
Tech 10 Jun
23 de junho de 2021 6
Atualização (23/06/2021) por FM
Após numerosos lançamentos de foguetes carregando os satélites desenvolvidos pela SpaceX, empresa de sistemas aeroespaciais de Elon Musk, há novas expectativas de disponibilidade para uma rede global através da constelação da Starlink, esperada para um futuro muito mais próximo do que esperado anteriormente.
Segundo as novas projeções dadas na última terça-feira (22) por Gwynne Shotwell, presidente da companhia, a rede de internet móvel via satélite da SpaceX deve ter cobertura global até setembro deste ano.
"Implantamos cerca de 1.800 satélites com sucesso e, uma vez que todos esses satélites alcancem sua órbita operacional, teremos cobertura global contínua, então isso deve ser como o prazo de setembro", disse a executiva. O último lançamento de satélites ocorreu no mês passado, quando o foguete Falcon 9 levou mais 52 dispositivos à órbita.
A SpaceX estipula a meta de compor uma constelação de 12 mil satélites no total, somando um investimento de US$ 10 bilhões para disponibilizar a rede a nível global. Atualmente, a Starlink oferece serviços beta em apenas 11 países, conforme ressalta Shotwell.
Elon Musk acreditava que essa rede móvel mundial estaria funcional apenas no inverno do hemisfério norte, isto é, em meados de dezembro. O empresário disse que sua rede de satélites já recebeu mais de 500 mil pré-encomendas para implementar o serviço de internet, e não prevê problemas para atender essa demanda.
Com subsidiárias em todos os continentes, a SpaceX atua em uma extensa lista de países como África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Grécia e México. No nosso país, a companhia espera oferecer planos de internet fixa de até 150 mbps.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) forneceu aval para que o sistema da SpaceX ingresse no mercado brasileiro. Em fase inicial, duas antenas de satélite instaladas em solo serão utilizadas para captar os sinais em baixa órbita da constelação Starlink. Esse procedimento será concluído até o encerramento do ano.
Texto original (19/04/2021)
Em março de 2021 o foguete Falcon 9 decolou, levando mais 60 satélites da Starlink para o espaço. A missão é tornar a mais nova promessa de Elon Musk realidade: tornar a internet da Starlink móvel até o fim deste ano. Dessa forma, a internet de alta velocidade poderá chegar a mais pessoas, com mais qualidade. Entenda agora como isso vai funcionar.
Para que você entenda melhor, atualmente é possível utilizar a conexão da Starlink somente em regiões específicas e no endereço contratado. Segundo Elon Musk, até o fim do ano essa restrição deve ser removida, dessa forma os usuários poderão levar seus modems a qualquer lugar, além de caminhões, navios e até aviões poderem utilizar a conexão mesmo em movimento.
Embora pareça fácil, o empresário afirma que ainda é preciso lançar mais satélites em torno do planeta e atualizar os seus sistemas para realizar tal proeza.
Yeah, should be fully mobile later this year, so you can move it anywhere or use it on an RV or truck in motion. We need a few more satellite launches to achieve compete coverage & some key software upgrades.
— Elon Musk (@elonmusk) April 15, 2021
Musk ainda deu a entender que novos planos devem ser disponibilizados para a utilização da internet móvel, o que pode indicar valores mais altos para aqueles que desejam conexões disponíveis o tempo todo.
Obviamente o CEO da SpaceX não deu detalhes sobre os valores, mas confirmou que a qualidade geral da conexão está melhorando significativamente graças aos 1,3 mil satélites que já estão em órbita na rede da Starlink.
Por fim, é esperado que a versão beta da internet da Starlink seja liberada para mais países no inverno de 2021, ou seja, muito em breve — o que já é um progresso, visto que Elon Musk já demonstrou interesse em levar à Europa anteriormente.
Vale dizer que embora a internet seja totalmente móvel, ainda será necessário um modem para captar o seu sinal — então ela não funcionaria com um celular conectado diretamente ao satélite.
Infelizmente ainda não há previsões para testes no Brasil, mas fique ligado, pois o TudoCelular está monitorando todas as novidades sobre este projeto!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários