LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S24 e S25 podem ter versões com Snapdragon e Samsung Exynos, indicam rumores

14 de abril de 2023 26

Atualização (14/04/2023) - FM

Poucos meses após o lançamento dos novos celulares tops de linha da Samsung, vazadores especulam o que a fabricante está preparando para o Galaxy S24 e Galaxy S25, que devem ser lançados somente nos próximos anos. De acordo com o informante Revegnus, uma das grandes apostas para as futuras gerações é o retorno dos processadores Exynos.

O vazador divulgou nesta sexta-feira (14) as expectativas para o Galaxy S24 e Galaxy S25 em seu Twitter. Segundo ele, a gigante sul-coreana voltará a lançar seus celulares com duas versões de hardware: Snapdragon e Exynos, assim como fez ao longo de mais de uma década até o Galaxy S23, lançado somente com o chip da Qualcomm.

(Imagem: Reprodução)

Com o lançamento do Galaxy S23 sem uma variante equipada com Exynos, o público especulou o fim da linha de processadores da Samsung, que negou os boatos e reafirmou seu compromisso em desenvolver uma plataforma otimizada para seus próprios celulares.

Agora, Revegnus reiterou os rumores de que a Samsung lançará o Galaxy S24, Galaxy S24 Plus e Galaxy S24 Ultra com duas opções de chips — Snapdragon 8 Gen 3 e Exynos 2400, ambos com litografia de 4 nanômetros — cujas disponibilidades variariam de acordo com a região.

O leaker afirma também que o Galaxy S24 e S24 Plus devem ter câmeras principais com o sensor ISOCELL GN3 de 50 MP. O Galaxy S24 Ultra abandonaria sua lente teleobjetiva com zoom óptico de 3x e passaria a contar com uma nova lente variável com distância focal dupla que permitiria zoom óptico de 3x e 10x em um único sensor.

A estratégia de adotar diferentes plataformas para os celulares pode continuar em 2025. O Galaxy S25, Galaxy S25 Plus e Galaxy S25 Ultra seriam disponibilizados em versões com Snapdragon 8 Gen 4 e Exynos 2500, ambos produzidos com litografia de 3 nanômetros.

Ainda segundo Revegnus, essa geração “aposentaria” o sensor ISOCELL GN3 e estrearia um novo sensor de 200 MP — possivelmente exclusivo para a variante “Ultra” — com várias melhorias para tornar as fotografias mais nítidas em diferentes condições de iluminação.

Rumores datados do ano passado indicam que o Galaxy S25 pode ser o primeiro a contar com um chip exclusivo projetado pela Samsung. Inspirando-se em produtos rivais, como o Google Tensor G2 do Pixel 7 Pro e o Apple A16 Bionic do iPhone 14 Pro, a nova linha teria melhor integração de hardware e software.

Cabe lembrar que essas informações são muito preliminares e possivelmente baseadas em tendências da indústria, portanto, é possível que o cenário seja muito diferente nos próximos anos. Outras fontes afirmam que a Samsung continuará usando o Snapdragon até que alcance resultados melhores com o Exynos, que sofreu críticas por sua baixa eficiência.

Atualização (16/05/2022) - LR

Linha Galaxy S25 pode ser a primeira a contar com chipset exclusivo da Samsung, diz rumor

Conforme revelado por Roh Tae-moon, chefe da divisão mobile da Samsung, a empresa pretende desenvolver um processador único que será usado nos smartphones da marca com o intuito de "criar maior integração entre o hardware e o software", assim como acontece com a Apple através da linha Bionic, ou mais recentemente com o Google, através do Tensor.

Apesar da confirmação do projeto, o executivo da gigante sul-coreana não revelou em qual geração de aparelhos a fabricante começará a introduzir o novo chipset, porém rumores recentes especulam que a primeira família de celulares a contar com o componente seja o Galaxy S25, modelo previsto para ser anunciado daqui a três anos.


Essa informação sugere que o chipset será destinado aos celulares mais caros, enquanto linhas mais baratas continuarão usando o Snapdragon MediaTek ou Exynos.

Para alguns leitores do TudoCelular, essa mudança pode estar relacionada com a baixa popularidade associada ao Exynos após problemas de desempenho e superaquecimento em celulares mais antigos.

A Samsung pode estar planejando criar processadores exclusivos para seus celulares Galaxy, assim como o Google criou o Tensor para a linha Pixel 6.

Recentemente, o Exynos 2200 sofreu críticas e mostrou que Samsung ainda tem muito o que melhorar.

A informação vem de Roh Tae-moon, o chefe da divisão mobile da Samsung. Segundo o jornal inews24, ao ser perguntando sobre a polêmica com o GOS (Game Optimization Service) e como a companhia pretende lidar com ela, ele sugeriu que a companhia planeja criar um processador exclusivo para os celulares Galaxy, visando maior integração entre hardware e software.

Roh Tae-moon, o chefe da divisão mobile da Samsung. Reprodução: Samsung

Isso pode confundir alguns, já que a Samsung possui o chipset Exynos. Entretanto, celulares e processadores são fabricados por duas divisões diferentes da Samsung: a MX e a LSI, respectivamente.

Apesar de serem “irmãs”, possuem uma relação de negócios. A Samsung LSI produz processadores para celulares Android no geral, não para os Galaxy. Não ficou claro se ela criará os processadores exclusivos para os celulares Galaxy ou a Samsung MX poderá contar com outra empresa. O processo de fabricação de processadores da sul-coreana é considerado inferior ao da TSMC.

Isso ficou evidente após o lançamento do Exynos 2200 e do Snapdragon 8 Gen 1, que ficaram abaixo das expectativas. Enquanto isso, o Dimensity 9000 da MediaTek fabricado pela TSMC se destacou pelo desempenho e eficiência energética.


Caso a Samsung queira que seus processadores exclusivos para o Galaxy sejam os melhores do mercado, é bom que ela repense utilizar a LSI para isso. Por mais que o movimento possa surpreender alguns, é evidente que a sul-coreana precisa revisar o processo de fabricação do Exynos, já que o chip da companhia costuma ficar abaixo de seus competidores.

Inclusive, rumores sugerem que a Samsung planeja utilizar processadores da MediaTek no Galaxy S23. Outro candidato a receber chip da companhia seria o Galaxy S22 FE, que ainda não tem previsão para ser lançado.

Não seria difícil um acordo da sul-coreana para que a Qualcomm ou MediaTek produzam chips exclusivos para os celulares Galaxy, enquanto a TSMC conduza o processo de fabricação.

Outras fabricantes de celulares Android não costumam comprar processadores Exynos da Samsung, justamente porque as concorrentes oferecem melhor desempenho a um preço menor. Só o tempo dirá se a sul-coreana conseguirá recuperar a confiança nesse ramo no mercado de celulares.

Veja também

O Samsung Galaxy S24 está disponível na Mercadolivre por R$ 4.608. Para ver as outras 85 ofertas clique aqui.
(atualizado em 26 de abril de 2024, às 10:26)

26

Comentários

Galaxy S24 e S25 podem ter versões com Snapdragon e Samsung Exynos, indicam rumores
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista