LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Meteorito antigo pode ser evidência de atividade vulcânica em Marte

11 de maio de 2020 0

Um meteorito antigo, que caiu no Marrocos em 2011, pode trazer evidências de atividade vulcânica em Marte. De acordo com os cientistas, os cristais de olivina encontrados no corpo rochoso teriam origem de movimentação do magma no manto do “Planeta Vermelho”.

A situação seria semelhante à que ocorre na Terra: mudanças de temperatura formam a substância durante as correntes de convecção do magma se mexem sobre a superfície do planeta. Ou seja, existiam vulcões ativos durante a formação do material – estimado que tenha ocorrido há 574 a 582 milhões de anos.

Imagem: Reprodução

Segundo o geólogo da Universidade de Glasgow (Escócia), Nicola Mari, a amostra analisada consistiria no primeiro estudo que comprova a ocorrência na parte interna de Marte, segundo a química.

“Não havia evidências anteriores de convecção em Marte, mas a pergunta ‘Marte ainda é um planeta vulcanicamente ativo?’ foi previamente investigada usando métodos diferentes. No entanto, este é o primeiro estudo que comprova a atividade no interior de Marte, de um ponto de vista puramente químico, em amostras marcianas reais.”


Nicola Mari

Geólogo da Universidade de Glasgow, na Escócia

Mari ainda explica que, devido ao fato de o planeta não contar com placas tectônicas, a lava expelida deve demorar mais para “esfriar”. Ele ainda completa com seu palpite, de que o local ainda é vulcanicamente ativo.

Vale lembrar que a NASA possui plano de trazer um pedaço de Marte à Terra no futuro, em uma missão interplanetária considerada a mais ambiciosa já criada. Caso seja confirmado que os cristais do corpo rochoso sejam realmente de lá, já há parte do território marciano em solo terrestre.

E aí, você acredita que o meteorito realmente prova que houve convecção vulcânica no “Planeta Vermelho”? Participe conosco!


0

Comentários

Meteorito antigo pode ser evidência de atividade vulcânica em Marte
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista