LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

As 10 principais novidades do iOS 12 apresentadas na WWDC18 | Vídeo do TudoCelular

05 de junho de 2018 12

Apple apresentou na WWDC 2018, que aconteceu nesta segunda-feira (04), a nova versão do seu sistema móvel. O iOS 12 chega com grande foco em realidade aumentada, mas o que deve agradar aos usuários de iPhone, especialmente aqueles que possuem um modelo mais antigo, é a grande preocupação da empresa em entregar um sistema cada vez mais rápido e otimizado.

A gigante de Cupertino veio com muitas promessas no evento, garantindo que o iOS 12 não tornará os modelos antigos mais lentos. Muito pelo contrário, foi dito que no caso do iPhone 6 Plus, por exemplo, teremos um ganho de 40% na abertura de apps comparado ao desempenho atual com iOS 11.

E não para por aí. O teclado também foi otimizado, levando metade do tempo para surgir na tela. O aplicativo de câmera também passou por melhorias para exigir menos do processador sempre que é executado. Resultado disso? A empresa promete que abrir a câmera no iPhone 6 Plus está 70% mais rápido.

Notificações

Uma mudança há muito tempo desejada pelos usuários era a tela de notificações do sistema. Sempre que você recebe uma mensagem ou alerta tudo é exibido em formato de lista, mesmo que haja várias notificações de um mesmo app. Isso acaba virando uma verdadeira bagunça especialmente quando temos muitos mensageiros instalados no iPhone.

Com o iOS 12 essa bagunça finalmente terá um fim. As notificações passam a ser agrupadas, sendo possível perceber um design em estilo cartões empilhados que ao serem tocados expandem e exibem cada mensagem individualmente.

Os comandos ainda são os mesmos, com Visualizar e Limpar Tudo ao deslizar para a esquerda numa notificação. O que muda é que agora temos a opção Gerenciar, para decidir o que fazer com cada alerta naquele grupo.

Ao tocar em uma notificação podemos responder uma mensagem, assim como antes. Mas tenha em mente que por ser a primeira beta do iOS 12, o agrupamento de notificações nem sempre funciona como deveria, e até mesmo responder uma simples mensagem do WhatsApp pode ser frustrante às vezes.

Realidade aumentada

Desde o lançamento do Face ID, já ficou claro que o foco da Apple está na realidade aumentada. Na WWDC 2018, a empresa logo de cara apresentou o que a tecnologia pode oferecer com a nova versão do seu sistema móvel.

Na demonstração feita no palco tivemos dois apresentadores brincando com LEGO, mostrando que o iOS 12 consegue identificar objetos reais, como uma casa feita em peças de brinquedo, e a realidade aumentada insere os personagens que são controlados pelos jogadores. E o melhor é que é possível jogar com outras pessoas, cada uma usando seu iPhone ou iPad.

Entre as melhorias feitas no iOS 12, temos um novo formato de arquivo dedicado, chamado de USDZ, criado em parceria com a Pixar, da Disney. E com parceria com a Adobe, também é possível usar a realidade aumentada para a criação e edição de documentos em tempo real.

Para complementar ainda mais a experiência de realidade aumentada, Apple também incluiu um novo aplicativo no iOS 12, chamado de Measure. O que ele faz é usar a tecnologia para tirar as medidas de um objeto. Ele é capaz de identificar a forma, seja retângulo ou cilíndrico. A funcionalidade é simples, mas funciona bem na maioria das vezes.

Não Perturbe

O recurso Não Perturbe foi aprimorado no iOS 12. Agora ele permite esconder suas notificações durante o período de sono, para evitar que você acorde e se distraia com seu celular. Caso você acorde no meio da noite, apenas o relógio e horário do próximo alarme são exibidos em tons de cinza – tudo pensado para não atrapalhar uma bela noite de sono.

Também é possível eliminar completamente as notificações da tela de bloqueio, apenas silenciá-las por tempo determinado ou desligá-las quando o Não Perturbe está ativo. A Siri também sugere desativar notificações de apps que você usa com pouca frequência.

O sistema também informará ao usuário quais os momentos ideais de ativar o recurso, evitando que o iPhone atrapalhe momentos importantes, como uma reunião no trabalho. Isso mostra que a Apple está preocupa em como o iPhone pode atrapalhar a vida das pessoas, e disso surgiu a necessidade de criar um controle sobre o tempo que você passa interagindo com seu smartphone.

Tempo de tela

O iOS 12 registra o tempo de uso de cada aplicativo. A novidade é bastante similar ao que vimos no Android P. Chamado apenas de Tempo de Tela, a novidade do iOS permite informar ao usuário o tempo gasto com redes sociais, jogos, produtividade ou mesmo de cada app individual. Também é possível definir um tempo de uso por dia, o que ajuda a controlar o vício em um determinado jogo ou aplicativo de troca de mensagens, por exemplo.

O grande diferencial comparado à solução presente no Android é que o iOS 12 fornece controles para os pais. O controle parental do sistema da Maçã foi aprimorado e agora permite acompanhar o que seus filhos fazem no celular, quanto tempo passam no Facebook e até limitar o tempo de uso por dia.

O recurso também permite que você defina um horário em que o aplicativo possa ser usado. Quando o tempo de uso esgota ou a criança tenta abrir um joguinho enquanto no horário escolar, por exemplo, apenas uma tela branca é exibida.

Fotos

A cada versão do iOS temos melhorias nos apps nativos do sistema. Na versão 12, a gigante de Cupertino deu grande atenção ao Fotos, que pega emprestado alguns recursos do aplicativo homônimo da Google, como a busca refinada que agora aceita sugestões de pessoas, categorias e momentos.

O software também sugere qual o melhor filtro a ser aplicado para cada tipo de imagem, seja no Modo Retrato ou mesmo no Live Photos. O aplicativo reconhecerá os seus amigos nas fotos, permitindo que você compartilhe cada momento registrado com eles de forma fácil.

O compartilhamento de fotos é feito via aplicativo Mensagens, com criptografia para garantir total segurança. E por falar em mensagens, Apple adicionou novos Animojis para o iPhone X: temos um fantasma, coala, tigre e até mesmo um T-Rex.

Memoji

Um dos grandes destaques do iPhone X em seu lançamento foi os Animojis. Agora com iOS 12 tivemos algumas melhorias, como o reconhecimento da língua do usuário, permitindo uma maior quantidade de expressões faciais ao se comunicar. Também é possível criar uma figura animada baseada na aparência do usuário (algo similar ao que vimos no Galaxy S9, porém mais funcional e com resultado final mais convincente).

O usuário escolhe um rosto padrão e então vai customizando o tom de pele, cabelo, olhos e também o tipo de cabelo. As opções vão além da aparência humana tradicional, permitindo escolher vários tipos de cores como uma pele rosa, cabelos verdes e olhos laranjas, por exemplo. Os Memojis podem ser usados não apenas para troca de mensagens, mas até mesmo em videochamadas.

O recurso funciona bem e deve agradar aos usuários que buscam novas formas de se comunicar com seus amigos. A realidade aumentada presente no iOS 12 combinada com o hardware do iPhone X realmente é capaz de gerar resultados interessantes. Podemos esperar que a nova linha de iPhones a ser lançada este ano leve isso mais além.

Facetime

E para os fãs de videochamadas, aqui vem uma novidade interessante. O FaceTime agora permite realizar chamadas com até 32 pessoas no mesmo grupo – seja somente áudio ou com vídeo. São exibidas as imagens de quatro pessoas na tela, onde o espaço ocupado por cada uma aumenta quando ela fala. O aplicativo agora está integrado ao Mensagens, o que permite alternar entre videochamadas e apenas conversa por texto facilmente.

Durante a WWDC 2018, a companhia demonstrou ao vivo a novidade, com funcionários da própria Apple em uma conferência. Em certo momento, Tim Cook apareceu com sua própria versão do Memoji. Assim, é possível usar filtros em realidade aumentada e adesivos fofos e engraçados também para as conversas.

Na demonstração o recurso pareceu funcionar dentro do esperado, só resta saber se ter conferências com tantas pessoas será prático, ainda mais quando todo mundo começar a falar ao mesmo tempo.

Aplicativos

A cada versão do iOS temos apps reformulados e com o iOS 12 não seria diferente. O aplicativo Gravador agora foi liberado para iPad e também ganhou sincronização com o iCloud. Os aplicativos Notícias, Ações e Apple Books (antigo iBooks) ganharam novas interfaces. Já o CarPlay agora possui suporte ao Waze e Google Maps.

Além dos novos aplicativos, também temos animações mais ágeis com o iOS 12. Quando você faz coisas como abrir a central de controle, rolar a tela em aplicativos ou mudar de um app para outro, tudo parece mais responsivo nesta versão, especialmente em modelos mais antigos.

A empresa também levou os gestos do iPhone X para o iPad. Mesmo que você tenha o botão home para interagir com o sistema, é possível deslizar para cima para voltar para tela inicial, por exemplo. E a integração com o Mac também foi aprimorada, agora permitindo compartilhar suas senhas salvas no iOS.

Siri

A assistente pessoal da Apple ainda deixa a desejar para rivais como Cortana e Google Assistente, mas vem ganhando novos truques a cada versão do iOS. Agora ela ganhou uma maior integração com apps de terceiros. Assim, quando você der o comando “Fazer compras”, ela abrirá algum aplicativo de supermercado instalado em seu iPhone.

Siri também consegue identificar o local em que você está e sugerir aplicativos específicos. Mas a maior novidade está no Editor de Atalhos, que permite criar rotinas para o seu dia a dia, escolhendo vários comandos que devem ser executados em sequência. Assim, quando você estiver voltando para casa a Siri já pode ligar as luzes e controlar a temperatura do ambiente, enquanto no seu carro a assistente pode comandar as músicas tocadas e traçar a melhor rota para casa.

Outro recurso interessante para a Siri no iOS 12 está na ajuda para recuperar senhas. Ao solicitar a assistente a senha de determinada conta que está armazenada no iPhone, a Siri responderá rapidamente trazendo a informação para o usuário.

Disponibilidade

O iOS 12 será liberado para todos os produtos da Apple com iOS 11. Isso inclui desde o iPhone 5S até o iPhone X. Para o tablet da empresa teremos a atualização do iPad 5ª geração em diante, incluindo também o iPad mini 2. Já para o iPod, apenas o modelo de 6ª geração receberá a novidade.

A versão beta foi liberada para desenvolvedores e em breve chegará para os usuários. A versão final, no entanto, ainda não tem data de lançamento, mas podemos esperar o iOS 12 sendo lançado oficialmente entre setembro e outubro.

Para mais informações e novidades sobre o iOS 12, não esqueça de acompanhar o TudoCelular e também o nosso canal no YouTube.


12

Comentários

As 10 principais novidades do iOS 12 apresentadas na WWDC18 | Vídeo do TudoCelular

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo