
Tech 20 Jan
24 de janeiro de 2021 38
A ciência constantemente cria soluções com o objetivo de conseguir fazer deficientes visuais voltarem a enxergar, como foi o caso passado de uma córnea humana em impressora 3D. Agora, médicos realizaram o primeiro transplante de córnea artificial bem-sucedido do mundo.
O paciente foi um homem cego de 78 anos. Depois de passar 10 anos com deformidades na sua córnea, Jamal Furani voltou a ver. Ele conseguiu ler textos e reconheceu parentes após o implante.
De acordo com o criador do dispositivo, o médico Gilad Litvin, foi uma emoção grande ser testemunha de alguém que conseguiu enxergar outro ser humano novamente.
“Testemunhar um outro ser humano recuperar a visão no dia seguinte foi eletrizante e emocionalmente comovente.”
Gilad Litvin
Médico e criador do dispositivo
Criado pela startup israelense CorNeat, o implante artificial é chamado de KPro. Ele consiste em um nano-tecido sintético não degradável, posicionado sob uma membrana que cobre a superfície da pálpebra e a porção branca do globo ocular.
Quando é colocado, ele gera uma integração com o tecido vivo e passa a atuar de foma a estimular a “proliferação celular” presente dentro do olho. Assim, serve com perfeição pra ficar no lugar de uma córnea deformada ou opaca.
Apesar de ser um procedimento considerado simples – dura menos de uma hora – o transplante de córnea precisa de mais doadores para atender a alta demanda. Caso venha a avançar no futuro, pode ser a solução de tratamento para pessoas cegas a nível global.
O que você achou de mais este avanço da ciência com relação à medicina? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários