LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apps para personalizar toques de chamada, alarme e SMS

0Comentários

Ringtone Maker MP3

É o caso do Ringtone Maker MP3, disponível gratuitamente no Google Play. Desenvolvido pela Super Lucky Star, o app ainda conta com outras possibilidades. É possível, por exemplo, procurar por músicas e por outros toques. O app é compatível com Android 1.6 ou superior, ou seja, é bastante “democrático”.


Com um visual limpo e discreto, o Ringtone Maker MP3 é um app bem intuitivo. Compatível com os formatos MP3, WAV, AAC/MP4, 3GPP/AMR, ele permite a você usar suas próprias músicas ou procurar outras dentro do próprio app. Vamos conhecer mais sobre ele a seguir.

Use suas próprias MP3

Assim que você baixa o Ringtone Maker MP3, você já é apresentado à tela principal do aplicativo, que concentra tudo o que você pode fazer. São seis botões: “search”, “history”, “download tasks”, “ringtone editor”, “Record” e “ratings”. Para criar seu próprio ringtone, é preciso escolher a opção “ringtone editor”.


Ao tocar nesse botão, o aplicativo automaticamente lista todas as músicas que você tem no smartphone, em ordem alfabética. Aliás, não pense que você verá apenas as canções normais, aquelas que você fica ouvindo no caminho para o trabalho, por exemplo. O Ringtone Maker MP3 pega TUDO, tudo MESMO que você tiver de arquivos de áudio no aparelho.

1 – Tela inicial 2 – Músicas encontradas no smartphone

Ou seja, no meio dos seus hits do rock ou do pop, vão aparecer sons de notificação de vários aplicativos, por exemplo. Não há como filtrar os arquivos, portanto, se você tem muitos deles, a navegação pode ser um pouco confusa. O máximo que é possível fazer é digitar no campo de pesquisa, logo acima, as primeiras letras do que você deseja utilizar – se já tiver o nome da música em mente. Seria interessante se o aplicativo usasse alguns filtros que o próprio app padrão de músicas do Android usa, como exibir as mp3 divididas por álbum, artista ou pasta, por exemplo:


Escolhida a música, você é direcionado para uma nova tela, com o espectro sonoro da canção e os controles normais de reprodução musical: um botão para dar o play (e pausar), um para avançar a reprodução e outro para retroceder. Por fim, um botão de salvar.
Logo de cara, a interface não é muito intuitiva. Quem não tem experiência alguma com softwares de edição de áudio pode se assustar um pouco. Depois de mexer um pouco no Ringtone Maker MP3, porém, dá para aprender facilmente o que fazer.


Se você tocar na tela e arrastá-la, o espectro de áudio irá para a esquerda ou para a direita, ajudando você a encontrar o ponto da música que deseja usar como ringtone. Uma pequena barrinha cinza na parte inferior pode ser arrastada até o ponto em que o toque deve terminar. Outra barra semelhante, mas ainda menor, fica no canto superior esquerdo. Ela vai determinar em que ponto da música o ringtone vai começar.

1 – Espectro sonoro e controles de volume 2 – Movimentar as barras muda a área de seleção

Assimilando isso, é só arrastar a primeira barra e a segunda de forma a deixar destacado no espectro apenas a parte da música que você quer ouvir quando alguém liga para você. A parte em destaque fica em um tom de verde mais claro do que a que será descartada no final do processo.


Como saber, porém, se a parte selecionada é realmente a que você quer ouvir? É aí que entra o botão “play”. Depois de posicionar as barras, ao apertar o botão, o aplicativo vai tocar automaticamente apenas a parte selecionada. Aí, é só fazer os devidos ajustes para sair, por exemplo, só o refrão da música. Os botões para avançar ou retroceder ficam um pouco inúteis, porque dão o mesmo efeito de deslizar o espectro para os lados, o que é bem mais prático.


O processo tem que ser feito um pouco na base da tentativa e erro, porque falta algo crucial: a barra vertical que mostra em que ponto está a música no momento da reprodução não fica estática quando você aperta o “pause”. Ou seja, falta uma espécie de marcador de onde começa a parte que você quer ouvir, para que você possa arrastar a barrinha de corte para cima, exatamente, dessa referência. Como isso não é possível, você precisa realizar algumas tentativas até deixar o toque perfeito. Pelo menos, o app permite dar zoom um nível acima para ter uma noção melhor de onde está a onda em que você deve fazer o corte.


Feito isso, é só tocar no botão com o ícone de disquete para salvar o resultado. A vantagem aqui é que você pode atribuir automaticamente o ringtone para o alarme, som de notificação ou chamada. Outra opção possível é simplesmente salvar como um arquivo de música comum (vai que você queira usar o ringtone apenas em outra ocasião ou só fazer uma edição simples).

1 – Tela para salvar o ringtone 2 – Opções para aplicar o novo toque

Buscando canções

Achou todo esse processo trabalhoso demais? Tudo bem, dá para procurar ringtones prontos pela própria interface do Ringtone Maker MP3. Para isso, você deve escolher “search”, a primeira opção disponível na tela principal.


Assim, o app direciona você a outra tela, na qual você deve escrever algum termo que deseja buscar. É praticamente impossível não ver resultado algum. Na busca, você encontra desde canções de artistas conhecidos até trilhas sonoras de games. Escolhida a música, você pode compartilhá-la via Bluetooth, Facebook, e-mail e outros serviços, como o Twitter; baixá-la, ou escutá-la antes. Se você escolher essa última opção, o botão “play online” vira “pause” durante a reprodução.

1 – O app procura as músicas na Internet 2 - Tela com os resultados 3 - Nem sempre o app encontra alguma coisa

Uma vez baixada, a canção ficará armazenada no seu smartphone e você poderá ouvi-la normalmente pelo seu app de reprodução musical preferido. Há um detalhe: os arquivos encontrados pelo Ringtone Maker MP3 não são, necessariamente ringtones prontos. Ou seja, é possível que você precise passá-los pelo mesmo processo que descrevemos anteriormente, se quiser usar apenas uma parte dele como toque.


Isso acaba criando uma outra utilidade para o aplicativo, um pouco controversa: a possibilidade de encontrar canções inteiras facilmente e baixá-las para ouvir tanto no seu Android quanto em qualquer dispositivo, mp3 player ou computador. Ou seja, tem-se aí um meio de fazer o download de conteúdo protegido por direitos autorais.

Não vamos, no entanto, entrar nessa discussão aqui na análise. Apenas destacamos que seria interessante que o app buscasse preferencialmente por ringtones já prontos, ou ao menos oferecesse uma opção para filtrar os resultados. Dá para ter uma vaga ideia apenas pelo tamanho do arquivo em megabytes, que aparece em laranja, à direita. Os menores podem indicar versões enxutas das músicas, o que nem sempre é verdade: às vezes, são apenas versões com menor qualidade de áudio. Os maiores, com mais de 4MB, são um tanto difíceis de baixar, mesmo com uma boa conexão Wi-Fi. Na maioria das vezes, o download simplesmente dá erro.

Gravação bem fraquinha

Se você não tiver nenhuma música que deseja usar em sua biblioteca, nem quer buscar por outras canções por algum motivo, o Ringtone Maker MP3 permite que você mesmo grave algum áudio com o smartphone. Basta selecionar “Record” na tela inicial.


Infelizmente, o resultado está longe de ser perfeito. Em várias tentativas, com métodos diferentes, o som saiu bem baixo. Tanto gravando a sua própria voz, com o microfone do aparelho super próximo da boca, quanto uma música de um aparelho de som com um volume bem alto, o resultado foi um pouco decepcionante. Claro, isso depende da qualidade do hardware do próprio smartphone. Porém, na hora de mandar o arquivo para edição, o próprio app parece não reconhecê-lo, já que as ondas sonoras não aparecem. Fica claro que esse recurso ainda precisa de um sério aprimoramento.

1 – Tela de gravação 2 - Aqui deveria aparecer o espectro para edição, o que não aconteceu
O que resta na tela inicial do Ringtone Maker MP3 é o "history", "download tasks" e "ratings". No "history", você tem acesso a todas as músicas que você buscou na aba "search". Tocando em cada uma, você tem a opção de tocá-la, deletar o arquivo ou compatilhar por Bluetooth, e-mail ou mensagem instantânea.
1 – Todas as músicas baixadas 2 - Opções para cada canção
Em "download tasks" você verifica quais arquivos você está baixando no momento. Nessa tela, o aplicativo também informa se ocorreu alguma falha. Essa tela não mostra os arquivos que foram baixados com sucesso, apenas os que estão sendo transferidos no momento e os que falharam. Os primeiros, somem logo após a conclusão do download. Os outros permanecem na lista até que você toque no arquivo e selecione a opção "remove".
1 – Tela com um download falho 2 - A única opção é removê-lo da lista 3 – O “ratings” leva o usuário para a página do app no Google Play
A opção restante, "ratings", não é nada útil. Na verdade, ela só leva você até o aplicativo dentro do Google Play, onde você pode desinstalá-lo, avaliar sua experiência e ler as análises dos outros usuários. Algo que é feito dentro do próprio aplicativo da loja e não precisaria de um botão exclusivo para isso.

Considerações finais

O Ringtone Maker MP3 é um aplicativo bem simples. Tanto que fica a impressão de que a interface poderia ser mais sofisticada. É tudo cinza demais, sem nenhum atrativo visual. Mas, ao menos, o app é intuitivo e ajuda o usuário a encontrar facilmente o que ele deseja fazer.


Falta uma ajudinha visual na tela que mostra o espectro sonoro da música editada. A barrinha de progresso que percorre a tela durante a reprodução da música é muito fina e quase imperceptível. Na hora de selecionar onde o ringtone deve começar e terminar, essa linha some, e deixa você sem muita referência de onde posicionar os marcadores. Assim, fazer um ringtone acaba virando um processo baseado na tentativa e erro.


Uma opção interessante é a de procurar canções, mas nem sempre o app encontra alguma coisa. Existem bandas bastante conhecidas que, curiosamente, não exibem sequer um resultado de busca. Além disso, frequentemente os downloads falham, não importa o quão boa seja a sua conexão. Por fim, o recurso de gravar sua voz ou outra música de alguma fonte de áudio externa e usá-la na edição do ringtone simplesmente não funciona a contento.


Prós e contras

Compatível até com versões mais antigas do AndroidPermite encontrar e baixar músicasÉ fácil fazer edições simples
Interface pouco sofisticadaFalhas constantes nos downloadsO recurso de gravação precisa melhorar

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

Ringtone Maker MP3

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas