LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: iPhone 7 Plus vs 6s Plus | Vídeo do TudoCelular

21 de dezembro de 2016 10

Após o nosso review do iPhone 7 Plus, ficou aquela pergunta no ar: vale a pena trocar o iPhone 6s Plus pelo novo? E para responder esta perguntar que deve estar atormentando vários usuários do smartphone da Maçã, o TudoCelular chega com mais um comparativo, desta vez analisando as duas gerações do aparelho revelando os prós e contras de cada um.

O iPhone 6s Plus já tem mais de um ano que está disponível no mercado. Desta forma, é possível encontrar o phablet da Maçã por um preço mais em conta do que o de seu lançamento em 2015. Atualmente é possível adquirir o aparelho por algo em torno de R$ 3 mil, um valor consideravelmente mais baixo do que é necessário investir no iPhone 7 Plus.

As mudanças são poucas entre as gerações, como pode ser conferido a seguir. Porém, boa parte das características e recursos do iPhone 6s Plus foram melhorados nesta geração. Talvez o maior retrocesso seja a retirada da entrada para fones de ouvido, o que obriga o usuário a depender do adaptador fornecido com o aparelho ou então ficar preso ao fone da Apple.

Design e tela

O design é bastante similar entre as duas gerações. O que muda no modelo de 2016 é que as linhas das antenas agora passam de forma mais discreta pelas bordas do aparelho – na cor preta do iPhone 7 Plus elas ficam quase invisíveis. Fora isso, na parte traseira notamos de cara a nova câmera dupla, que traz alguns truques adicionais.

Se na parte traseira do iPhone pouca coisa mudou, na frontal as mudanças foram ainda menores. Na parte superior temos o mesmo alto-falante para chamadas, que está um pouco maior, além da câmera frontal e os sensores de luz e proximidade. Na parte inferior da tela temos o mesmo botão home, que agora deixa de ser físico para adotar uma solução capacitiva.

A tela continua com o mesmo tamanho de antes, 5,5 polegadas, e a mesma resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). O que muda é que o novo painel IPS LCD adotado pela Apple agora consegue atingir um brilho 10% mais alto, também reproduzindo cores mais precisas seguindo o padrão industrial de audiovisual, DCI-P3.


Apesar desta resolução estar abaixo do que normalmente vemos em flagships lançados nos últimos anos, a resolução é mais do que suficiente para visualizar com qualidade qualquer tipo de conteúdo. Aqui temos 401 pixels por polegada, um valor acima do considerado mínimo ideal para um bom desempenho em smartphones.

No entanto, mesmo a tela do iPhone 7 Plus conseguindo atingir um brilho mais alto quando está no modo automático, ainda é complicado enxergar em ambientes externos, especialmente em lugares com incidência direta de luz solar. Esse é um fator que normalmente compromete o desempenho de painéis LCD, dando uma certa vantagem para rivais com tela AMOLED.

Assistir vídeos, seja em Full HD ou resolução inferior, no iPhone 6s Plus ou 7 Plus é uma atividade prazerosa. É uma pena, no entanto, que a bateria destes aparelhos não consiga durar por muitas horas. Telas LCD tendem a consumir menos em conteúdos mais estáticos, como navegação web, enquanto painéis OLED tendem a consumir menos em reprodução de vídeos.

Hardware e desempenho

O iPhone 7 Plus traz o chipset A10 Fusion, o primeiro da Apple para smartphones com processador quad-core. Aqui temos dois núcleos mais potentes trabalhando a 2,23 GHz aliados a dois núcleos mais econômicos para fazer o balanço entre desempenho e gasto energético. O iPhone 6 Plus, por outro lado, continua com solução dual-core de 1,85 GHz, neste caso o chipset A9.

A GPU, apesar de não confirmado pela Apple, é indicada como sendo a mesma entre os dois aparelhos, a PowerVR GT7600. O que muda é a velocidade de operação que chega a 900 MHz no iPhone 7 Plus, entregando um ganho de desempenho máximo de 50% - de acordo com a Apple. O problema é que a GPU esquenta com facilidade e não consegue segurar esta velocidade por muito tempo.

Por fim, também temos uma diferença na quantidade de memória oferecida: o iPhone 7 Plus é o primeiro smartphone da Apple a contar com 3 GB de RAM. O iPhone 6s Plus oferece a mesma quantidade de RAM do iPhone 7 – apenas 2 GB. Internamente também tivemos um avanço nesta geração: 32 GB para o modelo de entrada, contra 16 GB da passada, além da nova opção com 256 GB de armazenamento.

iPhone 7 Plus iPhone 6s Plus
Tela IPS LCD de 5,5" Full HD IPS LCD de 5,5" Full HD
Chipset A10 Fusion A9
CPU Quad-core de 2,23 GHz Dual-core de 1,85 GHz
GPU PowerVR GT7600* PowerVR GT7600
RAM 3 GB 2 GB
Memória 32/128/256 GB 16/32/64/128 GB
Bateria 2900 mAh 2750 mAh
Dimensões 158,2 x 77,9 x 7,3 mm 158,2 x 77,9 x 7,3 mm
Peso 192g 188g

*modelo da GPU não confirmado pela Apple

Em benchmarks temos uma clara vitória para o iPhone 7 Plus, o que já era esperado devido ao seu novo processador que conta com dois núcleos extras de processamento, além de trabalharem em uma velocidade superior. No entanto, a diferença entre as duas gerações não é tão grande como esperado.

O iPhone 7 Plus chega a alcançar 158 mil pontos no AnTuTu, enquanto o iPhone 6s Plus fica com média de 130 mil pontos. Já no Geekbench vemos uma maior diferença entre o potencial dos dois aparelhos da Maçã. Quando apenas um núcleo está em teste, o iPhone 7 Plus chega a passar de 3 mil pontos – exceto quando o aparelho está quente. Com todos os núcleos em teste, é normal ver o iPhone chegando próximo aos 6 mil pontos.


O iOS flui bem em ambas as gerações do aparelho. Esta é a vantagem de ter um smartphone com arquitetura fechada, tudo bem otimizado. Claro que alguns apps de terceiros podem apresentar problemas no uso diário no iPhone 6s Plus ou mesmo no 7 Plus, mas não seria falta de hardware potente o problema.

Desta forma, ambos têm fôlego de sobra para rodar qualquer app ou jogo disponível na App Store. Os títulos que testamos rodaram com completa fluidez, seja jogos mais leves como Subway Surfers ou até mesmo títulos mais pesados como o Need for Speed No Limits.

Bateria

Talvez o 'calcanhar de Aquiles' do iPhone seja a bateria. Por gerações é comum ver usuários reclamando da baixa autonomia dos smartphones da Maçã. A empresa sempre realiza pequenos incrementos, ou até mesmo chega a reduzir, na capacidade energética de uma geração para outra.

O iPhone 7 Plus chegou com bateria de 2.900 mAh (11.17Whr), um aumento de 150 mAh comparado aos 2.750 mAh (10.59Whr) do iPhone 6s Plus. De acordo com a empresa, podemos esperar um ganho de 1h na autonomia entre as duas gerações, mas este pequeno ganho pode variar de acordo com perfil de uso do usuário.


O maior problema está na demora para carregar. O iPhone 7 Plus vem acompanhado do mesmo carregador de 1A de saída do anterior, o que faz o aparelho ficar grudado à tomada por mais de 3h para ter a bateria totalmente carregada. O iPhone 6s Plus não fica muito atrás disso, com uma diferença de apenas 20 minutos no tempo de carga.

Se você usa o celular apenas para redes sociais e WhatsApp, tanto o iPhone 6s Plus quanto o 7 Plus devem render um dia inteiro de uso. Para quem assiste muitos vídeos no YouTube ou joga bastante no celular, ambos devem descarregar antes do final da tarde. Se você tem planos de trocar o 6s Plus pelo 7 Plus visando uma melhor autonomia de bateria, talvez não valha o investimento.

Câmera

É aqui onde vemos um dos maiores diferenciais no iPhone 7 Plus. O novo phablet da Maçã foi o primeiro da empresa a incluir uma câmera dupla na traseira. Temos um sensor principal de 12 megapixels com abertura f/1.8 com 28nm e OIS. O secundário também conta com resolução de 12 megapixels, mas traz uma abertura menor (f/2.8) e 56mm.

O sensor secundário é usado para dois recursos na câmera: zoom óptico e modo retrato. O usuário pode aproximar em 2x um objeto sem perder qualidade visual. Se precisar aproximar ainda mais é possível combinar com o zoom digital e conseguir aproximar o objeto em até 10x, mas com perda perceptível na qualidade.

O modo retrato, ainda em estágio beta, permite borrar o fundo de uma imagem para gerar um efeito mais profissional normalmente encontrado em câmeras DSLR. É preciso manter uma certa distância do objeto a ser fotografado para que o efeito gere um destaque considerável. A novidade é interessante para quem busca tirar fotos pessoais e se destacar do cenário.

Modo retrato borra fundo da imagem

O iPhone 6s Plus também conta com câmera de 12 megapixels, mas com abertura menor de f/2.2, o que acaba resultando em fotos mais escuras em ambientes com pouca iluminação. No geral, os resultados são parecidos entre os dois aparelhos, onde basicamente vemos uma maior saturação de cores na geração anterior.

Na parte frontal temos uma câmera de 7 megapixels no iPhone 7 Plus com capacidade de capturar uma maior gama de cores. No 6s Plus temos um sensor de 5 megapixels, mas com mesma abertura de lente. No geral, o modelo de 2016 consegue registrar selfies com mais detalhes do que a versão lançada em 2015.

Por fim, ambos conseguem registrar vídeos nas seguintes resoluções e taxa de quadros por segundo: 2160p@30fps, 1080p@30/60/120fps e 720p@240fps. Tanto o iPhone 7 Plus quanto o 6s Plus contam com estabilização óptica de imagem, que gera imagens mais estáveis no modelo antigo, mas com melhor definição de detalhes no modelo mais recente.

Sistema operacional

O iPhone 7 Plus vem de fábrica com o iOS 10, onde já recebeu algumas pequenas atualizações para correções de bugs – neste momento em que o comparativo foi publicado estava disponível a versão 10.2 para download. O iPhone 6s Plus chegou com a versão 9 do sistema do Apple, mas também conta com a mais atual disponível.

O iOS 10 trouxe poucas novidades sobre o iOS 9. Grande parte destas novidades estão disponíveis para os dispositivos da Maçã que foram atualizados. O iPhone 7 Plus só tem de exclusivo, basicamente, o controle de zoom óptico no app da câmera e o novo modo retrato que pode ser usado apenas neste modelo devido à segunda câmera na traseira.

A tela de bloqueio foi reformulada e agora conta com atalho para widgets no lado esquerdo e um acesso rápido à câmera do lado direito. As fotos que são tiradas quando o aparelho está bloqueado podem ser acessadas na galeria através de atalho no app da câmera, mas não outras que estejam armazenadas no dispositivo.


Na parte inferior temos novos atalhos para lanterna, que agora oferece três níveis de intensidade de luz, timer, calculadora e câmera. Logo acima destes atalhos temos o controle do modo noturno (Night Shift), que deixa o branco da tela amarelado para reduzir o incômodo visual ao se usar o celular no escuro.

Há muitas outras melhorias disponíveis com o iOS 10 que podem ser encontradas tanto no iPhone 7 Plus quanto no iPhone 6s Plus. Desta forma, não haverá muitas novidades em termos de software se você já possui algum dispositivo da Maçã com esta versão do sistema da empresa instalada.

Conclusão

Quais as vantagens de trocar o iPhone 6s Plus pelo 7 Plus? Tela com brilho mais alto e cores mais reais; resistência à água e poeira; som estéreo potente; câmera com melhor desempenho e zoom óptico; além de novas opções de cores. No entanto, você perde a entrada para fones de ouvido. Sem falar que há um ganho considerável em autonomia de bateria.

O iPhone 7 Plus traz poucos ganhos que talvez não compense fazer o upgrade. A diferença entre os dois modelos chega a quase R$ 1 mil no Brasil. Você não ganhará novos recursos de software, já que ambos recebem a mesma versão do sistema. Talvez o grande diferencial seja o modo retrato, um recurso que pode acabar não sendo usado como tanta frequência.

De forma geral, o iPhone 7 Plus é uma versão melhorada do 6s Plus, assim como este é uma versão melhorada do 6 Plus. Para quem esperava um modelo realmente novo, talvez isso fique apenas para 2017 ou até mesmo 2018 com o iPhone 8 Plus. Para aqueles que curtem o iPhone 6s Plus, sem dúvidas irão curtir o novo phablet da Maçã. Mas quem busca apenas um phablet com iOS, o modelo mais antigo acaba sendo o indicado pelo menor preço.

  • O Apple iPhone 7 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6S Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

10

Comentários

Comparativo: iPhone 7 Plus vs 6s Plus | Vídeo do TudoCelular

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo