LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mas já? SpaceX prevê cobertura global da internet via satélite da Starlink até setembro de 2021

23 de junho de 2021 6

Atualização (23/06/2021) por FM

Após numerosos lançamentos de foguetes carregando os satélites desenvolvidos pela SpaceX, empresa de sistemas aeroespaciais de Elon Musk, há novas expectativas de disponibilidade para uma rede global através da constelação da Starlink, esperada para um futuro muito mais próximo do que esperado anteriormente.

Segundo as novas projeções dadas na última terça-feira (22) por Gwynne Shotwell, presidente da companhia, a rede de internet móvel via satélite da SpaceX deve ter cobertura global até setembro deste ano.

A Starlink passou a operar no mercado brasileiro em fevereiro.

"Implantamos cerca de 1.800 satélites com sucesso e, uma vez que todos esses satélites alcancem sua órbita operacional, teremos cobertura global contínua, então isso deve ser como o prazo de setembro", disse a executiva. O último lançamento de satélites ocorreu no mês passado, quando o foguete Falcon 9 levou mais 52 dispositivos à órbita.

A SpaceX estipula a meta de compor uma constelação de 12 mil satélites no total, somando um investimento de US$ 10 bilhões para disponibilizar a rede a nível global. Atualmente, a Starlink oferece serviços beta em apenas 11 países, conforme ressalta Shotwell.

Elon Musk acreditava que essa rede móvel mundial estaria funcional apenas no inverno do hemisfério norte, isto é, em meados de dezembro. O empresário disse que sua rede de satélites já recebeu mais de 500 mil pré-encomendas para implementar o serviço de internet, e não prevê problemas para atender essa demanda.

Com subsidiárias em todos os continentes, a SpaceX atua em uma extensa lista de países como África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Grécia e México. No nosso país, a companhia espera oferecer planos de internet fixa de até 150 mbps.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) forneceu aval para que o sistema da SpaceX ingresse no mercado brasileiro. Em fase inicial, duas antenas de satélite instaladas em solo serão utilizadas para captar os sinais em baixa órbita da constelação Starlink. Esse procedimento será concluído até o encerramento do ano.

Texto original (19/04/2021)

Em março de 2021 o foguete Falcon 9 decolou, levando mais 60 satélites da Starlink para o espaço. A missão é tornar a mais nova promessa de Elon Musk realidade: tornar a internet da Starlink móvel até o fim deste ano. Dessa forma, a internet de alta velocidade poderá chegar a mais pessoas, com mais qualidade. Entenda agora como isso vai funcionar.

Para que você entenda melhor, atualmente é possível utilizar a conexão da Starlink somente em regiões específicas e no endereço contratado. Segundo Elon Musk, até o fim do ano essa restrição deve ser removida, dessa forma os usuários poderão levar seus modems a qualquer lugar, além de caminhões, navios e até aviões poderem utilizar a conexão mesmo em movimento.

Embora pareça fácil, o empresário afirma que ainda é preciso lançar mais satélites em torno do planeta e atualizar os seus sistemas para realizar tal proeza.

Musk ainda deu a entender que novos planos devem ser disponibilizados para a utilização da internet móvel, o que pode indicar valores mais altos para aqueles que desejam conexões disponíveis o tempo todo.

Obviamente o CEO da SpaceX não deu detalhes sobre os valores, mas confirmou que a qualidade geral da conexão está melhorando significativamente graças aos 1,3 mil satélites que já estão em órbita na rede da Starlink.

Por fim, é esperado que a versão beta da internet da Starlink seja liberada para mais países no inverno de 2021, ou seja, muito em breve — o que já é um progresso, visto que Elon Musk já demonstrou interesse em levar à Europa anteriormente.

Vale dizer que embora a internet seja totalmente móvel, ainda será necessário um modem para captar o seu sinal — então ela não funcionaria com um celular conectado diretamente ao satélite.

Infelizmente ainda não há previsões para testes no Brasil, mas fique ligado, pois o TudoCelular está monitorando todas as novidades sobre este projeto!

Saiba mais


6

Comentários

Mas já? SpaceX prevê cobertura global da internet via satélite da Starlink até setembro de 2021
  • Como tudo, quando está no seu início se torna mais caro, eu não duvido que daqui alguns anos a internet da Starlink se torne gratuita no mundo inteiro sendo você e suas informações o produto.

      • Por mais que torça pra isso acontecer, acho difícil. Para prover serviço mundialmente, a starlink precisa de aproximadamente 4.200 satelites em orbita , se nao me engano. Além disso, as empresas do Elon Musk são conhecidas por atrasarem. Mas torço para estar errado.

          • Agora vi vantagem!

              • Agora vi vantagem tb!!!! Não fazia sentido tanto investimento, tantos satélites a nível global pra atender somente regiões não assistidas. As coisas vão melhorar e não vai demorar e desenvolvem chips para captar o sinal diretamente do celular. Vamos bater uma aposta?

                  • Obviamente voce não faz ideia da quantidade nem do perfil das regiões "desassistidas"

                      • sim conheço sim!!!! Embora eu tenha internet banda larga em casa, na minha cidade natal, eu ainda fico desconectado de tudo. E vejo a necessidade das pessoas de ter acesso a conexao. Mas ai que entra o paradoxo, normalmente nas regiões desassitidas no Brasil, 99 dolares mensais, é bem pesado senão fora da realidade. Visto que, ja possui internet via satelite no Brasil, e as regiões desassistidas continuam desassistidas.

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                    Android

                    Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020