LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 14 pode exigir que celulares suportem o codec AV1 e migrem para arquitetura de 64 bits

30 de setembro de 2022 10

O Android 13 chegou oficialmente aos celulares elegíveis há pouco mais de um mês, mas os especialistas já estão comentando as possíveis mudanças trazidas pelo Android 14 em 2023. De acordo com as últimas descobertas do popular analista Mishaal Rahman, a próxima versão do sistema operacional do Google pode exigir suporte ao codec AV1.

Em uma publicação em seu blog oficial nesta sexta-feira (30), Rahman destaca uma nova entrada no projeto de código aberto do Android. A plataforma nota que a partir do Android 14, todos os celulares e tablets deverão suportar decodificação de AV1.

(Imagem: Reprodução)

A entrada inclui o suporte ao AV1 no CDD (“Documento de Definições de Compatibilidade do Android”, em tradução livre da sigla) do Android, que lista todos os requisitos que os aparelhos devem atender para poderem executar o sistema operacional.

Suporte à decodificação de conteúdo em AV1 é uma adição importante ao software, uma vez que esse formato de compressão de vídeo é muito mais eficiente e exige menos largura de banda para poder renderizar altas resoluções. O YouTube e Netflix são algumas das plataformas que já utilizam a tecnologia.

O analista reiterou que a próxima geração do sistema operacional mais utilizado do mundo deve abandonar suporte às aplicações de 32 bits e migrar toda a sua arquitetura para 64 bits — pelo menos em dispositivos que funcionam com processadores baseados em ARMv9, como Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1, MediaTek Dimensity 9000 e Samsung Exynos 2200.

Por mais gritante que essa mudança possa soar, o mercado está preparado para isso. A maioria dos aplicativos modernos — cerca de 99% de todos os títulos da Google Play Store — já estão executando com arquitetura de 64 bits. A Apple, por sinal, abandonou suporte aos 32 bits com o lançamento do iOS 11 em 2017.

O Android 14 deve entrar em fase beta no segundo trimestre de 2023. Por ora, o Google testa a atualização QPR1 com melhorias de desempenho, estabilidade e novos recursos para o Android 13.

Veja mais!

O Google Pixel 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

10

Comentários

Android 14 pode exigir que celulares suportem o codec AV1 e migrem para arquitetura de 64 bits
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2