LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 12: novas funções do sistema são descobertas por desenvolvedor

14 de abril de 2021 17

A primeira Developer Preview do Android 12 foi liberada em fevereiro de 2021 com algumas novidades na interface e usabilidade, mas muito ainda está por vir. Pelo menos é o que indica uma fonte anônima do fórum XDA, que publicou diversas capturas de tela mostrando novas funções e melhorias que devem chegar ao sistema do Google em breve.

Segundo a fonte, as novidades foram encontradas pelo desenvolvedor na versão Developer Preview mais recente do Android 12 ao analisar o código do sistema. Dessa forma foi possível ainda ativar algumas delas para conferir tudo o que há de novo.

Mudanças visuais

Novas animações

Começando pela interface, temos novas animações na gaveta de aplicativos, que ganhou um efeito "elástico" ao puxar a lista para cima quando se chega ao fim dela.

A mesma animação também está presente no aplicativo de configurações.

Nova tela ao abrir aplicativos

Outra mudança notada no launcher do Android é uma nova tela que se abre após tocar no ícone. Ela é formada pela cor dominante no ícone do aplicativo. Infelizmente ela ainda não acerta a combinação em 100% dos casos.

Melhorias no design do widget de conversas

Ainda falando do launcher, os widgets de conversas recentes em aplicativos receberam algumas melhorias, mas por enquanto a funcionalidade é a mesma: mostrar um atalho para as conversas mais recentes de cada aplicativo.

Novo visual do Widget de conversas recentes no Android 12. Imagem: XDA

Nova animação de carregamento

Uma nova animação de carregamento também foi adicionada. Ela deve aparecer quando o usuário conectar o carregador ao celular.

Novos controles de volume e ajuste de brilho

Já nos controles temos um novo layout para controlar o volume e alternar entre diferentes modos de notificação, que agora tem um visual mais parecido com o adotado na MIUI, mas com um estilo próprio do Google.

Novos controles de volume do Android 12. Imagem: XDA

Por fim, o controle de ajuste de brilho também deve receber um novo visual no futuro, adotando um design mais grosso, que pode ser mais acessível para algumas pessoas.

Além disso, o modo de brilho reduzido teve seu nome alterado para "Extra dim" na versão analisada pelo desenvolvedor, mas a fonte afirma que é pouco provável que o Google adote este nome na versão estável do sistema, visto que ela não é muito intuitiva para novos usuários.

Mais privacidade

A privacidade de dados dos usuários é um ponto muito importante. Na versão analisada foram encontradas diversas melhorias, dentre elas está a capacidade de restringir o acesso a notificações. Isso é particularmente útil para aplicativos como Launchers, que precisam ler as notificações para incluir os pontos nos ícones dos aplicativos na tela inicial.

Imagens: XDA

Nos testes a novidade ainda não era funcional, mas foi possível notar que há 4 categorias para definir ou restringir o acesso a cada uma delas de acordo com o tipo de notificação: Tempo real, Conversas, modo Padrão e Silencioso. As notificações aprimoradas com estas novas categorias devem chegar com o nível de API 31 do Android 12, que ainda não foi liberado para desenvolvedores.

Notificações sobre área de transferência

Uma nova opção muito interessante também foi detectada no menu Configurações > Privacidade. Ela permite que uma notificação sutil seja mostrada na tela quando um aplicativo acessar e alterar o conteúdo da área de transferência.

Confira as capturas de tela:

Novas opções para área de transferência. Imagens: XDA

Isso pode levar ainda mais segurança para os usuários, mostrando quais aplicativos acessaram esta área do Android que muitas vezes guarda informações confidenciais como números de cartões de crédito ao realizar uma compra online.

Nova tela de acesso à localização

No Android 12 também será possível restringir o acesso ao local de determinados aplicativos. Eles ainda poderão ver a sua localização, mas somente de forma aproximada caso você deseje.


Nesta nova versão, o desenvolvedor encontrou uma nova tela que mostra a diferença entre localização precisa e aproximada, que deve ajudar muito as pessoas a entender a diferença e escolher a melhor opção de acordo com seu uso.

Além disso, também foram encontrados indícios de que aplicativos também terão que solicitar permissões para controlar a reprodução de mídia e agendar alertas no Android, evitando assim avisos indesejados. Infelizmente esta funcionalidade ainda não está funcional no momento.

Instalação de aplicativos de terceiros facilitada

Atualmente ao instalar um aplicativo de terceiro é preciso baixar o arquivo APK e ainda conceder permissão para que o navegador realize a instalação. Entretanto, após ativar a opção é preciso retornar ao aplicativo e abrir o arquivo novamente, o que muitas vezes é confuso.

Nas versões futuras o Android 12 pode facilitar isto, mostrando a caixa que questiona sobre a instalação do app logo após conceder permissão para que o navegador ou loja alternativa baixe e instale arquivos APK como você pode ver no vídeo acima.

Novas funções

Novos modos de tela dividida

Uma nova opção também apareceu no menu de gerenciamento de aplicativos multitarefa. Ao tocar no ícone do aplicativo apresentado no multitarefa, uma nova opção é mostrada: "Pin to top", que reduz o tamanho da janela para 1/4 da tela.

Novo modo de tela dividida. Imagem: XDA

Com esta função ligada, basta tocar em outro aplicativo e fazer o mesmo para que ambos ocupem metade da tela. Dessa forma é possível utilizar mais janelas abertas de uma só vez, assim como já é feito nos computadores.

Outra melhoria é capacidade de trocar os aplicativos de lado ao utilizar o modo de tela dividida. Basta tocar no divisor entre eles para que eles alternem.

Captura de tela estendida

A captura de tela estendida já está presente em diversos aparelhos, mas somente deve chegar de forma oficial no Android 12. Nesta nova prévia, o desenvolvedor encontrou algumas mudanças nesta função, que agora captura a tela completa e permite que o usuário corte apenas a área necessária para uso.

Ainda não está claro se ela funcionará da mesma forma para todos os aplicativos, mas o recurso chamado de "Lupa" certamente é uma forma mais prática e rápida de capturar a imagem da tela.

Mais espaço na tela inicial

Tablets terão ainda mais espaço na tela inicial com o Android 12. Agora eles terão o dobro de tamanho para widgets na tela inicial, que poderão ficar lado a lado como se fossem duas telas iniciais juntas.


Essa novidade permitirá que eles tirem ainda mais proveito das telas gigantes, além de ser um belo conjunto com as novas formas de usar janelas divididas que já citamos.

Pesquisa de widgets

Selecionar widgets vai ser muito mais simples no Android 12. Agora eles são separados por aplicativos e, caso você não tenha certeza se o selecionado é o correto, ainda é possível expandir o seu tamanho para vê-lo completo antes de arrastá-lo para tela inicial.

Imagens: XDA

Além disso, também será possível pesquisar entre os widgets. Dessa forma, se você quiser encontrar um "relógio", basta pesquisar por isso e todos os do tipo serão mostrados.

Novas configurações de Wi-Fi

A página de configurações de Wi-Fi foi renomeada para Internet e agora contém novas informações de forma mais detalhada. É possível ver o tipo da rede e muitos outros parâmetros da rede conectada facilmente.

Novas configurações de Wi-Fi. Imagem: XDA

Além disso, há um novo modo de compatibilidade de hotspot, que alterna a frequência para 2,4GHz ao invés de 5GHz.

Acesso facilitado a cartões e pagamentos por proximidade

As Configurações Rápidas também devem receber um novo item: um ícone para ativar cartões de pagamento por proximidade, que será destinado ao uso de cartões, passes e outros itens de uso rápido.


Falando em uso rápido, uma nova opção para ativar a Assistente do Google também está disponível. Com ela, basta apertar e segurar o botão de ligar para acionar a assistente por voz da mesma forma como já ocorre com a Bixby em dispositivos Samsung.

Novos emojis

Por fim, novos emojis do Unicode 13.1 foram encontrados na compilação encontrada pelo desenvolvedor. Eles já estão disponíveis no GBoard do Google. Então se você quiser ver mais sobre eles, basta baixar o aplicativo ou conferir a nossa matéria sobre ele aqui.

Imagem: XDA

De qualquer forma, eles já estão oficialmente nesta nova compilação e devem chegar para todos os testadores na próxima Developer Preview do Android 12.

Qual a sua novidade favorita do Android 12 desta compilação? Conte nos comentários.

Saiba mais


17

Comentários

Android 12: novas funções do sistema são descobertas por desenvolvedor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista