
Economia e mercado 05 Jul
A Embraer, conglomerado transnacional brasileiro, fabricante de aviões, serviços e suporte na área, divulgou fotos exclusivas do protótipo de táxi voador da empresa. Essas são as primeiras imagens da novidade, que tem funcionamento elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL).
Anos atrás, a Embraer fechou acordo com a Uber para desenvolver táxis voadores, com o avanço do desenvolvimento do eVTOL, o serviço aéreo da Uber pode ser lançado oficialmente em alguns anos.
O protótipo é o primeiro funcional do eVTOL, que ainda não tem nome oficial. O objetivo do projeto é entregar uma alternativa ao sistema de táxi aéreo tradicional para grandes centros urbanos, com menores custos e menos impactos negativos no meio ambiente.
A busca por um sistema de mobilidade urbana mais sustentável tem sido o foco de pesquisadores ao redor do mundo, que recentemente descobriram um modo de fazer combustível para aviões a partir de restos de comida. Em São Paulo, foi lançado o primeiro ônibus elétrico do Brasil.
O eVOTOL é desenvolvido pelo braço de inovação da Embraer, a Eve Air Mobility, divisão de mobilidade urbana da EmbraerX. O próximo passo para a Eve é aprimorar os sistemas de controle e propulsão do táxi voador.
Atualmente o projeto se assemelha a um drone gigante, com 10 hélices movidas individualmente por motores elétricos, além disso não é capaz de levar passageiros, sendo controlado remotamente.
Segundo a Embraer, a versão final do veículo deve funcionar de forma autônoma e pode contar com duas hélices adicionais voltadas para trás para aprimoramento do desempenho de voo.
Quanto tempo temos até que táxis voadores sejam uma realidade? Conte sua opinião sobre a novidade nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários