Economia e mercado 12 Fev
O PS5 e o Xbox Series X marcam uma geração de consoles que está mais próxima do que nunca ao que é oferecido em bons PCs para games. Com 10,28 e 12 TFLOPs de processamento, respectivamente, memória GDDR6, CPU AMD Zen 2 e GPUs AMD RDNA 2, os dois dispositivos se mostram capazes de renderizar jogos em resolução 4K, ou próxima disso, a 60 FPS, além de suportar Ray Tracing.
Acompanhando os dois aparelhos está o Xbox Series S, modelo mais modesto da nova geração. Trazendo CPU AMD Zen 2 bastante similar à encontrada no irmão mais poderoso e no rival, o Series S sofre downgrades em sua memória, que fica limitada a 10GB GDDR6 com largura de banda máxima de 224GB/s, contra 16GB do Series X com largura de banda máxima de 560GB/s, e principalmente em sua GPU, que apresenta apenas 4 TFLOPs de poder computacional.
Essas limitações geraram preocupações entre entusiastas e até mesmo entre desenvolvedores, e já têm se mostrado em alguns títulos. Anunciado como uma máquina para resoluções 1440P e 1080P, o Xbox Series S chega a atingir resolução 900P em games mais pesados, como Control: Ultimate Edition.
O mais recente estúdio a se mostrar preocupado com o hardware do Series S é a 4A Games, desenvolvedora da franquia Metro. Em entrevista ao site WCCFTech, o gerente técnico da produtora, Oleksandr Shyshkovtsov, revelou que os 10GB de RAM do console básico da Microsoft não chegam a ser um problema, mas a GPU pode se mostrar um desafio para o estúdio no futuro.
A RAM não é um problema para nós no momento, mas a performance da GPU apresenta um desafio para títulos futuros. Nosso motor de renderização atual é projetado para altas resoluções espaciais e temporais (leia-se 4K a 60FPS). Ele é estocástico por natureza. Remover um desses elementos iria requerer que façamos cálculos mais pesados derrubando ainda mais a performance. Nós temos uma solução paliativa no momento, mas eu ainda não estou satisfeito com ela. - Oleksandr Shyshkovtsov
Além de um novo Metro, um spin-off multiplayer da saga e uma nova franquia, a 4A Games trabalha no upgrade gratuito da nova geração para Metro: Exodus. Segundo a companhia, o patch trará ao Xbox Series S Ray Tracing para iluminação global e gameplay em 60 FPS, mas com resolução limitada a 1080P.
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