
09 Novembro 2021
21 de julho de 2021 0
Há 31 anos na órbita baixa da terra, o telescópio Hubble da NASA já registrou fenômenos previstos por Einstein e captuou belíssimas imagens do espaço. Há cerca de um mês o observatório espacial parou de funcionar e foram empenhados diversos esforços da agência espacial norte-americana para reparar os danos.
O Hubble seguiu offline por vários dias depois da primeira falha, mesmo com as contínuas tentativas da NASA de reativar o computador de carga do telescópio. Mas finalmente a operação de conserto foi bem sucedida, e sem a necessidade de enviar astronautas até o observatório.
A equipe de controle do Hubble conseguiu fazer uma manobra arriscada de substituição do computador de carga para um reserva que estava a bordo. O conserto foi realizado há poucos dias, na última sexta-feira (16). E já no sábado (17), o telescópio estava novamente capturando imagens inéditas de galáxias próximas.
Os registros de duas galáxias espirais incomuns estavam em primeiro lugar na — atrasada por conta dos problemas de funcionamento — lista de afazeres do Hubble.
A identificada ARP-MADORE2115-273 — na esquerda — é um par de galáxias interativas no hemisfério sul, uma configuração raramente observada. Já a ARP-MADORE0002-503 — à direita — é outra rara galáxia espiral que possui três “braços espirais”.
Segundo a NASA, o Hubble também capturou imagens de aglomerados de estrelas globulares e auroras em Júpiter. Enquanto o telescópio de mais de trinta anos da agência retoma as atividades, outro observatório está sendo preparado e deve ser mais poderoso. O James Webb Telescope é o maior telescópio do mundo, e terá como missão descobrir as origens do Universo.
Você se interessa por ciência e tecnologia espacial? O que achou dessas novas descobertas do Hubble?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários