
Economia e mercado 29 Set
04 de outubro de 2021 82
Atualização (04/10/2021) por LL
Já não é novidade que a Apple investiu em melhorias para o desempenho de bateria da nova linha de smartphones iPhone 13, que deve ser liberada para pré-venda no Brasil em 15 de outubro. A variante Pro Max superou o Samsung Galaxy S21 Ultra em testes e apresenta carregamento de até 27W.
Agora, buscando descobrir de forma mais específica a velocidade de recarga das baterias de cada integrante da série, a equipe do site PhoneArena realizou novos testes que mostram em quanto tempo o carregamento vai de 0 a 100%.
O carro-chefe iPhone 13, surpreendentemente, foi o que demorou mais tempo para chegar a 100%. A velocidade diminuiu no final do teste e ele se mostrou mais lento que os outros três modelos, mas o PhoneArena suspeita que tal desempenho pode estar ligado a uma irregularidade na própria testagem. Os testes serão repetidos em breve.
Mesmo assim, curiosamente, as diferenças de carregamento não chegam a ser muito expressivas. O modelo iPhone 13 Pro Max, que possui bateria bem maior, carrega em velocidade similar às das demais variantes. Confira a seguir os resultados dos testes:
Atualização (30/09/21) - HA
Mesmo que a Apple não faça propaganda dessa novidade, os iPhone 13 Pro e 13 Pro Max tiveram uma melhora no carregamento em relação aos antecessores. Como já informado esta semana, a versão mais avançada atinge até 27W, superando o carregamento do Galaxy S21 Ultra.
A informação foi confirmada agora pelos testes do ChargerLAB, que também apontou que a versão Pro padrão atinge o pico de 23W. Isto é, com o carregador USB Power Delivery apropriado com pelo menos 30W de saída, o Pro Max pode carregar a 27W por um tempo antes que as restrições de temperatura levem ao limite. O carregador, no entanto, precisa ser comprado à parte.
Como é possível observar no vídeo acima, o iPhone 13 Pro também recebeu um pequeno aumento em relação aos 20W do iPhone 12 Pro do ano passado.
Matéria original (24/09/21)
Apesar de marcas chinesas já oferecerem carregamento com potências acima dos 60W com frequência, duas das principais fabricantes de celulares do mundo – Apple e Samsung – ainda se mantinham conservadoras no aumento da rapidez da recarga de seus smartphones. Mas parece que a “Maçã” resolveu ampliar a quantidade de Watts na mais recente família de iPhones.
De acordo com o leaker conhecido como Ice Universe, a potência de carregamento do novo iPhone 13 Pro Max tem capacidade de atingir um total de 27W. Isso significa que o top de linha da gigante de Cupertino superou o principal concorrente, Galaxy S21 Ultra, o qual alcança 25W. Confira na publicação a seguir:
The charging power of iPhone 13 Pro Max can reach 27W! Hey, Samsung, what do you think? pic.twitter.com/wcIY73HEPg
— Ice universe (@UniverseIce) September 24, 2021
Como você pode checar, a porta do flagship mais recente da Apple teria um total de quase 9,2 Volts e praticamente 3 Amperes, o que resultaria nos 27 Watts totais, em um cálculo padrão de multiplicação.
Além disso, esse seria o iPhone com o carregamento mais potente já lançado. O seu antecessor, 12 Pro Max, apenas chegava a 20W – ou menos ainda, a 15W, no caso do uso da tecnologia MagSafe. Contudo, vale destacar que a informação para o modelo mais novo não é válida para o recurso sem fio da multinacional norte-americana.
Vale lembrar que as baterias dos novos iPhones já estão homologadas na Anatel. No caso do 13 Pro Max, a capacidade total é de 4.352 mAh, com tensão nominal de 3,85 Vcc. Ainda não há uma confirmação para o início das vendas no Brasil, mas existia a expectativa de que comecem em conjunto com o resto do mundo, algo que não se cumpriu nesta sexta-feira (24).
Você gostou do aumento da potência de carga suportada pelo iPhone mais avançado do momento? Dê a sua opinião para a gente!
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários