LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: YouTube para Android restringe vídeos a 480p na Índia

29 de março de 2020 16

O YouTube anunciou que vai se juntar à Netflix, Disney Plus, Facebook, Globoplay e tantas outras que anunciaram recentemente a redução da qualidade dos vídeos dos seus serviços como forma de descongestionar a internet.

Como se sabe, desde o início da pandemia do novo coronavírus, autoridades têm se preocupado com o aumento drástico de consumo de internet pelo usuário doméstico, e por isso plataformas de vídeo, as que mais consomem banda no mundo, estão temporariamente diminuindo a qualidade dos seus arquivos.

A plataforma do Google havia dito que reduziria a qualidade padrão dos conteúdos para 480p, a famosa qualidade SD, mas que ainda seria possível, por exemplo, chegar a pelo menos HD 720p. Porém, na Índia parece que as medidas adotadas vêm sendo mais drásticas.


O app para Android o YouTube passou a limitar a qualidade máxima de reprodução em 480p, mesmo em vídeos que foram disponibilizados originalmente em Ultra HD. E mais: a restrição é válida até mesmo para quem tem uma assinatura YouTube Premium.

Por enquanto as restrições atingem regiões como Mumbai e Delhi, aos poucos chegando a outros locais a partir de relatos de usuários. Em todo caso, a reprodução em computadores ainda permanece que todas as resoluções sejam alcançadas.

Se o YouTube resolveu tomar medidas mais drásticas seria de bom grado anunciar. A Índia tem mais de 1,2 bilhão de cidadãos, e talvez a plataforma tenha adotado regras mais rígidas especificamente na região, mas avisos seriam bem-vindos por parte da companhia.

Vale lembrar, no Brasil tanto a Netflix quanto Facebook já mudaram seus vídeos para que eles consumam menos internet. Na primeira, porém, foi reduzido o bitrate dos programas, mas não a resolução, e sendo assim o usuário deverá ter uma perda mais discreta de qualidade.

E você, já notou a perda de qualidade em algum serviço de vídeo até agora? Conte para a gente nos comentários!


16

Comentários

Coronavírus: YouTube para Android restringe vídeos a 480p na Índia
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista