LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sem alarde, Vivo libera rede 5G em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro

24 de dezembro de 2021 12

A operadora Vivo parece ter iniciado usa operação com a rede 5G desde o dia 8 de dezembro de 2021 em regiões de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo por meio do padrão Non-Standalone (5G NSA), em que o núcleo de rede é compartilhado com o 4G.

A informação foi publicada nesta sexta-feira (24) pelo site Tecnoblog, que afirma ter tido acesso a um comunicado enviado pela operadora para os funcionários de suas lojas detalhando o funcionando da nova tecnologia de conexão.

No aviso, a Vivo não diz a frequência utilizada e nem a velocidade da rede, mas afirma que os clientes das regiões atendidas com o 5G NSA conseguem navegar até 10 vezes mais rápido que a rede 4G. Ao que parece, o espectro adotado foi o 2,3 GHz.

Outra seção do comunicado traz uma lista dos dispositivos compatíveis com o 5G, e aqui a Vivo divide em três categorias: os aparelhos compatíveis com os padrões DSS, 5G NSA e 5G SA. Confira na tabela a seguir:

Lista da Vivo com os aparelhos compatíveis com o 5G. Imagem: Reprodução/Tecnoblog
Novo chip

Ainda segundo o Tecnoblog, apenas clientes de planos pós-pagos com aparelhos compatíveis vão poder adquirir esse novo SIM Card necessário para ter o 5G SA. Nesse primeiro momento, ele vai ser vendido nas lojas de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

A empresa já afirmou que migraria os clientes para o 5G de forma automática, sem a cobrança de nenhuma taxa. O aviso impõe apenas a restrição do chip 5G para o pós-pago. Na prática, não é algo para se preocupar tanto nesse primeiro momento.

Imagem: Reprodução/Tecnoblog

A Vivo foi procurada para detalhar mais sobre quais regiões estão sendo atendidas e como vai funcionar a questão dos chips 5G para a versão Standalone (SA), mas não deu retorno até a publicação desta reportagem, que será atualizada se houver resposta.

Concorrentes

Nesta semana, a Claro anunciou que deu início a liberação do sinal 5G NSA em São Paulo (Itaim e Vila Nova Conceição) e em Brasília (Asa Norte). De acordo com a operadora, é possível obter velocidades de até 700 Mb/s na capital federal.

A Algar Telecom também ativou uma rede 5G NSA com a frequência de 2,3 GHz em Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Franca (SP). Das grandes operadoras que participaram do leilão ocorrido em novembro, apenas a TIM ainda não liberou o 5G de forma comercial.

Você tá ansioso (a) pelo 5G? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


12

Comentários

Sem alarde, Vivo libera rede 5G em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista