
Apple 29 Mar
30 de março de 2022 12
A juíza Jaqueline Allieve, do 3º Juizado Especial Cível de Cascavel, no Paraná, negou o pedido de indenização de uma cliente que comprou um Apple iPhone 11 de 128 GB que veio sem o carregador e os fones de ouvido (EarPods) na caixa do produto.
Após adquirir o aparelho, a cliente processou a Apple Brasil e a Americanas S.A. (loja em que ela comprou) alegando que não recebeu os acessórios. No entanto, a magistrada indeferiu o pedido de pagamento de danos morais.
De acordo com informações do site jurídico Migalhas, o entendimento da juíza foi de que as informações sobre o que vem com o iPhone estão na caixa do produto e a consumidora tinha ciência de que os acessórios não acompanhavam o dispositivo.
Em sua decisão, a juíza afirmou que a cliente decidiu comprar o celular mesmo sabendo dessas condições em meio a várias outras opções no mercado. Diante disso, não houve um ato ilícito por parte das fornecedoras, segundo o entendimento.
"Não é crível a tese de que a consumidora não tinha ciência de que ele [carregador] não acompanhava o iPhone. A fabricante anunciou ostensivamente em seu site e houve divulgação nas mídias especializadas acerca dessa novidade", afirmou Jaqueline Allieve em seu despacho.
A operadora do Direito ainda citou que a embalagem do produto deixa claro que ele não vem com os acessórios na caixa. A juíza destacou também que a fabricante agiu no "exercício do seu direito à livre iniciativa" ao retirar os acessórios.
"À consumidora, não lhe agradando essa nova política, bastava não comprar o produto da marca", afirmou a magistrada.
Em outubro de 2020, a Apple anunciou que todos os iPhones comercializados não iriam mais vir com o carregador e fones de ouvido na caixa. Segundo a empresa, os usuários podem reaproveitar os acessórios de modelos antigos ou comprar novos.
O argumento apresentado pela Maça foi de que seriam economizados em torno de 2 milhões de toneladas métricas de carbono anualmente com a retirada dos acessório e a venda separada. A mudança já gerou uma economia de US$ 6,5 bilhões para a Apple.
Enquanto alguns até aceitaram o raciocínio da Apple, outros acusaram a empresa de tomar a decisão para economizar dinheiro e vender mais acessórios. No Brasil, a Apple também foi processada por clientes e respondeu a ações dos órgãos reguladores.
A Maça também está enfrentando uma pressão na Europa para mudar do Lightning para o USB-C, após um projeto que busca exigir das fabricantes que comercializam no continente a adoção de um padrão para os conectores.
Você concorda com a decisão da Justiça? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários