LG 02 Ago
O segmento de tecnologia está cheio de novidades em todo o ano, e maio não é uma exceção. Começamos o quinto mês de 2021 com uma série de notícias quentes para você. Em telefonia móvel, há mais detalhes sobre o futuro iPhone dobrável, o esperado Galaxy Z Fold 3 e a expansão do Mi Mix Fold.
Além disso, a TCL mostrou um conceito de celular três em um. Em outras áreas tech, o calendário astronômico de maio contará com superlua de sangue e chuva de meteoros, enquanto um novo aplicativo tem sido testado para ajudar a identificar crianças com autismo. Confira os detalhes a seguir.
Começamos o nosso Plantão de hoje falando do futuro dobrável da Samsung. O Galaxy Z Fold 3 teve novas informações sobre o seu carregamento divulgadas. Um registro de certificação mostrou que o celular virá acompanhado de um carregador com potência de 25 Watts. Por isso, você pode esperar que o aparelho tenha suporte a até essa recarga rápida, mas nada acima disso. De qualquer forma, já é o suficiente para manter o dispositivo por pouco tempo na tomada.
E se você prefere o formato do futuro Galaxy Z Flip 3, também há uma novidade para ele. Uma patente da Samsung indicou a presença de câmera de selfies dupla no próximo dobrável da família. Ele também poderia ser dobrado em duas direções, o que sinaliza para um novo design de dobradiça. Mas, por se tratar de patentes, ainda não dá para cravar que o smartphone flexível será assim. Certeza, mesmo, é que isso só deixa o entusiasta ainda mais ansioso para ver os próximos dobráveis da coreana.
E por falar em certificação, outro celular que deve aparecer no mercado global em breve é o Mi Mix Fold. Ao menos, é o que indica uma homologação de IMEI recebida pelo modelo. A Xiaomi ainda não confirmou a data para o dobrável chegar a outros mercados, porém o sucesso foi garantido na China, com direito a recorde de arrecadação durante o primeiro dia de vendas.
E se você acha que este smartphone não deve durar por muito tempo, pode estar enganado. O Mi Mix Fold passou por um teste de resistência que durou sete dias. Durante todo esse período, o dispositivo foi dobrado mais de 400 mil vezes, para provar que é durável. Detalhe: o experimento foi transmitido ao vivo na TV chinesa, já para ninguém duvidar da capacidade do celular. A Xiaomi parece estar empenhada para acirrar a concorrência com as rivais Samsung e Huawei nesse mercado de dobráveis.
A TCL mostrou um conceito de um dispositivo três em um. Isso mesmo, é um aparelho que pode ser celular, phablet e tablet, simplesmente ao enrolar e dobrar a sua tela. A empresa chamou o conceito de Fold ‘n Roll, uma referência ao rock ‘n roll, e promete tamanhos que vão desde 6,87 até 10 polegadas.
Cada modo de uso teria um foco específico, como um telefone comum ou algo focado em multimídia. Apesar de já ter mostrado como seria um produto do tipo, a companhia reforçou que ainda precisaremos esperar um tempo para vermos um dispositivo assim no mercado.
O calendário astronômico de maio foi divulgado, com direito a superlua de sangue e chuva de meteoros. Começando pelo segundo que citamos, ele acontecerá nesta semana, no dia 6, e ficará visível logo na madrugada dessa data. O melhor horário para ver é cerca de uma hora antes do nascer do Sol.
Já a superlua ocorrerá no dia 26 de maio e vai misturar dois fenômenos. Um deles é a chamada Lua das Flores, considerada a maior superlua do ano. O outro é o eclipse total do satélite natural, que só vai poder ser visto parcialmente na maior parte do Brasil. Isso deve dar uma coloração avermelhada à Lua, por isso o apelido de Lua de Sangue. Está pronto para conferir todos esses eventos astronômicos do mês?
Por várias vezes, vemos como avanços tecnológicos conseguem contribuir com a área da medicina, e este é um caso assim. Um aplicativo criado por cientistas consegue detectar sintomas de autismo em crianças. Ele avalia os padrões dos olhares das crianças testadas enquanto assistem a filmes curtos, produzidos especificamente para o diagnóstico. Uma Inteligência Artificial consegue determinar se a criança olha mais para os humanos ou aos objetos.
Uma das produções, por exemplo, mostra uma mulher alegre que rodopia de um lado da tela, enquanto segura um objeto que fica do outro lado. As crianças que não estão no espectro autista tendem a prestar atenção em tudo, com foco na moça. Já as que tiverem o transtorno, terão a atenção principal no item. Pode parecer simples, mas é um estudo que promete ajudar milhares de crianças ao redor do mundo.
Chegamos ao nosso assunto principal da semana. Um analista confiável divulgou um relatório que mostra quando a Apple lançará o seu primeiro iPhone dobrável no mundo. Segundo o documento, isso acontecerá apenas em 2023. Ou seja, o fã da Maçã ainda precisará esperar um pouco para ver um celular da marca que pode se dobrar.
Mas essa não é a única informação sobre ele. Fontes na cadeia de fornecimento garantem que o smartphone flexível da Apple terá um display com tamanho de 8 polegadas e resolução Quad HD+. E detalhe: a tela seria fabricada pela rival Samsung. A expectativa do especialista é que esse aparelho venda entre 15 e 20 milhões de unidades somente no primeiro ano, mesmo chegando atrasada nesse mercado.
É bom a gente frisar que este é mais um rumor do mercado. Isso significa que não há nada concreto ainda sobre a chegada do primeiro iPhone dobrável, já que a Apple não confirmou nenhuma das informações divulgadas até o momento. Mas dá um caminho sobre o que podemos esperar para o dispositivo da marca no futuro.
E aí, o que você espera do futuro iPhone dobrável? Acredita que a Apple poderá concorrer com a Samsung, a Huawei e agora a Xiaomi nesse mercado, mesmo chegando atrasada? Comente sobre esses e os outros assuntos no espaço mais abaixo.
Comentários