
Rumores 04 Abr
29 de março de 2019 35
Os brasileiros foram pegos de surpresa quando o Redmi Note 6 Pro e o Pocophone F1 deram as caras na Anatel. Ninguém esperava que a Xiaomi fosse voltar ao país tão cedo, mas poucos dias depois se confirmou uma nova tentativa da fabricante por aqui através de uma nova parceira comercial: a mineira DL. Assim, ela importaria os produtos da chinesa e os revenderia no país, com garantia.
Por enquanto esse movimento está limitado às lojas da Ricardo Eletro pelo país, mas bem, elas não existem em São Paulo, por exemplo, sendo essa uma estratégia um tanto limitada em um primeiro momento. Além disso, os preços deixaram a desejar.
Porém, o perfil no Twitter foi ressuscitado recentemente, e uma nova página foi criada no Facebook. Nelas o perfil internacional da marca também começou a interagir, e alguns vídeos vem sugerindo que a estratégia da chinesa por aqui pode não ficar limitada a esses dois aparelhos, ou ainda, não restrita à esse primeiro movimento dado ao lado da DL.
A notícia, inclusive, começou a repercutir na imprensa internacional, onde alguns veículos reiteram que a estratégia da empresa se assimila a um movimento de retomada de operações, e não apenas um papel secundário de revenda dos seus aparelhos no mercado.
Vale lembrar, a Huawei voltaria ao país em 2018 em uma parceria com a Positivo. Ela, porém, desistiu, e investiu na retomada dos negócios por aqui diretamente por ela, e talvez por isso esteja apostando em um marketing agressivo, com a promessa de botar nas prateleiras os P30 Pro, P30 Lite, e alguns aparelhos da linha Mate 20, tudo a partir de maio.
Será que a Xiaomi reage e dobra a sua aposta para o mercado brasileiro? Os Redmi 7 e Redmi GO já estão homologados pela Anatel. Resta saber se chegam pela parceria com a DL, ou em uma distribuição própria e mais abrangente.
Ainda sobre planos ambiciosos, no início do ano a Xiaomi decidiu que era hora da linha Redmi alçar sonhos maiores e voar com suas próprias asas. Por isso, ela passou a ser uma empresa com os seus próprios times de marketing e outros, como acontece com a Pocophone. O primeiro lançamento foi o Redmi Note 7 com sua câmera traseira de 48 megapixels.
Talvez para ajudar a projetar a nova empresa ainda mais, agora a chinesa está fechando uma aliança com a Marvel para produtos relativos a Os Vingadores: Ultimato. É reportado que a iniciativa pode ficar restrita ao território-mãe da fabricante, onde o filme de heróis estreia no próximo dia 24.
Detalhes sobre essa colaboração não foram dados, mas acredita-se que possamos ver edições especiais de produtos da Redmi. Mas seria só uma estilização do Redmi Note 7 ou Redmi Note 7 Pro, ou estaríamos falando em variantes, por exemplo, com mais armazenamento e memória RAM? Bem, infelizmente tudo em volta dessa parceria ainda é um mistério
Vale destacar que não é a primeira vez que a Marvel se alia a uma fabricante para lançar um smartphone em edição especial: anteriormente ela fechou negócio com a OnePlus, e colocou nas lojas o OnePlus 6 especial de Os Vingadores: Guerra Infinita. Esse ano parece que a Xiaomi saiu na frente na hora de ter a atenção da fábrica de heróis.
Não é possível afirmar que a negociação não afetará o preço desses dispositivos especiais a serem lançados. Em todo caso, esse é um movimento que deve ficar limitado aos produtos da parceria, já que a filosofia da linha Redmi é oferecer o melhor custo x benefício do mercado.
Já sobre Xiaomi e OnePlus, a dona do Pocophone F1 usou as redes sociais para alfinetar sua concorrente. A declaração veio pelo Twitter do vice-presidente global na Índia, Manu Kumar Jain, que destacou que, dentre os smartphones no segmento do Poco F1, ele é o mais vendido, à frente do OnePlus 6, quando estamos falando de vendas online.
Ok, o recorte é bem específico, mas a margem do aparelho da Xiaomi é ligeiramente maior: ele deteve 22,4% das vendas no último trimestre fiscal de 2018, enquanto o modelo da OnePlus ficou com 17,9%. 5% de diferença.
Enquanto brigam pela liderança geral do mercado indiano, a Samsung busca mudar sua estratégia por lá lançando uma penca de aparelhos para todos os gostos e preços agressivos. Desde o ano passado que a presença dela por lá encolhe, com a Xiaomi a ultrapassando no recorte de intermediários, a OnePlus se destacando entre os produtos mais sofisticados.
Ela chegou a abrir uma audaciosa loja física com espaço gigantesco, e especialmente com a linha Galaxy M pretende voltar a crescer com cameraphones bons a preços baixos. Aliás, os três Galaxy M já anunciados estão homologados no Brasil, mas tudo indica que a Samsung deve se concentrar em anunciar primeiro os novos modelos da linha A.
Fora esses, ela ainda tem na manga o Galaxy Fold e mais dois tablets a serem oficializados por aqui. Porém, não existe motivo para muitas preocupações: ela é líder de mercado no país com uma folga muito tranquila, bem à frente da Motorola que vem em segundo.
Vale lembrar, o Pocophone F1 está disponível oficialmente no país pela bagatela de R$ 3.099 ou R$ 2.999 para pagamentos à vista.
E você, o que achou dessas novidades envolvendo a Xiaomi? Conte para a gente nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários