Segurança 03 Jun
Em novo relatório publicado nesta semana, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou que o programa Celular Seguro chegou a marca dos 60 mil bloqueios referentes à perda, roubo ou furto de smartphones.
A iniciativa foi lançada em dezembro do ano passado e tem seis meses de existência, sendo que a quantidade de usuários já ultrapassou a marca dos dois milhões (2.106.012).
Segundo o MJSP, o número de bloqueios tem crescido principalmente após a atualização de abril, que trouxe melhorias para facilitar o processo de registro do smartphone, bem como a comunicação de roubos e furtos.
Outra informação comentada pelo ministério envolve a ampla adesão de operadoras e bancos para evitar que os criminosos possam receber o SMS de validação do WhatsApp ou aplicar golpes.
Contudo, o MJSP segue alertando que o programa Celular Seguro não tem um processo de reversão do bloqueio. Por isso, a orientação é só acionar a proteção em caso de sinistro, sendo que isso pode ser feito por terceiros.
Cada cidadão registrado no Celular Seguro pode indicar pessoas de confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios. Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por um computador.
Em outra frente, o MJSP segue trabalhando para implementar um protocolo de recuperação de smartphones roubados. A novidade é inspirada em uma ação feita no estado do Piauí, mas ainda não tem data para ser liberada no programa Celular Seguro.
Celular Seguro BR
Desenvolvedor: Servicos e Informacoes do Brasil
Grátis
Tamanho: Varia
Comentários