LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Para contemplar SUS, farmacêutica para de vender vacina da dengue para redes privadas

06 de fevereiro de 2024 11

Atualização (6/2/2024) - HA

A vacina contra a dengue, Qdenga, já está disponível no Sistema Único de Saúde, o SUS, com a farmacêutica Takeda priorizando o fornecimento ao sistema público de saúde. Agora, a empresa anunciou que não venderá o imunizante para clínicas privadas, destinando apenas as doses necessárias para completar o esquema vacinal.

Em comunicado, a empresa afirmou que vai se concentrar em atender prioritariamente ao Ministério da Saúde, visando promover o acesso integral e gratuito à vacina contra a dengue para a população brasileira. A empresa garantirá a entrega de 6,6 milhões de doses para 2024 e mais 9 milhões de doses para 2025, buscando alternativas para aumentar a disponibilidade de doses no país.


A Takeda também prepara um plano estratégico para incrementar o fornecimento global da vacina, visando atingir a meta de 100 milhões de doses por ano até 2030. No Brasil, a empresa busca parcerias com laboratórios públicos nacionais para acelerar a capacidade de produção da vacina e atender à demanda do SUS.

Os estudos de segurança e eficácia da vacina Qdenga foram realizados ao longo de quatro anos e meio, envolvendo mais de 28 mil voluntários, incluindo crianças e adultos. A análise dos dados demonstrou uma taxa de eficácia de 80,2% contra casos sintomáticos de dengue um ano após a imunização, com duas doses.

A eficácia contra hospitalizações foi de 90,4% após 18 meses da vacinação, reduzindo significativamente a incidência da forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica.

Texto original (21/12/2023)

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (21) que a vacina contra dengue chamada de Qdenga (TAK-003) vai ser incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a distribuição do novo imunizante deve começar em fevereiro de 2024 para grupos prioritários.

O registro da vacina pertence ao laboratório japonês Takeda Pharma e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a utilização do imunizante no país em março deste ano. Segundo a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a nova vacina vai ser aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. O imunizante é composto por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença.

A nova vacina vai poder ser aplicada em quem já teve a doença e também em quem nunca foi infectado. Até então, o único imunizante contra a dengue disponível no Brasil era o Dengvaxia, produzido pelo laboratório Sanofi Pasteur, da França.


Contudo, a aplicação do Dengvaxia só é recomendada para quem já foi infectado com o vírus da dengue, pois essa vacina protege contra uma possível segunda infecção, que, no caso da dengue, pode se manifestar de forma mais agressiva e levar à morte.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o SUS deve oferecer 6,2 milhões de doses da Qdenga ao longo de 2024, que devem ser usadas em cerca 3,1 milhões de pessoas, tendo em vista que esse novo imunizante é aplicado em um esquema de duas doses.


Inicialmente, a vacinação será focada em "público e regiões prioritárias". Contudo, o ministério não informou maiores detalhes sobre os critérios. Vale citar que a Qdenga tem uma eficácia de 80% para a dengue, e 90% para as formas grave da doença.

Conforme apurou o portal g1, o Brasil registrou mais de 1,6 milhão de casos de dengue em 2023, um aumento de 15,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Até dezembro de 2022, esse dado era 1,3 milhão. As mortes também subiram de 999 para 1.053.

Veja também


11

Comentários

Para contemplar SUS, farmacêutica para de vender vacina da dengue para redes privadas
  • Uma vacina quis já existia e, só agora, com o aumento do número de internações e mortes, será disponibilizada para o SUS. Já perdemos chamar o ladrão de nove dedos de genocida? Ou ainda continuarão passando pano?
    Hipocrisia, a gente vê por aqui.

      • Vc tb criticou quando o inelegível se negou a comprar as vacinas da covid? Criticou tb quando ele queria q todo mundo tomasse um remédio q não funcionava em nada com a doença? E ainda imitou gente ser q ele não quis comprar os oxigênios?

          • Bolsonaro NUNCA se recusou a comprar vacinas contra o vírus chinês. Pelo contrário, o Brasil foi um dos países que mais vacinou no mundo. Ele enviou o oxigênio através da FAB a Manaus. O problema foi o governo do estado que comunicou tardiamente a falta do gás. Vc já morou em MAnaus? Conhece a dificuldade de logística da região? Sabia que transporte de oxigênio por avião é extremamente perigoso e mesmo assim a FAB realizou? Tá na hora de deixar de assistir a Rede Bobo.

          • Vacina disponivel desde do começo de 2023 pra compra, vão começar a aplicar só em 2024.%uD83E%uDD21

              • Melhor isso do que o representante do governo vir a público imitar alguém morrendo de dengue e dizer que não vai comprar vacina nenhuma (e atrasar mais ainda a compra das vacinas).

                • Já tive dengue 2 vezes e eu digo que é um verdadeiro inferno semanal

                    • Bolsominions não curtiram.

                        • É pra isso que governo serve. Pra pagar vacina pra população. Essa vacina na rede privada custa mais de 400 conto

                          Android

                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                          Android

                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                          Especiais

                          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                          Software

                          Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2