
Segurança 03 Jun
Em novo relatório publicado nesta semana, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou que o programa Celular Seguro chegou a marca dos 60 mil bloqueios referentes à perda, roubo ou furto de smartphones.
A iniciativa foi lançada em dezembro do ano passado e tem seis meses de existência, sendo que a quantidade de usuários já ultrapassou a marca dos dois milhões (2.106.012).
Segundo o MJSP, o número de bloqueios tem crescido principalmente após a atualização de abril, que trouxe melhorias para facilitar o processo de registro do smartphone, bem como a comunicação de roubos e furtos.
Outra informação comentada pelo ministério envolve a ampla adesão de operadoras e bancos para evitar que os criminosos possam receber o SMS de validação do WhatsApp ou aplicar golpes.
Contudo, o MJSP segue alertando que o programa Celular Seguro não tem um processo de reversão do bloqueio. Por isso, a orientação é só acionar a proteção em caso de sinistro, sendo que isso pode ser feito por terceiros.
Cada cidadão registrado no Celular Seguro pode indicar pessoas de confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios. Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por um computador.
Em outra frente, o MJSP segue trabalhando para implementar um protocolo de recuperação de smartphones roubados. A novidade é inspirada em uma ação feita no estado do Piauí, mas ainda não tem data para ser liberada no programa Celular Seguro.
Celular Seguro BR
Desenvolvedor: Servicos e Informacoes do Brasil
Grátis
Tamanho: Varia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários