LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 12: Google revela “classes de desempenho” para celulares tops de linha

14 de outubro de 2021 19

O Android 12 foi lançado oficialmente em sua versão “pura” no início do mês, e com ele, diversas mudanças foram apresentadas. O Material You é uma das principais novidades, além das melhorias de privacidade e recursos que buscam otimizar a experiência de usuário. Por outro lado, a maioria das mudanças parecem estar no lado dos desenvolvedores.

Nesta quinta-feira (14), o Google publicou o Compatibility Definition Document (CDD, ou “Documento de Definição de Compatibilidade”, em tradução livre), uma listagem de novas instruções que visam manter a consistência do sistema operacional em celulares e tablets de diferentes fabricantes que utilizam o Android.


O CDD do Android reúne diferentes requisitos do “Android Compatibility Program” (“Programa de Compatibilidade do Android”, em tradução livre) que buscam manter o comportamento do software similar em todos os dispositivos em que é instalado. Caso um smartphone não atenda a esses requisitos, ele não poderá oferecer acesso aos serviços do Google Play.

Um exemplo dessa política é o painel de controle para dispositivos de casa inteligente no menu de energia integrado no Android 11 — caso uma fabricante implemente esse recurso em sua interface de usuário, esta deve atender ao padrão estabelecido pelo Google no CDD do Android 11. O mesmo ocorre no Android 12.

Desenvolvedores observaram no CDD do Android 12 que há uma nova classificação de celulares chamada “performance class” ou “classe de desempenho”, introduzida oficialmente junto à primeira versão beta da grande atualização do SO.


Essas categorias são uma nova forma de verificar o quão poderoso é um dispositivo. O Google afirma que cada versão do Android terá sua própria classe de desempenho correspondente. Isso, portanto, significa que um dispositivo pode mudar sua classe a depender dos requisitos mínimos da nova distribuição à qual será atualizado.

Os principais requisitos para a “classe de desempenho 12” (Android 12) são:

  • 6 GB de RAM ou mais
  • Tela com resolução de 1080p e 400 DPI ou mais
  • 120 MB/s de gravação sequencial e 250 MB/s de leitura sequencial ou mais
  • 10 MB/s de gravação aleatória e 40 MB/s de leitura aleatória ou mais
  • Câmera traseira de 12 MP com suporte à gravação em 4K a 30 FPS
  • Câmera traseira de 4 MP com suporte à gravação em 1080p a 30 FPS

Vale notar que as especificações mencionadas são apenas parte da extensa lista de requisitos que incluem codecs, processamento de imagem e outras informações. A título de comparação, veja os requisitos para a “classe de desempenho 11” (Android 11):

  • 6 GB de RAM ou mais
  • Tela com resolução de 1080p e 400 DPI ou mais
  • 100 MB/s de gravação sequencial e 200 MB/s de leitura sequencial ou mais
  • 10 MB/s de gravação aleatória e 25 MB/s de leitura aleatória ou mais
  • Câmera traseira de 12 MP com suporte à gravação em 4K a 30 FPS
  • Câmera traseira de 4 MP com suporte à gravação em 1080p a 30 FPS

Desta forma, a “classe de desempenho 12” é a melhor experiência que um celular ou tablet pode oferecer atualmente. Caso o mesmo seja atualizado para o Android 13, mas mantenha sua classe, ele pode deixar de ser considerado um aparelho high-end, mas ainda oferecerá alta performance, de acordo com os parâmetros do Google.

A iniciativa pode contribuir para que as OEMs melhorem a experiência de uso de seu software. As ferramentas de testes automatizados do Programa de Compatibilidade do Android podem atestar o desempenho de um dispositivo e indicar se há espaço para melhorias, como desativar recursos e efeitos visuais muito exigentes.


19

Comentários

Android 12: Google revela “classes de desempenho” para celulares tops de linha
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista