LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vacina contra Covid-19 em forma de spray nasal pode estar disponível no Brasil em 2022

14 de setembro de 2021 0

Agora que várias vacinas intramusculares contra a Covid-19 já foram desenvolvidas, o mundo começa a pesquisar e desenvolver novos imunizantes, aplicados com métodos diferentes e com custo menor. É tudo o que promete uma vacina em forma de spray nasal que está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ainda em fase de estudos, a novidade pode chegar até o final de 2022 com proteção para diversas variantes. Aplicada no epitélio nasal, esse imunizante pode induzir a produção de um anticorpoimportante nas mucosas, que as Imunoglobulinas A secretórias.


O coordenador do estudo, Jorge Elias Kalil Filho, afirma à revista Exame que o imunizante também se diferencia no antígeno:

“Em vez de usarmos a Spike do vírus de Wuhan, nós vamos utilizar só a RBD [domínio receptor obrigatório, pela sigla em inglês] das quatro variantes de preocupação”.

A Fiocruz aponta que a proteína Spike é associada à capacidade de entrada do patógeno nas células humanas e um dos principais alvos dos anticorpos neutralizantes produzidos pelo corpo para bloquear o vírus.

O imunizante deve incluir fragmentos que são capazes de matar a célula, caso ela seja infectada, incluindo os chamados linfócitos T CD8+ citotóxicos, que matam células doentes, e os linfócitos T CD4+, que auxiliam na produção de anticorpos e nas respostas citotóxicas.

A vacina poderá ser usada como reforço para imunizantes já existentes e, a respeito do custo, Kalil Filho aponta que a dose deve custar em torno de US$ 5 (R$ 26 na cotação atual), mas que ainda não é possível cravar uma resposta em relação a isso devido a novas análises que precisam ser feitas.

E você, o que achou dessa novidade? Deixe seu comentário!


0

Comentários

Vacina contra Covid-19 em forma de spray nasal pode estar disponível no Brasil em 2022
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista