
Segurança 05 Mar
O primeiro veículo leve sob pneus (VLP) com funcionamento à base de eletricidade do Brasil foi lançado. O ônibus integrará o sistema de transporte público de São José dos Campos, em São Paulo (SP). Até o final de março de 2021, o veículo ficará exposto para visitação no Parque Tecnológico da cidade.
O lançamento do ônibus elétrico é um mais um passo importante na conscientização e medidas de combate à emissão de carbono, visto que o funcionamento à base de energia elétrica não é poluente. Os componentes eletrônicos do veículo são produzidos pela empresa BYD, que promete economia, baixo custo de manutenção e bom desempenho para o ônibus articulado. No fim de 2020, uma empresa cearense desenvolveu um ônibus com carregamento feito pela energia solar.
Com 22 metros de comprimento e baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), o ônibus possui autonomia de 250 quilômetros a partir de uma carga completa de três horas. Os coletivos terão a capacidade de transportar 168 passageiros e têm espaços reservados para cadeirantes, além de poltronas estofadas com apoio de cabeça e assento com entrada USB.
Os veículos são do modelo Attivi Express e não emitem ruídos durante o deslocamento. Desenvolvidos em parceria com a Marcopolo, apresentam ainda algumas ferramentas de segurança de alta tecnologia como câmeras de alta definição no lugar dos retrovisores, que reduzem pontos cegos.
Até o fim de outubro, outros doze ônibus articulados elétricos serão entregues e integrarão a Linha Verde de São José dos Campos. Os veículos possuirão um corredor exclusivo para deslocamento.
O que você achou da notícia? Acha que os ônibus elétricos articulados podem virar realidade em todo o país? Conte sua opinião nos comentários!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários