
Curiosidade 12 Fev
07 de junho de 2018 9
A sonda espacial Kepler segue em missão Universo afora, e continua a descobrir mais segredos da vastidão além-Terra. Recentemente, pesquisadores do Instituto de Astrofísica de Canarias e da Universidade de Oviedo publicaram uma nova descoberta feita pelo observatório: cinco novos planetas foram encontrados.
Três deles orbitam uma estrela anã vermelha, a K2-239 (nomeada assim para identificar a missão do Kepler, K2, e o número da estrela) e possuem tamanho semelhante à Terra. Esses exoplanetas concluem uma órbita a cada 5,2, 7,8 e 10,1 dias, e estão localizados na constelação Sextante, a 160 anos-luz de nosso planeta.
Outros dois corpos celestes identificados pelo "calador de exoplanetas", como o Kepler ficou conhecido desde 2013, quando começou a operar, estão orbitando a estrela K2-240, e possuem o dobro do tamanho da Terra.
Diferente do estudo que publicamos mais cedo nesta quinta-feira, desta vez não parece haver possibilidade de encontrar organismos vivos nesses planetas. Todos os corpos celestes estão muito próximos de suas estrelas, e elas emitem radiação muito forte, o que torna bastante improvável o surgimento de formas de vida.
Mas estudos mais profundos ainda serão conduzidos. Espera-se que a chegada do telescópio James Webb, sucessor do Hubble, traga mais novidades sobre as descobertas recentes. Os pesquisadores acreditam que a nova sonda permitirá uma análise mais exata da composição atmosférica desses corpos celestes recém-descobertos.
Lembrando que o sucessor do Kepler, o telescópio espacial Tess, também já está no espaço para buscar novos exoplanetas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários