LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Macs com Apple M1 já são capazes de rodar Linux, mas ainda apresentam limitações

20 de janeiro de 2021 3

Os Macs com Apple M1 chegaram ao mercado em novembro do ano passado, marcando o início da nova aposta da Apple em chips proprietários após anos de parceria com a Intel. Com elevado grau de otimização, as máquinas oferecem nível de desempenho elevadíssimo considerando as limitações da arquitetura ARM frente à x86, e chegam a se aproximar da performance vista em chips para desktop.

Tamanho potencial despertou o interesse de entusiastas, que buscam portar o Windows, considerando não haver mais o suporte ao Boot Camp, e distros Linux para o Apple M1. Enquanto a versão ARM do sistema da Microsoft já chegou a ser executada nos novos computadores da Maçã, ainda que por meio de virtualização, o Linux ainda buscava por mais apoiadores.

Isso acaba de mudar, graças à Corellium, empresa especializada em oferecer soluções de virtualização para dispositivos ARM. Utilizando seu Project Sandcastle, mesmo conjunto de códigos que permitiu a execução do Ubuntu 20.04 LTS em um iPhone 7, a companhia conseguiu portar o Linux por completo para a nova plataforma da Apple.

Além da interface gráfica completa, o port para o Apple M1 conta com suporte a uso do USB, I2C e DART, mas infelizmente ainda apresenta algumas limitações. Além de requerer um dongle USB-C para ter acesso à internet, não é possível utilizar aceleração de hardware. Ainda assim, os avanços são dignos de comemoração, considerando a velocidade com a qual o sistema foi trazido aos aparelhos: a equipe, com apoio de outros desenvolvedores, levou pouco mais de 5 dias.

Corajosos de plantão que querem arriscar executar o Ubuntu em seus Macs podem acessar o repositório do port realizado pelos desenvolvedores por meio desta página no GitHub. Como de costume, vale o aviso de que o processo requer conhecimentos bastante avançados de Linux.


3

Comentários

Macs com Apple M1 já são capazes de rodar Linux, mas ainda apresentam limitações
  • Quem diabos vai querer usar Linux no Mac? Kkkkk

      • Tem muitas pessoas que preferem os sistemas baseados em Linux. Mas, o mais provável é que seja uma alternativa para quando o Apple Silicon M1 se tornar legado, assim os proprietários desses Computadores vão continuar tendo um sistema atualizado e seguro (fora que o funcionamento do Mac e das destros Linux são bastante semelhantes). Para efeitos de comparação, até pouco tempo atrás ainda existiam distribuições Linux que davam suporte para processadores PowerPC.

          • Sla né

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Especiais

            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

            Software

            Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2