LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm anuncia Snapdragon 7c Gen 2 para notebooks acessíveis com suporte à rede 4G LTE

24 de maio de 2021 6

Atualização (24/05/2021) por FM

Há alguns anos, a Qualcomm expandiu seus horizontes e ingressou no mercado de processadores para notebooks com a primeira geração do Snapdragon 8cx. Ainda com poucos modelos em circulação no mercado, a empresa anunciou nesta segunda-feira (24) a nova geração do Snapdragon 7c para notebooks de baixo custo.

Sem apresentar grandes avanços de velocidade — 2,55 GHz na nova geração contra 2,4 GHZ nos primeiros modelos — os chips deverão equipar notebooks com Windows 10 em ARM e Chrome OS, tais que demandam melhor eficiência de consumo da bateria. O foco das aplicações desse hardware é, justamente, o ramo da educação.

A Qualcomm foca em dispositivos com conectividade acessível para estudantes.

Ainda semelhante à geração, o octa-core manterá a litografia de 8 nm e a CPU Kryo 468 com suporte a resolução QHD, atualização de tela a 60 Hz e reprodução de vídeos em 4K e tecnologia HDR10. O foco destes modelos, no entanto, é oferecer um hardware com desempenho equiparável aos processadores baseados em x86 de mesmo nível, porém custando significativamente menos.

Os dispositivos terão conectividade 4G LTE para o conceito de "notebooks sempre conectados", fundamental para aplicações educacionais onde o sinal de rede Wi-Fi pode ser fraco ou inexistente. Para nações que ainda enfrentam um cenário agravado da pandemia de coronavírus, os dispositivos acessíveis deverão beneficiar os alunos estudando em casa.

Entre as promessas da Qualcomm com a nova geração, estão a segurança de nível corporativo para rápida alternância entre uma rede Wi-Fi e celular, otimização do sistema através da inteligência artificial, bateria prolongada para plurais dias de uso e recursos avançados para a qualidade de imagem e áudio.

A fabricante espera disponibilizar os processadores no mercado a partir de junho, já contando com os devkits necessários para desenvolvimento de software voltado a plataformas que integrem o Snapdragon 7c de segunda geração.

Texto original (16/03/2021)

Assim como a Apple, muitas fabricantes tem planejado o lançamento de novos notebooks equipados com processadores ARM. A própria Microsoft incentiva esse movimento, sendo que a Qualcomm tem colaborado com o desenvolvimento do Snapdragon 8cx, por exemplo.

Segundo fontes ouvidas nesta semana, a Qualcomm tem observado essa grande movimentação do mercado e pretende lançar em breve um novo chipset conhecido como Snapdragon 7C. Esse processador é um octa-core, sendo que ele está sendo pensado exclusivamente para dispositivos intermediários no formato 2 em 1.

Ou seja, quando disponível, ele equipará notebooks com Windows 10 e até mesmo Chromebooks. Atualmente, a numeração interna do Snapdragon 7C é a SC7295, sendo que o seu desempenho provavelmente alcançará o do atual Snapdragon 775G, que foi lançado para smartphones.


Comentando o assunto, o pessoal do WinFuture afirma que o novo chipset deve entregar clock máximo de 2,7 GHz usando um único núcleo Gold. Os outros três voltados ao desempenho podem oferecer até 2,4 GHz, enquanto que os demais são pensados para economia de energia.

Isso significa que a velocidade máxima deles deve chegar a 1,8 GHz. Por enquanto, a Qualcomm ainda não confirma a veracidade da informação e tampouco comenta o assunto. Assim, salientamos que você deve considerar tudo como sendo apenas mais um rumor do mercado.

A Qualcomm também tem trabalhado em um processador de alto desempenho. Esse chipset é conhecido como Snapdragon SC8280XP e todos os seus quatro núcleos de desempenho são "Gold Plus", com clock de 2,7 GHz. Já os demais chegam ao clock de 2,43 GHz.

6

Comentários

Qualcomm anuncia Snapdragon 7c Gen 2 para notebooks acessíveis com suporte à rede 4G LTE
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista