LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Impossível de hackear: satélite chinês estabelece conexão quântica mais segura do mundo

17 de junho de 2020 14

Já temos muitos exemplos de satélites revolucionando a tecnologia, com um futuro onde o 5G pode chegar a qualquer lugar da Terra, mas hoje vamos um pouco mais além disso, pelo menos em questão de segurança digital e inovação.

O Micius é um dos mais modernos na órbita do nosso planeta, tudo isso graças a sua tecnologia de criptografia quântica e nesta semana ele atingiu uma marca recorde que não pode ser quebrada: tudo isso enviando algumas partículas de luz para observatórios chineses na Terra enquanto ele simplesmente flutua ao redor dela.

Embora tudo isso pareça simples, a conexão estabelecida é considerada ultra segura e tem um alcance surpreendente, afinal o feito é inédito e representa uma grande revolução nos termos de criptografia e comunicação à distância.

Micius é praticamente o líder nesse tipo de operação, pois é o primeiro satélite no mundo com criptografia quântica. A grande revolução está em que a comunicação entre os dois observatórios por esse método é tão segura que ela pode passar até mesmo por outros satélites não-confiáveis e não ser decifrada, garantindo sigilo e segurança absolutos.

O satélite já opera desde 2016 e garantiu à equipe de Pan Jian-Wei, conhecido como "Pai da Quântica" na China, diversas evoluções envolvendo essa tecnologia, que utiliza dois fótons gêmeos, que têm estados sincronizados independente da distância que se encontrem. Dessa forma, uma sempre vai copiar a outra, o que permite que elas sejam utilizadas como chaves criptográficas.

Jurik Peter/Shutterstock

Dessa forma, se você enviar uma mensagem criptografada para alguém, somente a pessoa com a outra partícula sincronizada poderá decifrá-la.

Para se ter uma ideia, os observatórios que utilizaram o Micius como distribuidor de partículas estavam há mais de 1.200 km entre si e a comunicação foi estabelecida sem a necessidade de confiar plenamente no satélite, pois uma vez que ele enviava as partículas para eles, seus protocolos cuidavam do resto para decifrar as mensagens.

Infelizmente o artigo não detalhada como as mensagens foram transmitidas, mas isso poderia ocorrer por qualquer outro método de comunicação, afinal, elas sãoilegíveis por qualquer outra pessoa.

Internet do futuro

Essa nova tecnologia tem grande importância pois essa deve ser a base para as conexões de longa distância em todo o mundo, o que significa basicamente uma conexão ainda mais rápida, segura e com latência muito reduzida no que poderemos chamar de "internet do futuro." Tanto é que muitas pessoas comparam as descobertas do Micius com as do Sputnik, lançado em durante a corrida espacial do século XX.

Como já dissemos, a nova tecnologia de criptografia quântica permite que qualquer satélite do tipo seja utilizado com segurança, seja ele confiável ou não, mas é muito provável que outras nações, como os EUA, não desejem utilizar a tecnologia do Micius, que é da China. Dessa forma, mais satélites do tipo devem ser vistos orbitando nosso planeta em breve nessa nova corrida tecnológica.


14

Comentários

Impossível de hackear: satélite chinês estabelece conexão quântica mais segura do mundo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista