LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Macs com Apple M1 já são capazes de rodar Linux, mas ainda apresentam limitações

20 de janeiro de 2021 3

Os Macs com Apple M1 chegaram ao mercado em novembro do ano passado, marcando o início da nova aposta da Apple em chips proprietários após anos de parceria com a Intel. Com elevado grau de otimização, as máquinas oferecem nível de desempenho elevadíssimo considerando as limitações da arquitetura ARM frente à x86, e chegam a se aproximar da performance vista em chips para desktop.

Tamanho potencial despertou o interesse de entusiastas, que buscam portar o Windows, considerando não haver mais o suporte ao Boot Camp, e distros Linux para o Apple M1. Enquanto a versão ARM do sistema da Microsoft já chegou a ser executada nos novos computadores da Maçã, ainda que por meio de virtualização, o Linux ainda buscava por mais apoiadores.

Isso acaba de mudar, graças à Corellium, empresa especializada em oferecer soluções de virtualização para dispositivos ARM. Utilizando seu Project Sandcastle, mesmo conjunto de códigos que permitiu a execução do Ubuntu 20.04 LTS em um iPhone 7, a companhia conseguiu portar o Linux por completo para a nova plataforma da Apple.

Além da interface gráfica completa, o port para o Apple M1 conta com suporte a uso do USB, I2C e DART, mas infelizmente ainda apresenta algumas limitações. Além de requerer um dongle USB-C para ter acesso à internet, não é possível utilizar aceleração de hardware. Ainda assim, os avanços são dignos de comemoração, considerando a velocidade com a qual o sistema foi trazido aos aparelhos: a equipe, com apoio de outros desenvolvedores, levou pouco mais de 5 dias.

Corajosos de plantão que querem arriscar executar o Ubuntu em seus Macs podem acessar o repositório do port realizado pelos desenvolvedores por meio desta página no GitHub. Como de costume, vale o aviso de que o processo requer conhecimentos bastante avançados de Linux.


3

Comentários

Macs com Apple M1 já são capazes de rodar Linux, mas ainda apresentam limitações
  • Quem diabos vai querer usar Linux no Mac? Kkkkk

      • Tem muitas pessoas que preferem os sistemas baseados em Linux. Mas, o mais provável é que seja uma alternativa para quando o Apple Silicon M1 se tornar legado, assim os proprietários desses Computadores vão continuar tendo um sistema atualizado e seguro (fora que o funcionamento do Mac e das destros Linux são bastante semelhantes). Para efeitos de comparação, até pouco tempo atrás ainda existiam distribuições Linux que davam suporte para processadores PowerPC.

          • Sla né

            Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

            Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

            Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

            iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo