LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo deve fiscalizar encomendas internacionais para evitar produtos piratas

18 de abril de 2024 10

A Receita Federal começou a se articular com algumas agências reguladoras, como Anatel e Anvisa, em busca de combater o recebimento de produtos piratas dentro das encomendas internacionais do Remessa Conforme.

Comentando o assunto, o secretário especial da Receita, Robinson Barreirinhas, disse nesta semana que a medida visa tirar de circulação aqueles produtos que representam riscos ao consumidor.

Com isso, caso se constate que um dispositivo eletrônico tem uma qualidade inconsistente com o padrão vendido no país, o item pode ser barrado pela Anatel e devolvido imediatamente, gerando até mesmo penalidades para a plataforma que está vendendo.

Imagem/reprodução: AcervoTC. A Receita Federal deve começar a fiscalizar os produtos que entram no Brasil via Remessa Conforme.

Barreirinhas também reconheceu que o maior problema da "concorrência desleal" está no segmento de eletrônicos.

As três grandes agências – Anatel, em relação a eletrônicos; Anvisa, em relação a cosméticos; e Inmetro, em relação a tecido, calçados e brinquedo – foram chamadas ao debate. Nós precisamos avançar.

Ele ainda indicou que a Receita Federal já está agindo ao monitorar o comportamento das plataformas e fará relatórios bimestrais sobre a movimentação. O órgão também deve sugerir alíquotas para o imposto de importação.

A Receita Federal tem ferramentas, independente da legalidade, para limitar abusos ao comércio nacional e utilizaremos eles para que isso não saia do controle.

Apesar dessa ação, Barreirinhas acredita que ela não gerará impacto no Remessa Conforme, uma vez que as encomendas têm chegado ao país rapidamente e com os tributos pagos.

Além disso, a fiscalização será feita provavelmente por amostra, seguindo um conceito que já existe na importação de produtos via contêineres.

Veja mais


10

Comentários

Governo deve fiscalizar encomendas internacionais para evitar produtos piratas
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos