LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Anvisa aprova vacina da Pfizer para crianças a partir de 5 anos

16 de dezembro de 2021 18

Atualização (16/12/2021) - MR

Como era esperado, na manhã desta quinta-feira (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do imunizante da Pfizer contra a Covid-19 para crianças a partir de 5 anos. A bula do produto utilizado no Brasil conterá a informação. Até então, a vacina tinha uso autorizado apenas nos adolescentes com mais de 12 anos.

A decisão foi anunciada em reunião virtual da própria entidade e deve ser oficializada ainda nesta quinta-feira, com publicação em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Ela teve o apoio técnico das sociedades brasileiras de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), de Pediatria (SBP), de Infectologia (SBI) e de Imunologia (SBI).

Não há data para início da vacinação da faixa etária iniciar, já que o Ministério da Saúde não reservou doses para o grupo. O contrato assinado com a Pfizer permite o fornecimento de vacinas modificadas para novos grupos vacinais e novas variantes, basta que haja solicitação da pasta.

O imunizante infantil possui composição diferente do utilizado em adultos, com apenas um terço da dose normal. Para fazer a diferenciação, os frascos terão as cores laranja e roxa, respectivamente. A vacina para crianças poderá ser armazenada por dez semanas na temperatura de 2°C a 8°C, contra o prazo de quatro semanas dos imunizantes para adultos.

Reprodução: Kai Pfaffenbach/Reuters

A Anvisa e especialistas avaliam que os riscos da vacinação infantil superam os possíveis riscos da doença. O imunizante da Pfizer tem registro de uso definitivo no Brasil. Um estudo recente mostra que a vacina da Pfizer apresenta 100% de eficácia em adolescentes a longo prazo.

Crianças que completarem 12 anos entre a primeira e segunda dose, deverão completar o ciclo vacinal com dose reduzida. Haverá monitoramento de farmacovigilância após a aplicação das vacinas.

Na última terça-feira (14), o Brasil superou a marca de 65% da população com a vacinação completa.

Texto original - 15/12/2021

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve anunciar, na quinta-feira (16), a aprovação da vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade. Contudo, o processo de imunização só deve iniciar em 2022 por falta de doses.

De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, o limite para a Anvisa responder ao pedido da Pfizer se encerra em 24 de dezembro, mas o órgão regulador vai adiantar a divulgação da liberação e ampliação do público-alvo da vacina.

Porém, mesmo com a decisão da Anvisa, os pequenos não vão poder ser imediatamente imunizados. Isso porque o governo Jair Bolsonaro (PL) ainda não tem em mãos as doses específicas para este grupo.

Ainda segundo o jornal, integrantes do Ministério da Saúde dizem que só vão pedir a entrega das doses específicas das crianças depois do anuncio de autorização da Anvisa. A expectativa é de que as doses comecem a chegar em janeiro de 2022.


Em nota à Folha, a Pfizer afirmou que o contrato para fornecimento de 100 milhões de vacinas em 2022 também inclui a possibilidade de entrega das versões modificadas do imunizante, inclusive para crianças.

A farmacêutica confirmou que nenhuma dose pediátrica foi enviada ao Brasil e disse ainda que não é preciso realizar um aditivo no contrato. Portanto, para garantir a entrega das doses específicas das crianças, basta um pedido do ministério.

Pode comprar vacina antes da autorização?

Em janeiro de 2021, o governo publicou uma medida provisória, convertida em lei em março, para permitir a compra de imunizantes mesmo antes do aval da Anvisa. A vacinação das crianças é um tema sensível para a administração Bolsonaro.

Depois do aval da Anvisa, o governo Bolsonaro ainda vai ter que inserir as crianças no plano de vacinação da Covid e organizar a entrega das doses aos estados. Procurada pela reportagem, a pasta não se manifestou.

Diferentes vacinas

As vacinas da Pfizer aplicadas no grupo de 5 a 11 anos e nos mais velhos têm o mesmo princípio ativo, mas algumas diferenças na composição. A dose destinada às crianças equivale a ⅓ daquela indicada ao grupo de 12 anos ou mais.

O frasco do imunizante dos mais jovens tem coloração laranja justamente para diferenciar o produto. A vacina das crianças também comporta mais doses e pode ficar armazenada por mais tempo (até 10 semanas) em temperaturas de 2 °C a 8 °C.

Você pretende vacinar seu filho(a) contra a Covid-19? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


18

Comentários

Coronavírus: Anvisa aprova vacina da Pfizer para crianças a partir de 5 anos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2