LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Agência de notícias chinesa cria apresentadora de telejornal com inteligência artificial

21 de maio de 2020 9

A agência de notícias do governo chinês, Xinhua, criou uma “apresentadora” de telejornal com inteligência artificial. De acordo com a agência, Xin Xiaowei – nome dado para a âncora criada – irá integrar a equipe de apresentadores do telejornal da agência.

Baseada em uma repórter real, a jornalista Zhao Wanwei, Xin foi desenvolvida pela Xinhua em parceria com a Sogou, empresa chinesa de tecnologia especializada em pesquisa na web. Xin Xiaowei é uma representação 3D que foi feita por “reconhecimento e síntese multimodais, reconhecimento facial e animação e transferência de aprendizado”, de acordo com a Sogou.

A empresa explica que isso permite que Xin imite vozes humanas, maneirismos, expressões faciais e movimentos labiais utilizando apenas entradas de texto.

Em um tweet, a Sogou publicou um vídeo onde Xin Xiaowei aparece e se apresenta como âncora da agência de notícias, além de explicar como foi criada.

No vídeo, Xin ainda fala que no futuro ela vai sair do estúdio para ir as ruas e oferecer "um estilo inovador de transmissão de notícias sob vários cenários". Sua missão inicial será apresentar as Duas Seções da Xinhua, congresso anual do Partido Comunista Chinês que começou a ser apresentado hoje, 21 de maio.

Xin Xiaowei não é a primeira criação de um personagem com inteligência artificial da Sogou. Em 2018 ela “deu vida” à Qiu Hao, um âncora digital que usou o aprendizado de máquina para simular as vozes, movimentos faciais e gestos de apresentadores reais.

Em 2019 a Sogou apresentou uma versão feminina de Qiu Hao, que foi batizada de Xin Xiaomeng. Logo após ela foi a vez de criar uma versão russa da apresentadora digital da Xinhua, que foi criada em parceria com a agência russa ITAR-TASS. O personagem foi lançado no dia do aniversário de 70 anos das relações diplomáticas entre Rússia e China, o que dá a entender que há motivações políticas e promocionais na criação do projeto.

Após várias criações do tipo, Xin Xiaowei é a primeira a ser renderizada em 3D. Sua principal diferença é que ela pode ser filmada de vários ângulos e pode andar pelo cenário enquanto fala, ao passo que os anteriores só podiam ser vistos de frente.


9

Comentários

Agência de notícias chinesa cria apresentadora de telejornal com inteligência artificial
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 23.473 mortes em 374.898 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Samsung

Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular