LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Não pegou: Miitomo mostra baixa taxa de retorno e vai se tornando uma 'cidade fantasma'

27 de maio de 2016 8

O estrondoso sucesso do Miitomo, o jogo misturado com rede social da Nintento, foi algo passageiro. Segundo uma pesquisa apresentada pelo SurveyMonkey, o app da Nintendo não conseguiu prender o usuário e mostra queda rápida no interesse, especialmente se comparado a Clash Royale e Candy Crush Jelly Saga, outros dois sucessos do momento.

A pesquisa mostra diversos gráficos para explicar o fenômeno. Em primeiro lugar, o número de downloads. Os jogos da Supercell e da King apresentaram picos no início e hoje já possuem poucas instalações por dia, assim como o Miitomo. No entanto, o game da Nintendo apresentou queda no número de downloads mais rápido, mas os concorrentes "gastaram mais em propaganda para ajudar a sustentar o volume de downloads", explica o SurveyMonkey.

Número de downloads Candy Crush, Clash Royale, Miitomo

Até aí tudo bem, é normal um app ser bastante baixado próximo do lançamento e ver o número cair com o tempo. O que realmente preocupa o Miitomo é o engajamento. O número de usuários por dia em cada app mostra que o jogo/rede social da Nintendo tem pouco mais de metade da atividade semanal do Clash Royale. Enquanto o jogo da Supercell é utilizado em média 4,2 dias por semana, o da Nintendo é aberto cerca de 2,3 vezes a cada 7 dias. O Candy Crush Jelly Saga é utilizado 3,3 dias por semana.

A atividade semanal é um problema ainda maior quando comparado ao pico de cada app. Os concorrentes utilizados na comparação possuem média de usuários ativos por semana relativamente próximas do pico. O valor mais baixo do Clash Royale é apenas 22% menor do que o maior número, além de o jogo ter apresentado um aumento nas últimas semanas. A pior semana de Candy Crush é apenas 32% menor que o pico, e o jogo da King também tem apresentado leve aumento. Já o Miitomo caiu 74% em relação ao pico, e mostra queda, apesar de ter menos tempo de vida que os concorrentes. E nem grandes novidades, como o lançamento dos kits de roupas homenageando Splatoon parecem atrair muitos usuários de volta ao jogo.

Usuários ativos na semana Candy Crush, Clash Royale, Miitomo

O Miitomo também possui taxa de retorno baixa. Cerca de metade dos usuários não retorna na semana seguinte ao app. E isto é péssimo para um jogo que funciona como rede social. O app da Nintendo depende de você responder perguntas para ganhar moedas e comprar roupas para trocar de visual. E também de ler as respostas de amigos. Se não tem ninguém para ler suas respostas e nem para responder questões para você ler, o jogo perde bastante o sentido. Clash Royale e Candy Crush possuem taxa de retorno bem maior, sendo de 20% e 23%, respectivamente.

A Nintendo anunciou mais dois jogos para os dispositivos móveis, e pretende ainda anunciar outros dois até o fim do ano. Claro que ainda não dá para falar em fracasso na empreitada. Os próximos títulos possuem maior apelo de marca, e é mais provável que os fãs se engajem um pouco mais. E ainda tem o Pokémon Go em fase de testes, jogo que não faz parte da parceria com a DeNA, mas ainda é Nintendo. E os monstrinhos possuem grande apelo ao redor do mundo. É esperar para ver como vai se sair.


8

Comentários

Não pegou: Miitomo mostra baixa taxa de retorno e vai se tornando uma 'cidade fantasma'
  • Bem feito. Porque sequer teve a decência de lancá-lo em escala global. Aqui no Brasil mesmo não ficou disponível (pelo menos eu busco na App Store e ele não aparece, na Play Store não cheguei nem a buscar)
    Essa mania besta dos asiáticos de ficar lançando coisas exclusivas pros lados de lá, e de lançar as coisas em escala global muitos meses depois do lançamento original.
    Adoro a Nintendo. Mas esse Miitomo... Furado.

      • Basta a Nintendo trocar os Avatares do jogo por Pokemons e a coisa volta a crescer!

          • Eu acho que a Nintendo tem que se ferrar um pouquinho mesmo

              • Ué? Cadê as as notícias sobre os milhões que baixaram esse app lixo?
                Não precisa ser gênio pra ver que uma m**** dessa não tinha futuro.

                  • Quando eu li sobre ele meio que joguei uma praga.
                    Já fui dizendo que não ia pegar.
                    Pelo jeito a galerinha fan da Nintendo é bem esperta.

                      • Hum nem sabia desse jogo... pra ver o quanto deve ser bom... Mas bem feito pra Nintendo. Como bem disso o colega ali, em vez de ficar lançando caça níquel genérico, tem que lançar mão de sua vasta franquia de jogos. Nem precisa ser especialista pra saber disso...

                          • Não passa de um caça níquel sem graça ainda, que venham as franquias fortes da Nintendo.

                              • bem feito a galera quer é um jogo de verdade e não essas porcarias de redes sociais

                                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas