Apple 02 Out
Atualização (18/09/24) - JB
Com lançamento esperado para acontecer antes do fim do ano, o novo Mac Mini com chip M4 deve mesmo ganhar uma repaginada no seu design.
Isso porque o computador agora foi encontrado no código da Apple, sendo que a empresa de Cupertino cita nominalmente a presença de chipset M4 e cinco portas USB-C.
Ou seja, nesta geração provavelmente teremos uma ou nenhuma porta USB-A padrão, fazendo os usuários serem obrigados a recorrer a Hubs para conectar seus dispositivos antigos.
Fontes que trabalham na cadeia de fornecimento da Apple também dizem que a empresa deve tornar o Mac Mini ainda mais compacto e fino, uma vez que os componentes foram diminuídos na transição dos chips Intel para ARM.
Ainda assim, o dispositivo terá saída HDMI para monitor, porta Ethernet e P2 para fones de ouvido com fio, além de saída para plugue de energia.
Como esperado, na parte frontal teremos o mesmo padrão minimalista da geração atual, com apenas um LED de funcionamento e talvez duas portas USB-C.
Contudo, como a Apple não comentou os vazamentos, tudo ainda permanece no campo dos rumores.
Atualização (01/09/24): WM
A Apple deve anunciar vários novos Mac com chips M4, M4 Pro e M4 Pro em novembro, e pelo visto o Mac Mini será a grande estrela do evento.
O computador compacto da Apple deve trazer a primeira reformulação visual vista desde 2010, finalmente reduzindo sua espessura para evitar comparações com o Mac Studio — que deve ser atualizado no início de 2025 —, e se aproximando mais das dimensões da Apple TV.
Como era de se esperar, também teremos mudanças nas conexões físicas presentes no Mac Mini, com o ponto positivo ficando para a presença de cinco portas USB-C, sendo duas frontais e três traseiras. Também seriam vistas uma HDMI, uma P2 de 3,5 mm e uma Ethernet para rede cabeada.
Sentindo falta de algo? Sim, segundo Mark Gurman em sua coluna Power On desta semana, não teremos mais a porta USB-A no dispositivo. Isso significa que as duas portas do tipo atualmente presentes no Mac Mini serão removidas, com uma delas sendo substituída por um USB-C e a outra simplesmente deixando de existir.
Gurman ainda aponta que a mudança pode acontecer também nos futuros Mac Pro e Mac Studio de 2025, o que marcaria o fim do conector USB-A nos computadores da Apple — a porta já foi removida do MacBook Air, MacBook Pro e iMac.
Sobre o início das vendas do Mac Mini, é dito que o envio de unidades com o M4 por parte dos fornecedores acontecerá já neste mês de setembro, porém o modelo com M4 Pro pode começar a ser enviado apenas em outubro. Ele não crava se o produto será anunciado em outubro ou novembro, apenas apontando que as versões não devem ser apresentadas com menos de um mês do lançamento da linha iPhone 16 em 9 de setembro.
Por fim, é dito que o Mac Mini trará um sistema de alimentação interno, ou seja, será necessário apenas um cabo para levar energia ao dispositivo, sem uma grande fonte ocupando espaço ao levá-lo por aí.
Mais informações sobre o Mac Mini e outros Mac preparados pela Apple para os próximos meses devem ser disponibilizados em breve, então fique ligado no TudoCelular.com para não perder nada.
Atualização (08/08/2024) - EB
Em abril vimos Mark Guman dizer que a Apple pode lançar um Mac mini com chip M4 neste ano. Agora esta possibilidade está sendo reforçada por novas fontes que relataram ao jornalista da Bloomberg que o novo Mac mini pode ser ultrafino e ter novas portas na traseira.
Gurman diz que o novo Mac mini é uma espécie de "iPad Pro em uma pequena caixa" com cerca de 3,55 centímetros de altura, três portas USB-C, uma HDMI e um cabo de alimentação na traseira.
Além disso, a Apple também deve lançar uma versão com chip M4 Pro ao lado do M4 padrão para aqueles que desejam poder de processamento adicional.
Se as fontes de Gurman estiverem corretas, o novo Mac Mini pode ser lançado junto do iPhone 16, pois elas dizem que o novo Mac mini com chip M4 deve ser enviado pelos fornecedores ainda em agosto, enquanto o modelo com M4 Pro deve estar disponível apenas em outubro deste ano.
A expectativa é que a linha iPhone 16 seja apresentada em um evento em setembro ou outubro deste ano junto de outros produtos como um novo Apple Watch, novos AirPods e, talvez, os novos Mac mini.
Matéria original (22/04/2024)
Falta pouco: Mac mini pode "pular" o Apple M3 e ser lançado com novo processador M4 em 2024
A Apple renovou sua linha de desktops e notebooks com uma nova geração de processadores em 2023, trazendo novos modelos de iMac e MacBook com M3, M3 Pro e M3 Max. No entanto, alguns computadores acabaram “esquecidos” e continuam sendo vendidos com chips da série M2, como o Mac Studio e Mac mini.
De acordo com as informações compartilhadas pelo analista Mark Gurman no último domingo (21), a Apple pode não lançar um Mac mini com M3 ou M3 Pro. Em vez disso, o desktop compacto deve receber uma atualização de hardware somente no final de 2024, mas já contando com os futuros processadores M4 e M4 Pro.
A atual geração do Mac mini é vendida na loja oficial da Apple em opções equipadas com M2 e M2 Pro, custando a partir de R$ 7.499 e R$ 15.799, respectivamente. Esses desktops compactos foram introduzidos em janeiro de 2023, e devem finalmente receber uma versão com processador de última geração até o início de 2025.
Dada a proximidade do lançamento de uma nova geração de processadores da Apple, a melhor hipótese é que a próxima geração do Mac mini “pule” o M3 e vá direto ao M4, que deve ser produzido com uma versão otimizada da litografia de 3 nanômetros da TSMC, além de contarem com importantes melhorias de desempenho em inteligência artificial.
Gurman esclarece que, com o Mac mini chegando em versão renovada até o final de 2024, não há “espaço para modelos equipados com M3”. Esta não seria a primeira vez que a Apple pula uma geração de processador em um Mac. O iMac, por exemplo, nunca recebeu uma versão equipada com M2, “pulando” do M1 para o M3.
Em seu boletim "Power On", o analista comenta também que o Apple Vision Pro está passando por uma queda de demanda nos Estados Unidos. Esse fenômeno ocorre após um aumento nas reclamações de usuários sobre dores e mal-estares durante o uso do headset. Gurman acredita que haja problemas de marketing e falta de um ecossistema completo.
Ainda para este ano, a Apple também prepara o lançamento do iPhone 16 e iPhone 16 Pro, que devem ser marcados pela chegada de recursos de IA generativa com o iOS 18. A nova versão do sistema operacional deve ser anunciada em 10 de junho, durante a WWDC 2024.
Comentários