
Tech 25 Abr
21 de outubro de 2020 5
A corrida em busca da vacina para a COVID-19 continua a passos largos, mas teve nesta semana duas novidades que infelizmente não são muito boas. O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quarta (21) que não irá concluir a aquisição de 46 milhões de doses da CoronaVac fechada pelo Ministério da Saúde com 24 estados brasileiros, enquanto a Anvisa confirmou a morte do primeiro brasileiro a fazer parte dos testes da vacina de Oxford.
Enquanto aguardamos por avanços nas vacinas, uma menina de 14 anos do Texas (EUA) pode ter encontrado um medicamento capaz de parar o avanço da COVID-19. Pela sua descoberta, Anika Chebrolu recebeu o prêmio de Melhor Jovem Cientista da América de 2020, organizado pela 3M Company em parceria com o Discovery Education.
Por meio de simulações de computador, Anika foi capaz de encontrar uma molécula que se conecta à proteína Spike, pela qual o vírus infecta e compreende o funcionamento de uma célula, impedindo assim que haja a contaminação. Conforme explicam especialistas, essa proteína é a chave no tratamento da COVID-19, sendo ela o alvo do sistema imunológico durante a infecção.
Curiosamente, a garota pretendia desenvolver seu projeto voltando-o para estudos da Gripe Espanhola. Diante da pandemia, no entanto, Anika e sua mentora mudaram os rumos da pesquisa para focar no Sars-CoV-2 e na COVID-19. A jovem garantiu que pretende trabalhar com outros cientistas para auxiliar no combate à doença.
"Pode parecer uma gota no oceano, mas ainda contribui para todos esses esforços. O modo como desenvolvo essa molécula com a ajuda de virologistas e especialistas em desenvolvimento de medicamentos determinará o sucesso desses esforços", disse. Além do reconhecimento, Anika e sua mentora receberam ainda US$25 mil como parte da premiação.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários