerada da vitamina, míseras 7 mil ui por semana!!!). Hoje há acompanhamento por médicos do PC, mas a dose fisiológica, autoexplicativa, não faz mal algum e pode ser utilizada sem acompanhamento.

                          • Pura mentira!

                            Minha saúde melhorou 1.000% após seguir o protocolo coimbra

                              • O título deste artigo é vergonhoso!

                                  • Como a indústria farmacêutica adora propagar uma mentira.
                                    É quase impossível consumir altas doses de vitamina D.
                                    A quantidade em IU, unidade de medida usada para identificar a quantidade no organismo teria que ser muito superior a média.
                                    Está matéria é falaciosa, o nosso corpo precisa sim de vitamina D para combater infeções e a quantidade de vitamina D está ligada aos sintomas mais graves da COViD-19.

                                    Tomo 2 a 3 cápsulas de óleo de figado de bacalhau e é muito raro eu ter algum tipo de gripe no inverno.
                                    Por ter um potêncial aumento no meu sistema imunitário.

                                      • Concordo com os comentários... a indústria farmacêutica não podia deixar barato. Estão sentindo a diminuição das vendas de remédios caros. Com certeza é matéria paga por essa indústria!

                                          • Eu faço uso da vitamina d em altas doses, com acompanhamento medico a mais de 6 meses nuncq me.intoxiquei, minha filha toma a dose fisiologica e nem me.lembro quando ela pegou uma gripe ou resfriado. Intoxicado tá a indústria farmacêutica porque não pode patentiar essa maravilha dada por Deus aos homes. Usem 10.000 ui por dia e Vera sua saúde e imunidade ir lá pra cima.

                                              • A dose fisiológica e segura para todos ? Meu pai não seguiria essa dieta nunca , posso dar mesmo assim pra aumentar imunidade? E eu faço suplementação de cálcio em virtude de uma osteoporose. Obrigada

                                                • Com o sucesso do Protocolo Coimbra. A indústria não podia deixar barato tinha que tentar difamar

                                                    • Com certeza matéria paga pela indústria farmacêutica. Vitamina D, protocolo Coimbra e um sucesso na imunização e acaba com as doenças auto imunes

                                                        • Quem escreveu essa matéria não sabe o que está falando. E só pesquisar e verá que existem MILHÕES de estudos a respeito. A maior autoridade em vitamina D que tem no Brasil afirma exatamente o contrário e prova com centenas de pacientes e pesquisas que a VITAMINA D E EFICAZ E NAO INTOXICA.
                                                          EDITOR DESSA REVISTA, FILTRE O QUE ESCREVEM.
                                                          PROTOCOLO COIMBRA E BASTA

                                                          • Matéria vergonhosa.

                                                              • E vc, quem é? Já pesquisou sobre o protocolo Coimbra?

                                                                  • Acredito no Dr Cícero Coimbra. Ele sabe o que diz. Todos na minha família fazem uso de Vit. D3, seguindo o Protocolo Coimbra.
                                                                    Estamos atravessando essa pandemia com tranquilidade, graças a Deus e ao Dr. Coimbra.
                                                                    Foi Deus quem enviou Dr. Cícero Coimbra.

                                                                      • Que mentira! Indústria da morte. Vit D 3 é um hormônio esteroide , é fabricado pelo organismo através de exposição ao sol!!!Sem protetor e a melhor hora é das 11 as 14! Meio dia com sol a pino é o melhor!!!!
                                                                        dorso descoberto!!!! 20%u2019 com as palmas da mao pra cima ajuda muito segundo estudos italianos!!!alimentos nao fornecem hormônios... lembram do óleo de figado de bacalhau? Esse tem vit D

                                                                          • Há comprovação de correlação entre deficiência de vitamina D e casos graves de Covid-19. Isso não é controverso. Quanto a isso ser mais comum no hemisfério norte, pergunto: na população dos nossos grandes centros urbanos, como São Paulo ou Curitiba, quantas pessoas se expõe regularmente ao sol a ponto de estarem com seus níveis de vitamina D adequados? Principalmente qualquer um que não seja branco-leite (melanina bloqueia os raios UV que são usados para produzir vitamina D)?
                                                                            É óbvio que qualquer coisa em excesso é prejudicial, seja lá o que for. Isso não muda a necessidade de suplementação para a maioria da população.

                                                                              • Essa matéria é de dar dó. Põe o link do maravilhoso trabalho do Dr. David C Gaze, tenha o mínimo de dignidade. Para quem não sabe: Altas doses de água também mata... É demais... Eu teria vergonha de receber para escrever isso!

                                                                                  • Por mais que a matéria relacione a vitamina D com o Covid dá a impressão que a matéria trás uma imagem ruim a suplementação de vitamina D, pior ainda pros leigos que com isso deixam de suplementar. Já até falaram aí nos comentários sobre o protocolo de Coimbra. Suplementação de vitamina D é essencial e mais essencial ainda é tomar junto com vitamina K2 MK7 para fixar a vitamina D no lugar certo e não correr o risco de calcificação nas artérias por exemplo. É praticamente impossível ocorrer uma intoxicação grave de vitamina D, a pessoa tem que ser muito sem noção pra sair tomando sem o mínimo de pesquisa. E muitos médicos de renome apontam sim uma relação de níveis maiores de vitamina D com a resistência a diversas doenças e vírus, inclusive o coronavírus. As pessoas que decidam o que é melhor fazer pra si, só acho uma pena diversos sites e matérias brasileiras fazendo pouco caso da vitamina D.

                                                                                      • Grande desserviço essa materia mequetrefe. Graças a vitamina D meus filhos que antes só viviam a base de antialérgicos e antibióticos pois até uma mudança brusca de temperatura os derrubavam. Hoje são crianças fortes. Eu não gripo há 4 anos graças a vit d. Pesquisem protocolo Coimbra. Não caiam nessas matérias pagas por algum laboratório de máfia que só quer te ver doente e dependente

                                                                                        • Lamentável essa parceria com a indústria farmacêutica!!! Óbvio que é negócio divulgar isso!!!
                                                                                          A vit D é um hormônio, que tem mais dec89 funções em nosso organismo!! Aumenta e muito a imunidade e é barato, ou seja, nada lucrativo para o lixo da Ind. Farmacêutica.
                                                                                          Para atingir a toxicidade de vit D é muito dificil, teria que estar acima de 240.
                                                                                          Sendo que a média da população está em 16, ou seja, quase sem nenhuma proteção.
                                                                                          Então minha gente, não dêem atenção à essas imbecilidades que escreveram.
                                                                                          Tomem a vit D 5 mil ui/ dia , em oleo para melhor absorção, por 3 meses direto e façam o exame de sangue .
                                                                                          Demora uns 3 meses para subir.
                                                                                          Sejam felizes!!!! A vit D cura e previne câncer inclusive.
                                                                                          Esqueçam padrões de laboratório!
                                                                                          Ouçam vídeo é do dr Cícero Coimbra, protocolo de vit D , e aprendam a verdade!

                                                                                          • É impressão minha ou na foto acima tem dois supositórios?

                                                                                              • Resumindo: Vírus imaginário !!!! As outras doenças respiratórias existentes foram curadas milagrosamente.....e ficamos só com o Corona ...!!!

                                                                                                  • RESUMINDO: Eles não sabem porra nenhuma, e ainda tem gente que fica seguindo essa OMS, que ja foi comprovado que são cargos politicos. Curiosamente, nao existe nenhum profissional da Saude na organização Mundial de saude. Chega ser uma piada isso... E vc otario, cada vez mais tomando remédio contra depressão, engordando feito um porco, mas mantendo o discurso "fique em casa". Vai lá...continue assim. Deixe a seleção natural seguir seu rumo...

                                                                                                      • Se Covid-19 diminuir defesas imunológico do ser.
                                                                                                        Alta dosagem de proteína já é morte

                                                                                                        • Quem sabe mesmo é o comentárista nato do tudocelular, com seu diploma do ensino médio e argumentos baseados em achismos.

                                                                                                            • Caro Skwim, vc já pesquisou sobre o protocolo Coimbra? O q vc sabe sobre a vit D, que na vdd é um hormônio? Essa reportagem é tendenciosa sim, ou quem escreveu é um toupeira mesmo. Fala que altas doses de vit D pode intoxicar mas não mensiona qto é alta dose, ah vá dormir

                                                                                                              • certo. Lente política em cima de assuntos científicos. Não me admira, vindo desse perfil

                                                                                                                  • Amigo mas você acha que o ser humano foi descobrindo as coisas como? A base da ciência é a suposição, tentativa e erro... Até alcançar um resultado válido e efetivo. A gente deve sim ouvir a OMS, são profissionais, mas também não devemos seguir tudo o que ela fala como se fosse verdade absoluta e imutável.

                                                                                                                    • Ué mais acima do recomendado tudo faz mau por isso o nome acima do recomendado daaaaaaaaa

                                                                                                                        Android

                                                                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                        Android

                                                                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                        Windows

                                                                                                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                        Economia e mercado

                                                                                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista