LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 898 deve herdar problemas de superaquecimento da geração anterior; veja rumores

13 de novembro de 2021 89

Atualização (13/11/2021) - FM

O Snapdragon 898 será a nova geração da plataforma móvel mais avançada da Qualcomm. Sucedendo ao poderoso e amplamente utilizado Snapdragon 888, o hardware deve trazer ganhos de 17% de desempenho, mas alguns entusiastas e fontes da indústria parecem não estar impressionados com alguns aspectos da próxima versão do chipset.

Na última sexta-feira (12), o popular vazador Ice Universe revelou que o Snapdragon 898 “melhorou em uma série de aspectos”, e cita avanços em gráficos e inteligência artificial, mas afirma estar preocupado com o possível superaquecimento da CPU.

Segundo o leaker, as melhorias serão perceptíveis com a nova arquitetura utilizada na GPU Adreno 730, indicando que os celulares equipados com o chip oferecerá alto desempenho em jogos e outras reproduções gráficas. Nesse quesito, é interessante observar a rivalidade com a GPU AMD RDNA 2 do Samsung Exynos 2200.

Além disso, a plataforma top de linha deve representar um salto de performance em aplicações de IA e processamento de imagem — fator em que os chips da família “Snapdragon” já demonstraram superioridade contra a concorrência.

Os problemas, portanto, se resumem ao processo de fabricação que será utilizado no Snapdragon 898. Segundo o @FrontTron, o chipset foi desenvolvido com o processo 4LPX de 4 nanômetros que, em termos gerais, entregará problemas similares à litografia de 5 nanômetros do Snapdragon 888, ou seja, alto consumo de energia e superaquecimento.

A Qualcomm apresentará o Snapdragon 898 durante a Snapdragon Tech Summit 2021, que será realizada entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Vale lembrar que a fabricante lançou recentemente uma série de plataformas intermediárias com foco em conectividade de última geração.

Atualização (12/11/2021) - HA

Snapdragon 898 deve herdar problemas da geração anterior; velocidades vazam em foto

O Qualcomm Snapdragon 888 foi assunto quente, desde o seu bom desempenho, por ser o primeiro chip 5 nm da empresa, mas também por, literalmente, esquentar demais. O superaquecimento foi um dos principais problemas dos celulares que trouxeram a novidade e, infelizmente, os rumores apontam que seu sucessor, o Snapdragon 898, poderá sofrer dos mesmos problemas.

De acordo com o informante FrontTron no Twitter, o próximo processador da Qualcomm foi desenvolvido com a tecnologia de processo 4LPX, que, trocando em miúdos, é praticamente uma variante da anterior 5LPP — por sua vez, um simulacro da 7LPP. Com esse andar da carruagem, o informante tirou a conclusão de que o 898 vai herdar os defeitos de seus antepassados — e não apenas o aquecimento, mas cita também o alto consumo de energia.

"O futuro do trio S22 parece obscuro para mim", conclui FrontTron, com um toque de pessimismo sobre a próxima geração de celulares da Samsung.

Vai caber, então, aos fabricantes encontrar maneiras e outros componentes que ajudem a dissipar o calor do novo possante. De qualquer forma, é um ponto negativo para uma plataforma que deve competir com outras como a Exynos 2200, que na tecnologia de processo 4LPE da Samsung pode ter um resultado mais animador.

Matéria original (04/11/2021)

Em um lugar não especificado, um processador de modelo SM8450 — o famoso Qualcomm Snapdragon 898 — funciona em algum aparelho. E, na tela, o app Device Info HW mostra toda a configuração desse novo componente. O vazamento chega pelo informante Digital Chat Station, compartilhando no Twitter pelo I_Leak_VN.

Como podemos ver, o núcleo principal — que deve ser baseado no Cortex-X2 — está rodando a 3,0 GHz. Em seguida estão três núcleos intermediários baseados em Cortex-A710 com clock de 2,5 GHz e, finalmente, quatro núcleos derivados do Cortex-A510 eficientes em 1,79 GHz. Esses números confirmam os apresentados em vazamentos recentes.

Enquanto a maioria dos melhores chips da próxima geração usará uma composição de CPU semelhante, a GPU do Snapdragon 898 será exclusiva. Não se sabe, porém, que tipo de aumento de desempenho pode se esperar do Adreno 730, mas há melhorias arquitetônicas em relação ao Adreno 660, combinadas no novo processo em 4 nm da Samsung.

O chipset deve ainda ser equipado com um modem X65 5G que tem uma velocidade máxima teórica de downlink de 10 Gbps. Fica ainda a dúvida de que telefone é o da foto. Alguns especulam que seja o Xiaomi 12, mas convenhamos que a foto não nos ajuda a saber que modelo é.

E você, o que achou? Deixe suas impressões!


89

Comentários

Snapdragon 898 deve herdar problemas de superaquecimento da geração anterior; veja rumores
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas