
Curiosidade 20 Fev
O fungo Cordyceps foi encontrado em uma tarântula na Amazônia pelo pesquisador Chris Ketola. Conforme explicado por ele em uma publicação no Instagram, o Cordyceps tem hábito de atacar somente animais invertebrados, como as próprias aranhas. Vale o aviso de que é totalmente inofensivo aos humanos.
Ketola é pesquisador da ONG Fauna Forever e comentou que essa espécie é bem rara. Do mesmo modo, ele disse que cada grupo de invertebrados tem a sua própria espécie de Cordyceps. Além das aranhas, formigas, mariposas e larvas de florestas tropicais, não atacando humanos e outros mamíferos.
Em geral, o fungo ficou bastante conhecido devido ao jogo e série The Last of Us, onde ataca as pessoas e as transforma em zumbis. Na vida real, ele causa o mesmo efeito nos invertebrados, se alimentando deles aos poucos enquanto assume o controle do sistema nervoso desses animais.
No vídeo em que o pesquisador encontra a tarântula, podemos dizer que é o estágio final, onde o animal está morto e o fungo se expande para buscar o seu próximo hospedeiro. Apesar de não infectar humanos, o Cordyceps já foi usado em pesquisas que envolvem tratamentos medicinais.
Uma aplicação curiosa para esse mesmo fungo é a de condutor em meio às peças de hardware em um computador. Enquanto isso, os Estados Unidos registraram o primeiro caso de doença sexualmente transmissível registrada por um fungo. No entanto, esse não é o mesmo que assistimos na série e conferimos no game da Naughty Dog.
@biomesquita Ele achou uma aranha-zumbi? 🕷️🧟#animaisnotiktok #bichos #biologia #ciência #curiosidades #agoravocesabe #aprendanotiktok ♬ som original - Biomesquita
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários