LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nuvia: Google, Microsoft e Intel tentaram comprar empresa de chips antes da Qualcomm

29 de dezembro de 2022 5

A Qualcomm chamou a atenção do mundo com a compra da Nuvia em 2021, marcando uma importante aquisição para o seu desenvolvimento de chips, mas segundo uma nova reportagem divulgada na última semana pelo The Information, a gigante de hardware norte-americana não era a única interessada em adquirir a startup.

Google, Microsoft e Intel também negociaram para tentar comprar a Nuvia antes da Qualcomm. Cada uma das gigantes de tecnologia citadas no artigo possuíam seus próprios interesses, mas com o mesmo propósito: utilizar sua incrível experiência em design de hardware para elaborar novos chips para celulares, notebooks e outros produtos.

(Imagem: Reprodução/Qualcomm)

Fundada por ex-engenheiros da Apple, a Nuvia seria de grande importância para o Google, que passou a lançar celulares com um processador customizado em 2021. O Pixel 6 saiu da fábrica com o Tensor, uma plataforma que acabou por utilizar vários componentes da Samsung e tecnologias da Arm. Sua segunda geração manteve essas características.

A Microsoft também se aventura no campo de desenvolvimento próprio de hardware. Desde 2019, a big tech trabalha na família de processadores “SQ” para seus notebooks da linha “Surface”, tais que são baseados em produtos da Qualcomm. O Microsoft SQ3, por exemplo, é uma versão customizada do Snapdragon 8cx Gen 3.

Em busca pela eficiência de energia e melhor desempenho em dispositivos portáteis, a Intel poderia se beneficiar com as soluções da Nuvia, que também possui expertise em aplicações para o ramo de servidores — área em que a “equipe azul” enfrenta dificuldades para competir com a AMD e processadores baseados na arquitetura ARM.

Agora, a Nuvia é uma empresa subsidiária da Qualcomm, que pretende utilizar seu design “Phoenix” — caracterizado pelo alto desempenho e eficiência de energia — para ingressar no mercado de processadores para desktop e disputar com a Apple.

Embora seja uma das principais e mais renomadas marcas de hardware para celulares, a Qualcomm ainda não conquistou grande participação no mercado de notebooks. Um recente lançamento é o Galaxy Book 2 Pro 360 da Samsung, versão que chegou vários meses após o modelo original equipado com Intel Core de 12ª geração.


5

Comentários

Nuvia: Google, Microsoft e Intel tentaram comprar empresa de chips antes da Qualcomm
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2