LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 10 Mobile: passado sombrio, mas uma luz no fim do túnel | Retrospectiva TudoCelular

20 de março de 2017 92

A Microsoft apresentou ainda em outubro de 2015 os flagships Lumia 950 e Lumia 950 XL, além do modelo de entrada Lumia 550. Todos os três aparelhos vieram de fábrica com o Windows 10 Mobile em sua versão Threshold 2, conhecida pela numeração 10586.xxx, sendo assim os primeiros a chegar ao mercado com a versão da plataforma responsável por apagar o fiasco que foi o Windows Phone 8.

Alguns meses depois, e já quase um ano após o início do programa Windows Insiders, a Microsoft resolveu enfim liberar o update para dispositivos Lumia presentes na lista oficial de modelos elegíveis, fazendo assim com que o fatídico dia 17 de março ficasse marcado como a data oficial de lançamento do sistema.

Como vimos na época, gerou-se uma grande revolta pelo abandono da Microsoft a vários modelos importantes da linha Lumia, como o icônico Lumia 1020 e o intermediário Lumia 1320, já que a companhia havia anunciado durante o lançamento do programa de testes que todos os aparelhos com Windows Phone 8.x receberiam o Windows 10 Mobile.

Além disso, para atualizar os poucos modelos elegíveis ao Windows 10 Mobile era (e ainda é) necessário instalar o aplicativo Supervisor de Atualização, que realiza uma varredura em seu dispositivo e elimina arquivos desnecessários para liberar espaço para o update.

Devido a isso, a esmagadora maioria dos usuários sequer ficou sabendo da existência da nova versão, fazendo com que o sistema mantivesse uma taxa de adesão ínfima (algo que perdura até os dias atuais) e deixando todos que não atualizaram em um limbo, já que se nem a Microsoft manteve suporte para seus apps no Windows Phone 8 não seriam os demais DEVs a fazê-lo.

Passada a confusão, o que se viu foi uma espera interminável pela chegada de firmware atualizado aos dispositivos elegíveis ao Windows 10 Mobile, já que mesmo recebendo o update oficialmente os aparelhos apresentavam inúmeras instabilidades por contarem com um sistema não otimizado especificamente para seu hardware, algo especialmente danoso em modelos como Lumia 930 e Lumia 640 XL.

Some a falta de atualização para grande parte dos modelos vendidos com Windows Phone 8 ao desleixo com os que foram atualizados ao Windows 10 Mobile e a receita não poderia ser outra, com a plataforma perdendo de maneira vertiginosa toda a participação de mercado que a Nokia levou alguns anos para construir.

Para tentar reverter o quadro, a Microsoft reduziu drasticamente o valor de licenciamento da plataforma para companhias parceiras e também para a publicação de aplicativos na Windows Store, acreditando que com o lançamento de produtos "não-Lumia" e com os custos menores os desenvolvedores teriam uma maior confiança para investir no sistema. Receita para o sucesso, certo? Parece que não.

Mesmo com vários aparelhos lançados ao redor do mundo o Windows 10 Mobile continuou a "remar contra a maré", acumulando fracassos comerciais fosse na linha Lumia X50 ou em modelos de outras fabricantes, o que só fez com que sua imagem fosse ainda mais danificada com o público geral. Com isso, a Microsoft se viu obrigada a mudar completamente de rumo, visando o carente mercado corporativo com o anúncio do Elite X3 em parceria com a HP na MWC 2016.

HP Elite X3 marcou a "nova geração" do Windows 10 Mobile com foco no mercado corporativo

Por incrível que pareça, nem mesmo o interessante flagship com diferenciais para o mercado corporativo conseguiu emplacar, sendo apontados como principais motivos o sistema instável, a versão ainda inacabada do Continuum e o fraco apelo para o público convencional, sendo um produto de nicho consideravelmente caro para a grande maioria dos consumidores e que falha em agradar o mercado ao qual se propõe.

Desde então, o único outro flagship lançado com Windows 10 Mobile foi o Alcatel Idol 4s for Windows, que teve sua venda fora dos EUA iniciada apenas recentemente sob o nome de Idol 4 Pro. Como o dispositivo conta com um conjunto muito mais atrativo para o público geral, ele é visto como o primeiro flagship lançado com a plataforma desde os Lumias 950 e 950 XL, sendo assim um divisor de águas para medir a popularidade do sistema no continente europeu.

Como ainda não tivemos um bom tempo do aparelho no mercado internacional não há como sabermos como o Idol 4 Pro se sairá na concorrência com outros flagships, porém ele aparece como uma boa opção para quem busca fugir do Android e não se identifica muito com a plataforma da Apple, prometendo ficar ainda melhor após o Creators Update que virá a público no próximo mês de abril.

Idol 4 Pro é a nova aposta com Windows 10 Mobile
O futuro

Após o Creators Update, é dito que o Windows 10 Mobile passará por grandes reformulações, principalmente devido aos esforços da Microsoft em compatibilizar o Windows 10 com processadores ARM. Com isso, a companhia visa aumentar o apelo da Windows Store frente aos desenvolvedores, já que compatibilizando seus aplicativos com os chips ARM eles estariam levando-os agora também para notebooks e outros tipos de produtos, e não apenas para uma fatia ínfima de usuários em smartphones.

Outra aposta é a tão aguardada unificação do Shell, que supostamente seria concluída na atualização Redstone 3 do Windows 10 e daria margem para a criação de uma nova categoria de produtos, incluindo uma versão reformulada do Elite X3 e o "messias" Surface Phone. Caso isto se confirme, a Microsoft de fato terá a dianteira em um novo mercado de aparelhos 3-em-1, unificando a portabilidade do smartphone com a produtividade do PC e a versatilidade do tablet.

Como ainda não terminamos nosso curso de previsão do futuro, não há como sabermos se os planos da Microsoft para reverter a atual situação realmente darão certo, restando aguardarmos pelos próximos passos da empresa para ver se finalmente ela conseguirá emplacar um rival digno a Android e iOS, já que mesmo após mais de uma década tentando ela continua a fracassar no mercado mobile.

Texto por Wallace Moté


92

Comentários

Windows 10 Mobile: passado sombrio, mas uma luz no fim do túnel | Retrospectiva TudoCelular
  • Fluidez, segurança e desempenho. Isso define o windows phone/mobile.

      • Infelizmente não estou vendo mas nem uma inovação no Windows 10 mobile, principalmente visual, é ainda junta a Microsoft que não lança nem um aparelho novo, a principal desenvolvedora do sistema usa iPhone%u200B. Tudo desanimador

          • Uma merda essa Microsoft w10, nunca mais me pega, incompetentes .....

            • O W10M está bem mais maduro que antigamente, e acho que bem estável quanto o Android. O problema foi a péssima atenção da Microsoft com seus clientes, abandonando os usuários do 7.X e diferente do android não é possível portar ROM's, e ainda teve os dispositivos com 512MB de RAM ficando fora do W10 sendo que eles eram uma maioria principalmente no Brasil, e a falta de um programa mais eficiente para portar apps, ela demorou demais para tomar uma decisão definitiva, os devs já não estavam mais empolgados com a falta de atenção. Na minha opinião a Microsoft deveria cancelar o projeto do W10M, rever seus erros e futuramente lançar sua plataforma móvel mostrando que o W10M ficou no passado. Sobre os aparelhos com W10 ela deveria liberar um tutorial para portar o Android para eles, liberando o bootloader e dando o código fonte

              • Eu já vi essa história diversas outras vezes. E o protagonista sempre foi o mesmo...

                  • Nem a policia da Alemanha eh valorizada...

                      • galera, será que ainda vale a pena adquirir o 640XL? ou seria melhor um Vibe C2, da Lenovo? eles estão praticamente na mesma faixa de preço... tô em dúvida

                          • Não vale a pena pegar o 640xl não, ainda mais pela memória interna de apenas 8 gb e como disse a matéria, ele não recebe a att de firmware. Só a linha 50 que recebe e não ficou a venda no Brasil. Infelizmente não vale a pena comprar aparelhos com Windows no Brasil, só se um dia a Microsoft lançar novos aparelhos e trazer para o Brasil. A falta de atenção para um sistema tão promissor é de desanimar até os mais otimistas. Muita sacanagem dá Microsoft.

                              • se vc curte windows phone vai de lumia 640XL.. Já tive um e não tive o que reclamar (Exceto de alguns lags que dava, por ser um aparelho com hardware limitado pois eu tinha vindo de um lumia 930 e o retrocesso foi bem grande kkkk), a bateria durava quase 2 dias comigo e olha que eu uso bastante, a tela dele é boa e a câmera frontal é boa.. Agora se tu gosta de android aí não falta opções..

                                  • Dois lixos

                                    Redmi 4A >>>>>>>>

                                    • Acho que se ele tivesse chegado antes do Android, ele teria feito sucesso

                                        • Lembro do quanto Lumias vendiam antigamente...Quando comprei um L920 anos atrás eu me sentia o máximo com ele nas mãos kkkkkkAcredito que a culpa foi da Microsoft, a Nokia fazia um bom trabalho com seus aparelhos quase que sempre.

                                            • Disse tudo.
                                              Mesmo a MS chegando depois nos smartphones modernos, os Nokia Lumia tinha uma visibilidade ótima. Todos que viam eu com um Nokia Lumia ficavam apaixonados. Tanto é que em pouco tempo não era difícil ver algum amigo ou conhecido com um Lumia. Depois de um tempo com as trapalhadas da MS lembro que ficaram eu em mais 3 pessoas próximas com Lumia. Hoje só eu e mais ninguém. Tem um que sei que tem, mas como ele se mudou nem sei se ele tem mais o Lumia 930. O cara era apaixonado pelo aparelho, mas já reclamava bastante depois de um tempo. Ele ficou muito puto com a MS.
                                              Então, acho que a culpa maior foi da MS mesmo.
                                              Até parece que ela não queria lá muito esse setor.
                                              Se ele quisesse investir pra valer mesmo teria dominado o mercado.

                                              Mas, vamos lá.
                                              Vai que ela ainda traga algo maravilhoso.

                                              • Na verdade não, porque o Windows Mobile e o Windows CE vêm de muito antes do Android sequer pensar em existir.

                                                • Nem assim

                                                  • Essa luz, e ela chegando no Ceu/inferno após a morte hehe

                                                      • Usei muito tempo WP mais a falta de apk me fez abandonar o sistema. Um dia se melhorar e competir de igual pros outros sistemas retornarei.

                                                          • Está muito defasado.
                                                            Pode lançar um smart com três processadores, 70 giga de RAM que não adianta. Não tem usabilidade, mas integração é falha. Até o aplicativo de fotos trava, não tem metade das customizacoes de um Android. É muito atrasado, passou a fase. Ficou muito para trás.

                                                            • Sou feliz com o S.O W10mobile. Meu Lumia 640XL não deixar a desejar, ainda mais pelos 520,00 R$ pagos no mesmo. Não posso dizer nada dos outros S.O mobile pq nunca usei. Tenho certeza que se os Lumias 950, 950XL, 550 e 650, mais o Alcatel e HP Elite, estivessem disponíveis p/ venda no mercado Brasileiro, estariam vendendo bem.

                                                                • Quero saber quem será o corajoso que irá apostar na MS no mundo mobile.

                                                                    • Ainda acho que deveriam liberar a atualização para o android , isso vai contra a politica da empresa mas seria a salvação , e outra coisa , as pessoas falam que os aparelhos são defasados , 950, elite x3 são ótimos aparelhos e se tivesse como colocar o android ou pelomenos o sistema melhorasse eu iria comprar um 640Xl com força ( camera Brutal )

                                                                        • Não sei o que é pior nestes comentários dos caras sobre o W10M, se não gosta não use, e eu estou muito feliz com meu L950XL sem travar.

                                                                          • "um morto muito louco!" kkkkk

                                                                              • Adendo : pós cobranças que só o Pauto Hot Negro assinava as matérias passou a assinar , que fofo kkkk.

                                                                                  • KKKKKK esse salsicha é foda KKKKKKKK
                                                                                    Luz aonde ?? esta agonizando , só esperando alguém para desligar o aparelho e apagar a luz , começa um s.o do ZERO , e não coloca o nome Windows , pq esta mais que provado , windows para mobile nunca prestou , e sera sempre assim , mais de 20 anos esse novela , e o final das versões é uma só , cova , buraco , enfim, uma pena , seria bom ter mais um concorrente no meio do Androi x Ios .

                                                                                      • Acho essa interface linda. Pena que o sistema é tão instável e a Microsoft não o trata com respeito

                                                                                          • To de boa com meu Lumia 640XL e Windows 10 Mobile.....so de boa....inclusive, comentando com ele agora....

                                                                                              • Tudo celular:
                                                                                                Morde e depois assopra.

                                                                                                Só que o TC nunca disse que morreu e sim dizia:
                                                                                                Morte do Windows Phone?
                                                                                                Era uma pergunta.
                                                                                                Param de distorcer a verdade.

                                                                                                  • ''O iminente e amargo adeus do Windows Phone: Até a própria Microsoft desistiu do SO''

                                                                                                    ''O fim está próximo: lojas da Microsoft não exibem mais Windows Phone nas prateleiras ''

                                                                                                      • Chegamos no fim, realmente ela acertaram.
                                                                                                        Quando comprei o XL em final de 2015, parecia que a Microsoft ia embalar. Mas aí ela não lançou no Brasil e em inúmeros países. Era uma atualização com mais bugs que outra. As vezes ficavam dois dias sem travar, mas voltava tudo. Até o aplicativo de e-mails dele era meia boca, organizar pastas etc era muito ruim.
                                                                                                        Aí A Microsoft começou lançar os apps dela muito melhores no Android e iOS, mas e para o sistema dela? Obrigado nada....
                                                                                                        O Continuum me servia muito bem, mas eu precisava de um smartphone. Mapas, música, fotos, Bluetooth, email, and calculadoras, aplicativos, tudo era melhor no Android.
                                                                                                        Uns 4 meses depois desisto, vendi.
                                                                                                        Acabou mesmo e eles, o TC, estavam certos.

                                                                                                          • Vc esqueceu de mencionar a morte do Windows parte 1 a 6, essa o bicho pegava...

                                                                                                            • Tu comprou as ações do tc né ?

                                                                                                            • Esse TudoCeluler e uma piada, simplesmente uma piada.
                                                                                                              "Matou" tanto o SO e agora quer fazer textinho falando que há uma luz no fim do túnel ?
                                                                                                              Pelo amor de Deus, ou morre ou não morre.
                                                                                                              Isso que da postar milhares de "matérias" falando sobre a morte do sistema, sendo que nem a própria empresa que cria e administra falou nada sobre isso.
                                                                                                              Enfim, mais uma piada do TudoCelular.

                                                                                                              • Fracasso sem precedentes.

                                                                                                                  • Fênix Phone

                                                                                                                    • Sisteminha lixo, enquanto não mudar essa interface porca e feia, tirar esses bugs e travamentos e principalmente esse retomando e carregando e implementar os diversos recursos que ja existe no Android a tempos nunca vai chegar aos pés do Android.

                                                                                                                      • Esse "Messias" não vai vingar, não adianta ter aparelho bom se o SO ainda tá muito defasado

                                                                                                                          • Morre ou não morre? Se decidam po

                                                                                                                            • É melhor vocês dizerem em carta publica que estavam errados em todas as vezes que falou sobre a morte...

                                                                                                                              Esse texto além de ser totalmente incoerente, ta parecendo querer consertar a alienação e retardo que vocês distribuíram ainda vão distribuir...

                                                                                                                              Na primeira oportunidade o sistema morre novamente.

                                                                                                                                • MANOOOOOOOOOOOOOO Q TITULO/IMAGEM FODAAAAAAAAAA UAHSUAHSAUSAS, boa wallace D

                                                                                                                                    • Apenas para esclarecer que a X20 que não tiveram suporte a atualização para o W10 já tinham mais de 3 anos e os aparelhos da família X30 de 2 anos receberam atualização, agora me digam quanto aparelhos com Android recebem atualização 3 anos após o lançamento? Na família X30 até os modelos de entrada receberam. Quanto aos apps eles estão chegando cada vez mais rápido e com melhor qualidade e as novidades dos mais populares chegam simultaneamente com os demais, apenas o Facebook ainda precisa melhorar bastante. Não sei porque o pessoal que nunca usou Windows odeia tanto o sistema, mesmo que vcs nunca usem pensem no seguinte, quanto mais concorrência mais inovação e quanto mais inovação melhor para todos. Então que todos tenham sucesso, que apple continue dominando o premium mas tenha um concorrente de peso um Surface, que o Android tenha a maior fatia do mercado mas que o Windows e quem sabe um ubunto ou o tyzen tenham uma fatia legal do mercado também, cada um trazendo um diferencial e fazendo o outro se mexer e no final todos nós usuário ficamos felizes não importa a plataforma.

                                                                                                                                        • %uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%u D83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD8 3D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D %uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%u DC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC 4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F %uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%u D83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD8 3D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D %uDC4F%uD83D%uDC4F

                                                                                                                                            • %uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%u D83D%uDC4F%uD83D%uDC4F

                                                                                                                                                • Que concorrencia? Se eles conseguissem terminar o sistema ai poderiam começar a pensar nisso.

                                                                                                                                                    • Linha X20 não recebeu por conta da Microsoft querer tirar da jogada por ainda ser Nokia... Todos eles participavam do programa Insider... A Microsoft avisou que todos os Windows Phone 8/8.1 receberiam o Windows 10 Mobile...

                                                                                                                                                        • Não gostam do sistema? Simplesmente não usem! Desejar o fim de produtos concorrentes é um tiro no próprio pé, pois quanto menos sistemas, também há menos competição e menos inovação. Quantos recursos iOS, Android e Windows não tomaram emprestados um do outro? Nenhum dos três é pai da inovação dos sistemas mobile, sempre houve e sempre haverá "cópias" de funções nativas entre eles, assim como eles fizeram também com Symbian e BBOS, e continuarão fazendo até o fim dos Smartphones.

                                                                                                                                                            • Vale lembrar que a Sony quer trazer de volta o Sailfish, tomara que dê certo, concorrência só faz bem ao consumidor final...

                                                                                                                                                              • Mesmo assim não deixo o Windows 10 mobile com meu lumia 640XL,
                                                                                                                                                                PERFEITOOOOOO!!!!!!!

                                                                                                                                                                  • Tudo Celular, Mata e depois cura, kkkkkkkkkk!!!!!!!

                                                                                                                                                                      • E que os jogos comecem

                                                                                                                                                                          • Enquanto usar essa interface 'tretris' e não tiver apps, não vinga!!! Adota de uma vez o launcher Arrow!!!

                                                                                                                                                                            • Se fosse fracassado a Policiais de Hamburgo não teria comprado 900 lumias '- só não sei na onde a Microsoft vai tira mais tudo bem

                                                                                                                                                                              Melhores smartphones dual-SIM | Guia do TudoCelular

                                                                                                                                                                              Vai importar smartphone? Saiba se o celular funciona no Brasil antes de comprar

                                                                                                                                                                              Galaxy S7, S6, iPhone SE, Lumia 950 e Xperia XA | Comparativo de câmeras do TudoCelular

                                                                                                                                                                              Resultados: câmera do Galaxy S7 esmaga iPhone 6s, Xperia X, G5 SE e Lumia 950 | TudoCelular