LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CPUs Intel Panther Lake promete dobrar desempenho em IA comparado ao Lunar Lake

26 de janeiro de 2024 3

A Intel está prometendo melhorias notáveis de desempenho em inteligência artificial para seus próximos processadores da linha Panther Lake, enquanto os chips Clearwater Forest estão em processo de fabricação.

Durante a conferência de resultados do quarto trimestre de 2024, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, afirmou que a plataforma Core Ultra será expandida com diversas novas famílias ainda este ano, incluindo Lunar Lake e Arrow Lake, impulsionando as capacidades de desempenho em IA em até três vezes. Por sua vez, o passo seguinte nessa evolução, com o lançamento dos CPUs Panther Lake em 2025, prometem dobrar a eficiência dessa tecnologia nessas plataformas para desktops e notebooks.


"A plataforma Core Ultra oferece desempenho de IA líder hoje, com nossas plataformas de próxima geração sendo lançadas ainda este ano, Lunar Lake e Arrow Lake triplicando nosso desempenho de IA", disse o CEO da Intel na conferência de resultados do quarto trimestre de 2023. "Em 2025, com Panther Lake, aumentaremos o desempenho da IA ​​em até mais duas vezes."

Gelsinger também mencionou a prontidão do processo 18A, que sucederá o 20A utilizado pelo Arrow Lake da Intel, enquanto o Intel 3 será adotado pelos processadores Xeon Granite Rapids e Sierra Forest Xeon no segundo semestre deste ano.

A Intel informou que os processadores Clearwater Forest já foram enviados para fabricação e estão em processo de produção. Esses chips Clearwater serão baseados na arquitetura Darkmont E-Core de próxima geração, destinados ao segmento de centros de dados em nuvem, com uma expectativa de 288 núcleos.

Após o Clearwater Forest, os processadores Panther Lake da Intel entrarão em produção, com previsão de chegada ao varejo em 2025. Os chips Panther Lake deverão apresentar os P-Cores Cougar Cove e incorporar a arquitetura de GPU de próxima geração Xe3 —apelidados Celestial.

A Intel também destacou seus aceleradores de IA, com o lançamento do Gaudi 3 neste ano, trazendo um aumento de desempenho de quatro vezes, dobrando a largura de banda da rede. Além disso, a empresa está trabalhando no próximo GPU Falcon Shores de próxima geração.


3

Comentários

CPUs Intel Panther Lake promete dobrar desempenho em IA comparado ao Lunar Lake
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos