10 Maio 2018
O estrondoso sucesso do Miitomo, o jogo misturado com rede social da Nintento, foi algo passageiro. Segundo uma pesquisa apresentada pelo SurveyMonkey, o app da Nintendo não conseguiu prender o usuário e mostra queda rápida no interesse, especialmente se comparado a Clash Royale e Candy Crush Jelly Saga, outros dois sucessos do momento.
A pesquisa mostra diversos gráficos para explicar o fenômeno. Em primeiro lugar, o número de downloads. Os jogos da Supercell e da King apresentaram picos no início e hoje já possuem poucas instalações por dia, assim como o Miitomo. No entanto, o game da Nintendo apresentou queda no número de downloads mais rápido, mas os concorrentes "gastaram mais em propaganda para ajudar a sustentar o volume de downloads", explica o SurveyMonkey.
Até aí tudo bem, é normal um app ser bastante baixado próximo do lançamento e ver o número cair com o tempo. O que realmente preocupa o Miitomo é o engajamento. O número de usuários por dia em cada app mostra que o jogo/rede social da Nintendo tem pouco mais de metade da atividade semanal do Clash Royale. Enquanto o jogo da Supercell é utilizado em média 4,2 dias por semana, o da Nintendo é aberto cerca de 2,3 vezes a cada 7 dias. O Candy Crush Jelly Saga é utilizado 3,3 dias por semana.
A atividade semanal é um problema ainda maior quando comparado ao pico de cada app. Os concorrentes utilizados na comparação possuem média de usuários ativos por semana relativamente próximas do pico. O valor mais baixo do Clash Royale é apenas 22% menor do que o maior número, além de o jogo ter apresentado um aumento nas últimas semanas. A pior semana de Candy Crush é apenas 32% menor que o pico, e o jogo da King também tem apresentado leve aumento. Já o Miitomo caiu 74% em relação ao pico, e mostra queda, apesar de ter menos tempo de vida que os concorrentes. E nem grandes novidades, como o lançamento dos kits de roupas homenageando Splatoon parecem atrair muitos usuários de volta ao jogo.
O Miitomo também possui taxa de retorno baixa. Cerca de metade dos usuários não retorna na semana seguinte ao app. E isto é péssimo para um jogo que funciona como rede social. O app da Nintendo depende de você responder perguntas para ganhar moedas e comprar roupas para trocar de visual. E também de ler as respostas de amigos. Se não tem ninguém para ler suas respostas e nem para responder questões para você ler, o jogo perde bastante o sentido. Clash Royale e Candy Crush possuem taxa de retorno bem maior, sendo de 20% e 23%, respectivamente.
A Nintendo anunciou mais dois jogos para os dispositivos móveis, e pretende ainda anunciar outros dois até o fim do ano. Claro que ainda não dá para falar em fracasso na empreitada. Os próximos títulos possuem maior apelo de marca, e é mais provável que os fãs se engajem um pouco mais. E ainda tem o Pokémon Go em fase de testes, jogo que não faz parte da parceria com a DeNA, mas ainda é Nintendo. E os monstrinhos possuem grande apelo ao redor do mundo. É esperar para ver como vai se sair.
Comentários