LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xbox Series S: RAM não é um problema, mas GPU é um desafio, afirma estúdio de Metro Exodus

16 de fevereiro de 2021 36

O PS5 e o Xbox Series X marcam uma geração de consoles que está mais próxima do que nunca ao que é oferecido em bons PCs para games. Com 10,28 e 12 TFLOPs de processamento, respectivamente, memória GDDR6, CPU AMD Zen 2 e GPUs AMD RDNA 2, os dois dispositivos se mostram capazes de renderizar jogos em resolução 4K, ou próxima disso, a 60 FPS, além de suportar Ray Tracing.

Acompanhando os dois aparelhos está o Xbox Series S, modelo mais modesto da nova geração. Trazendo CPU AMD Zen 2 bastante similar à encontrada no irmão mais poderoso e no rival, o Series S sofre downgrades em sua memória, que fica limitada a 10GB GDDR6 com largura de banda máxima de 224GB/s, contra 16GB do Series X com largura de banda máxima de 560GB/s, e principalmente em sua GPU, que apresenta apenas 4 TFLOPs de poder computacional.


Essas limitações geraram preocupações entre entusiastas e até mesmo entre desenvolvedores, e já têm se mostrado em alguns títulos. Anunciado como uma máquina para resoluções 1440P e 1080P, o Xbox Series S chega a atingir resolução 900P em games mais pesados, como Control: Ultimate Edition.

O mais recente estúdio a se mostrar preocupado com o hardware do Series S é a 4A Games, desenvolvedora da franquia Metro. Em entrevista ao site WCCFTech, o gerente técnico da produtora, Oleksandr Shyshkovtsov, revelou que os 10GB de RAM do console básico da Microsoft não chegam a ser um problema, mas a GPU pode se mostrar um desafio para o estúdio no futuro.

A RAM não é um problema para nós no momento, mas a performance da GPU apresenta um desafio para títulos futuros. Nosso motor de renderização atual é projetado para altas resoluções espaciais e temporais (leia-se 4K a 60FPS). Ele é estocástico por natureza. Remover um desses elementos iria requerer que façamos cálculos mais pesados derrubando ainda mais a performance. Nós temos uma solução paliativa no momento, mas eu ainda não estou satisfeito com ela. - Oleksandr Shyshkovtsov

Além de um novo Metro, um spin-off multiplayer da saga e uma nova franquia, a 4A Games trabalha no upgrade gratuito da nova geração para Metro: Exodus. Segundo a companhia, o patch trará ao Xbox Series S Ray Tracing para iluminação global e gameplay em 60 FPS, mas com resolução limitada a 1080P.


36

Comentários

Xbox Series S: RAM não é um problema, mas GPU é um desafio, afirma estúdio de Metro Exodus
  • Meu filho, eu vi a naughtydog fazer the last of us part 2 rodar lindo no safadissimo ps4 fat. Eu não aceito desculpinha de estudio deixando o jogo rodar abaixo de 900p.

      • Eu comprei o S é a minha preocupação comecou com doom eternal não ter raytracing, acho um absurdo isso, poderiam por o jogo a 1080p com raytracing já taça bom, ate 900p que fosse, mas cortar a opção é sacanagem ou falta de poder, ele tem por obrigação fazer tudo do x em 1080p. Essa é a promessa. Um estúdio da microsoft deixar essa ponta de sem raytracing
        É deixa indignado.Comprei o console pra rodar em 1080P a nova geração.

          • Cada dev vai entregar um experiência diferente,no caso do Doom é por a ID software estar acostumada com linux e a API Vulkan,pois cabia sim 1080p 60fps com Ray tracing no Series S,foi vacilo,pois vc pega jogos como Watchdogs Legion com um mundo aberto enorme, variação climática e um ray tracing muito bem feito,e vários outros jogos com ray tracing,tbm tenho o Series S,comprei no lançamento e não me arrependo,pois vem entregando aquém do prometido,jogos em até 4k(Crysis remaster, Dungeons and Dragons Dark Aliance,Ori 2 e até mesmo assassin's Creed Valhalla,que no modo qualidade a 30fps chega até 4k) e tbm muitos joga rodando 1440p 60fps....sem falar no fps boost com jogos rodando a 60/120fps coisa que não se tem no ps5...pelo preço que está sendo pago está muito bom

            • Esse console a longo prazo vai dar dor de cabeça para as dev.

              Geração mal começou e muitos jogos estão numa resolução/fps aquem do imaginavel no Xbox Series S.

              • Desafio é diferente de impossível, estão dizendo que terão maiores custos pra fazer... só isso!No fim das contas, vão gerar a versão de SX sem refinamentos pra desempenho, pois o hardware suporta, e refinaram a versão de SS.

                  • O fato de gerarem versões brutas(sem refinamentos) é o que faz PS5 e SX serem similares. A maior parte do jogo vai ser gerada de forma procedural pela própria engine, saindo barato e sem muito desafios... fazem engines para isso.

                    • Pra usarr os recursos do ps5 e xbox series x , vc precisa de uma tv que custa uns 7 ou 8 mil.
                      Sou capaz de apostar q a maioria que comprou, ou vai comprar um console da nova geração, na melhor das ipoteses tem uma tela 4k meia boca. Então, não tem o que criticar no series s , pois periga a TV da maioria dos que criticam, nem rodar os recursos do series s , que é uma boa pedida pra quem tem uma TV comunzinha e não quer pagar toda essa grana numa tela.
                      Quem tem grana pra por 8000 em uma TV, paga os 4500 do Xbox e não enche o saco.

                        • Alguém aqui por acaso tem um Xbox séries S para comentar com mais veracidade e experiência, eu vendi meu xbox one e comprei um xbox series S, quando eu ligava o meu xbox no meu monitor LG 34 polegadas g-sync ultrawide 144fps a imagem era horrível, quando liguei meu XBOX series s nele Jesus, bem vindo a nova geração friends.

                            • A Microsoft poderia não ter lançado esse Xbox Series S, em vez dele o Xbox One X com SSD e o novo controle seria uma opção melhor em desempenho.

                                • Não não cara, não é só colocar um SSD, porque a micro arquitetura do One X não possui a Xbox velocity que é uma das tecnologias carro chefe da MS para a nova geração de consoles que é para vc ter carregamentos mais rápidos, navegação mais ágil e etc, sem contar que a CPU do One X já está em seu limite, não vai mais aguentar títulos daqui pra frente sem desperdiçar muito desempenho da GPU, e também tem as questões das novas GPUs terem APIs gráficas bem mais avançadas para a reprodução de gráficos melhores.

                                    • Fora que não é simplesmente colocar um ssd, precisam mudar arquitetura. Ter dois consoles muito diferentes em arquitetura causaria resistência dos estúdios. Seria muito diferente trabalhar com um jogo para um e para o outro.

                                        • Cpu é um problema enorme no one x , o ideal era seguir a regra da Sony , seria bem melhor ela capar o series x retirando o Bluray e diminuir o ssd para 512gb , mantendo o resto do desempenho fazendo custar uns $349

                                            • Ou teria sido melhor pegar o hardware da Sony, tipo, mesma CPU e GPU, só que sem os boost de performance que faz o PS5 atingir os 10.2 teraflops, dessa forma ia ter algo por volta de 8 teraflops, tira o blu-ray e mantém o SSD de 512gb, desse modo, iriam economizar com peças e resfriamento e chegariam no preço, o grande problema é que a MS quis fazer o projeto mais barato possível para maximizar o lucro, e agora tá aí os frutos dessa cegueira por lucro, desenvolvedores com dúvidas quanto a capacidade do vídeo game de entregar os jogos da nova geração, que tá só começando.

                                                • Amigão o console tem o preço pelo que entrega ....vc quer potência gráfica compra o Xbox séries x... simples assim..
                                                  Fica exigindo algo do console pelo qual não foi projetafo bater com a cabeça na parede.

                                                • Sim!

                                                • Olha, o S não é console para comparação. É um console de entrada, tem outra proposta. O ruim é o X e PS 5 apanhando para entregar o prometido.

                                                    • Ficam cobrando algo que o Series S nunca prometeu ser.

                                                        • Diferença de preço do ps5 digital para o series s é $100 , porém o ps5 tem ssd maior com o dobro do espaço disponível do series s , e mantém alto desempenho. Microsoft errou em deixar o series s tão fraco, ideal era capar somente o ssd e Bluray mantendo o mesmo hardware do series x , foi uma economia porca.

                                                            • Errou nada, eu comprei e paguei 2500 reais a menos que o Series X.

                                                                • O cara quer pagar de gerente de marketing e TI palpitando o que a empresa beirando os 2 trilhões em valor de mercado deve fazer. Kkkkkkkk, é ainda quer falar de economia de custos citando a Sony como exemplo com o ps5 cheio de peças de segunda linha

                                                                    • A diferença de preço no Brasil é muito maior que essa daí. O seu argumento é estúpido porque falha em considerar o fato de que o series s é voltado para países emergentes que não operam em dólar.

                                                                      O Playstation digital no Brasil custa 4500 e o series s 2500, a diferença é bem maior que 100 dólares.

                                                                    • Para o FullHD, o Series S da conta tranquilo, Control bem como outros jogos já lançados são excessões pois não foram jogos desenvolvidos do 0 para as novas arquiteturas dos novos consoles, um Port nunca vai ser melhor que um desenvolvimento do 0, e como o comentário dele já diz tudo, o problema está na resolução, já que o motor gráfico que eles usam está projetado para criar jogos em 4k, e tirar pixels para reduzir a resolução para o Xbox mais fraco vai dar um trabalhão.

                                                                        • Full HD nada... tem vários jogos no Xbox Series S rodando abaixo de 1080p. Isso porque a resolução nativa do console é 1440p.

                                                                            • E mais, acrescento também que a Microsoft jamais lançaria um console que não pudesse dar conta dos jogos no futuro, ao menos em HD, se não ela teria que devolver o dinheiro para todo mundo que comprou, simplesmente pelo fato de mentir sobre o console, que tem a proposta de ser um console de nova geração mais acessível e rodar os jogos da nova geração, se ocorrer de não rodar os jogos da nova geração por falta de potência, seria prática ilegal lançar um produto incapaz de oferecer uma proposta e fazer as pessoas comprarem acreditando na promessa, e então ela seria obrigada a reembolsar pelo mundo todos que compraram. Mas confesso, a MS deveria ter caprichado mais na GPU, em troca de um processador um pouco mais fraco, com 6 núcleos, que seria equivalente a um Ryzen 5 que ainda sim é muito bom.

                                                                              • Infelizmente já estou vendo a Microsoft ter que lançar um Series S daqui a 3 anos, por causa das limitações do console e a evolução dos jogos, recomendo a todos a investirem em um Series X

                                                                                • nossa 1080p 60fps com RT é uma coisa muito boa pra um console de entrada da nova geração, se eles conseguirem manter esse padrão de qualidade pelos proximos 8 anos de vida útil da geração, então tá ótimo

                                                                                    • Não é tudo junto, amigo. Kkkkkk
                                                                                      Ele roda RT a 30 fps, outro modo é 1440p com 60fps sem RT, são poucos jogos que ele roda com RT, e mesmo assim as resoluções caem para 900p e no the medium tava caindo para 720p

                                                                                        • Isso é estimativa da desenvolvedora, porque até agora nenhum jogo conseguiu entregar essa performance no Series S sem ter que colocar limitações, sem contar que a saga Metro sempre foi famosa pela sua má otimização nos consoles

                                                                                          Android

                                                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                          Android

                                                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                          Windows

                                                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                          Economia e mercado

                                                                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista