
Segurança 05 Jan
07 de janeiro de 2022 0
Após aprovar o uso da vacina da Pfizer para crianças maiores de 5 anos agora a Anvisa autorizou o uso do insumo farmacêutico ativo (IFA) para a vacina da AstraZeneca produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária também está avaliando a vacinação de crianças a partir de 3 anos de idade.
A aprovação do IFA da Fiocruz é um importante passo na produção de vacinas 100% nacionais, pois até o momento o insumo é importado e isto já causou atraso no fornecimento de imunizantes pela fundação.
Para aprovar o IFA, a Anvisa analisou amostras do importado e do nacional, constatando que ambos têm o mesmo efeito. Com esta autorização, 21 milhões de doses que estão sendo produzidas pela Fiocruz poderão ser utilizadas na campanha de imunização contra o coronavírus a partir de fevereiro.
A Fiocruz já testa a produção do IFA desde abril de 2021, com acordo de transferência de tecnologia de produção firmado na Universidade de Oxford.
Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, ainda comentou:
Com essa aprovação hoje pela Anvisa, conquistamos uma vacina 100% produzida no país e, dessa forma, garantimos a autossuficiência do nosso Sistema Único de Saúde [SUS] para essa vacina, que vem salvando vidas e contribuindo para a superação dessa difícil fase histórica do Brasil e do mundo.
A Anvisa anunciou ontem (6) que está analisando possibilidade de imunização de crianças e adolescentes com idade entre 3 a 17 anos com a vacina Coronavac.
Diversas reuniões já foram feitas, a primeira delas contou com apresentação de estudos realizados pela Fiocruz, depois uma com especialistas para analisar os dados e depois representantes e especialista do Butantan, Chile e da Sinovac, que é a responsável pelo desenvolvimento da vacina.
Dentre as organizações e agências presentes nas reuniões estão:
A solicitação para aplicação da Coronavac em jovens entre 3 e 17 anos foi enviada pelo Instituto Butantan em dezembro de 2021, mas na época ela não foi aprovada, pois a Anvisa alegou que os dados ainda eram insuficientes. Por enquanto, apenas a vacina da Pfizer pode ser administrada em indivíduos com idade entre 5 a 17 anos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários