LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung garante mais patentes de baterias de estado sólido e prepara um novo protótipo

21 de março de 2023 2

Atualização (16/05/2023) - LR

A Samsung pode estar dando passos gigantes em direção à fabricação de baterias de estado sólido, uma tecnologia revolucionária que promete armazenar mais energia e ser mais segura do que as soluções de íons de lítio convencionais. De acordo com novos relatórios, a empresa está avançando no desenvolvimento de baterias de estado sólido, e duas de suas divisões serão responsáveis por fabricar essa tecnologia para diferentes segmentos de mercado.

Supostamente, a Samsung Electro-Mechanics está se preparando para pesquisar e desenvolver baterias de estado sólido à base de óxido para o segmento de TI, o que significa que a empresa pode estar trabalhando em alimentar futuros dispositivos móveis com essa tecnologia inovadora de bateria. Enquanto isso, a Samsung SDI supostamente concentrará seus esforços no desenvolvimento de baterias de estado sólido com eletrólitos de sulfeto para o segmento de veículos elétricos.

Um dos principais benefícios das baterias de estado sólido é que elas armazenam mais energia do que as unidades convencionais de íons de lítio. A outra é que as baterias de estado sólido não entram em chamas se forem perfuradas, o que as torna muito mais seguras do que as soluções populares.


Essa característica torna as baterias de estado sólido especialmente procuradas pelos fabricantes de veículos elétricos, pois as baterias à base de lítio que podem pegar fogo em caso de impacto representam uma das maiores preocupações com a segurança dos VEs. Mas até mesmo o mercado de TI se beneficiaria desse avanço tecnológico, pois tornaria os smartphones e tablets mais seguros e duráveis ​​de usar.

A Samsung não é a única OEM interessada em desenvolver baterias de estado sólido. No início deste ano, a Xiaomi também afirmou ter desenvolvido um protótipo funcional de um smartphone alimentado por uma bateria de estado sólido, mas não revelou muito além de alguns pedaços de documentação.

Por outro lado, a Samsung pode ter uma chance de se tornar uma das maiores fornecedoras. No início deste ano, relatórios da Coreia sugeriram que a Samsung Electro-Mechanics adquiriu 14 patentes adicionais sobre tecnologia de bateria de estado sólido e está se preparando para revelar um novo modelo protótipo.

A Samsung Electro-Mechanics fechou 14 patentes de baterias de estado sólido, de acordo com o Escritório Coreano de Propriedade Intelectual (KIPO). Esse ramo já se tornou um investimento da empresa em um ciclo que já chega a uma década, sendo que muitas patentes já estão arquivadas há alguns anos.

Na última semana, a Samsung Electro-Mechanics disse à imprensa em uma reunião de acionistas que “com base nessa tecnologia [de óxido sólido em altas temperaturas], estamos preparando pequenas baterias ou peças totalmente em estado sólido para energia verde”. O presidente da Samsung Electro-Mechanics afirmou ainda que pretende reservar um tempo para explicar o desenvolvimento de um protótipo.

Vale notar que a Samsung SDI —afiliada do Samsung Group— tem ainda mais patentes na Coreia relacionadas a baterias de estado sólido. A empresa solicitou 49 patentes relacionadas a características, métodos de fabricação e estrutura de baterias de estado sólido.

Com um longo histórico na pesquisa de baterias de estado sólido, a Samsung está próxima de chegar em um produto de consumo. Isso é um grande avanço porque essa tecnologia é muito mais segura, já que não está sujeita a pegar fogo ou explodir quando perfurada, além de armazenar energia de forma mais densa.

A Xiaomi afirmou recentemente que tem um novo protótipo de dispositivo alimentado por uma bateria de estado sólido que possui um aumento de capacidade de 33% em comparação com as baterias de íon de lítio padrão e possui 20% a mais de eficiência energética em temperaturas congelantes. No entanto, a empresa apenas compartilhou esses detalhes no papel, em vez de mostrar um produto funcional.

Texto original (17/03/2023)

Não é uma novidade que a Samsung tem olhado com atenção para o mercado de baterias em estado sólido. Agora, a coreana se prepara para expandir a produção com as tecnologias de fosfato de ferro (LFP) e EV de estado sólido.

Atualmente, a empresa já possui fornecimento de baterias EV para montadoras de carros elétricos, como General Motors, Volkswagen, BMW, Volvo e outras. A intenção é que a ampliação da capacidade produtiva gere suas próprias ofertas nas outras tecnologias visadas pela companhia.

Imagem: Reprodução

O mercado voltado ao tipo LFP tem se mostrado fechado nas fabricantes chinesas CATL ou BODD – fornecedoras das células para o Model 3 e o Model Y, da Tesla, por exemplo. Com a entrada da Samsung nesse mercado, é esperado que haja uma massificação dos veículos elétricos, inclusive com mais carros lançados abaixo dos US$ 25 mil.

Já em relação às baterias de estado sólido, a companhia terá o começo da sua produção experimental em 2024. Até lá, será amplaida a capacidade de produção do eletrólito de óxido estável, usado nesse tipo de pela no lugar do eletrólito de polímero líquido inflamável nas células EV comuns.

De acordo com o CEO da Samsung Electro-Mechanics, Chang Duckhyun, o planejamento da empresa inclui uma produção em massa em 2027, considerado o ano limite para comercializar outros projetos de bateria de estado sólido a mais clientes e parceiros.

E aí, quais são as suas expectativas para os novos projetos da Samsung de produção de baterias? Conte para a gente no espaço destinado a comentários.


2

Comentários

Samsung garante mais patentes de baterias de estado sólido e prepara um novo protótipo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista