LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim do Alzheimer? Estudo indica gene que evita a degeneração de neurônios

15 de agosto de 2021 6

A tecnologia está ajudando cada vez no tratamento de diversas doenças como o câncer no cérebro sem a necessidade de cirurgias. Hoje temos mais uma pesquisa onde um programa genético pode ter indicado uma forma de proteger neurônios da degeneração, evitando assim o mal de Alzheimer.

Coordenado por pesquisadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, o estudo descobriu um programa genético responsável pelo desenvolvimento dos neurônios na mosca-da-fruta. O gene chamado de WNK é o responsável por conectar os neurônios por meio dos axônios durante o desenvolvimento do sistema nervoso, além de proteger essas estruturas em indivíduos adultos.

Sem a proteína WNK, os ramos axonal funcionais estão em grande parte ausentes.

Para facilitar a compreensão, é possível ver como o axônio é essencial para que os neurônios comuniquem-se entre si no cérebro:

Anatomia do neurônio. Imagem: Mundo Educação/reprodução

Os estudos ainda indicaram que, quando o gene WNK é desativado em indivíduos adultos, o axônio dos neurônios se enfraquece até se desconectar, prejudicando assim a sua atividade e provocando a degeneração do sistema nervoso.

Especialistas afirmam ainda que, embora o cérebro da mosca-da-fruta tenha muito menos neurônios e muitas diferenças em relação ao humano, é possível que a pesquisa forneça dados essenciais para ajudar a combater doenças como o mal de Alzheimer, pois o nosso organismo também contém o gene WNK com a mesma função.

"Também é sabido que certas mutações WNK em humanos levam a danos nos nervos, chamados neuropatia periférica, que é acompanhada por distúrbios sensoriais progressivos nos braços e pernas", disse Dietmar Schmucker, que lidera do estudo.

Por fim, o Schumucker espera que seja possível utilizar o tratamento via "quinase WNK" para combater doenças neurodegenerativas em humanos e outros mamíferos. Atualmente o estudo analisa como este tratamento surte efeito no sapo de garras ocidentais "Xenopus tropicalis", que tem uma estrutura cerebral mais similar a nossa.


6

Comentários

Fim do Alzheimer? Estudo indica gene que evita a degeneração de neurônios
  • Materia para preencher a falta de noticias e enviar os spams para os tontos..... há anos divulgam essas pesquisas que não dão em nada..... é a cura do cancer,da aids,da carie...esperem sentados a cura de qq coisa atraves dessas matérias.

      • Isso diz bem mais que curar o Alzheimer... Tudo que somos ou sentimos é proveniente do cérebro, se ele não se degenerar mais e melhorarmos as neuropróteses, daremos um largo passo na evolução

          • Que dê tudo certo com essa pesquisa, e que tenhamos um tratamento eficiente o mais breve possível %uD83D%uDE4F

              • Daqui algumas décadas provavelmente já exista cura ou tratamento avançado para essa ou outras doenças cerebrais.

                  • Acredito que isso nunca irá acontecer. Com certeza já existe cura para todas as doenças,mas vc acha que os laboratórios,farmácias e médicos vão publicar?
                    Seria a falência deles.

                      • Não é assim que funciona cara, se "meu" laboratório não lançar tal solução outra pode lançar, com isso perdo mercado. Não temos que ter essa visão que tudo conspira contra o ser humano, na verdade é o contrário

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Windows

                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                      Economia e mercado

                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista