LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 12 chegará às lojas com versão mais lenta do 5G, sugerem analistas

07 de janeiro de 2020 8

Analistas da Susquehanna acreditam que, apesar da chegada do primeiro modelo de iPhone com conectividade 5G em 2020, ele não contará com a tecnologia mmWave, que é a mais rápida para a quinta geração de redes móveis.

Os modelos lançados comercialmente em setembro de 2020, de acordo com uma nota recém-enviada para investidores, deverão trazer apenas conectividade sub-6GHz; ou seja, aqueles aguardando um suporte total ao 5G deverão esperar até 2021, ou na melhor da hipóteses, até dezembro de 2020.

A decisão de restringir o suporte ao mmWave a apenas alguns modelos parece estar relacionada com limitações nos módulos de antena da maçã, que são adquiridos através de outra empresa.

Com isso a Apple pode fazer algo similar ao que vimos em 2017, quando o iPhone 8 e o 8 Plus chegaram às lojas bem antes do iPhone X.

Ainda segundo o analistas os modelos do iPhone com 5G sem mmWave deverão ser aqueles trazendo telas LCD, enquanto os que incluem ambas tecnologias (mmWave e sub-6GHz) trarão painéis OLED.

Em outras palavras, pode ser que o sucessor do iPhone 11 (review aqui) não traga suporte a todas as tecnologias atuais do 5G, já o do iPhone 11 Pro (review aqui) e 11 Pro Max (review aqui), serão capazes de operar em ambas as frequências.

Ao que tudo indica a Apple deve substituir a solução LCP (Liquid Crystal Polymer) utilizada nos modelos da linha iPhone 11 por uma MPI (Modified PI), para tornar os modelos compatíveis com o 5G.

Os dispositivos devem contar com chips 5G da Qualcomm e ganhar antenas ainda mais largas. A título de informação, o 5G mmWave pode chegar a ser até dez vezes mais rápido do que o 4G, enquanto o sub-6GHz (5G de 600 MHz) é apenas um pouco mais veloz do que o LTE.

Infelizmente em relação às redes 5G ainda temos bastante limitações como, por exemplo, o sinal mmWave não sendo capaz de penetrar corretamente dentro de prédios – sem contar que aqui no Brasil, a quinta geração de redes móveis ainda parece um sonho distante.

Atualmente poucos dispositivos disponíveis no mercado suportam o 5G (incluindo o mais barato deles, o Mi Mix 3 5G, que ganhou há pouco um review aqui no TudoCelular) e ainda o fazem de forma limitada.

Porém, com o lançamento do Galaxy S11 programado para fevereiro, teremos o primeiro smartphone compatível com todos os tipos de rede 5G disponíveis.

De qualquer forma, ainda vai demorar um pouco para o 5G se tornar um fator determinante na compra de um novo smartphone, vendo que esse tipo de rede ainda não está disponível em grande parte do mundo.

O Apple iPhone 12 está disponível na Mercadolivre por R$ 2.599. Para ver as outras 58 ofertas clique aqui.
(atualizado em 26 de abril de 2024, às 01:02)

8

Comentários

iPhone 12 chegará às lojas com versão mais lenta do 5G, sugerem analistas

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo