LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google confirma que serviço para remover apps da China violou regras da Play Store

04 de junho de 2020 118

Atualização (04/06/20) - JB

Depois de bloquear um aplicativo que promete remover serviços e apps da China, o Google veio a público explicar o motivo por trás da sua ação. De acordo com a gigante das buscas, a sua subsidiária indiana está apagando uma série de apps que violam as regras da Play Store:

suspendemos recentemente vários aplicativos por violar a política que não permite o incentivo para que usuários removam ou desativem aplicativos de terceiros. Essa é uma regra de longa data projetada para garantir um ambiente saudável e competitivo, onde os desenvolvedores possam ter sucesso com base no design e na inovação. Nós aplicamos essa política contra outros aplicativos em muitos países de forma consistente no passado, assim como fizemos aqui.

Apesar de não citar o "Remove China Apps", o Google confirma que o serviço violou suas regras. De toda forma, o app está se espalhando por meio de APK entre usuários indianos. Isso porque o sentimento anti-China tem crescido muito rápido, enquanto os países enviam soldados para a fronteira no Himalaia.

China e Índia voltam a se estranhar após a pandemia. Países enviam soldados para a fronteira na região do Himalaia.

Atualização (03/06/20) - JB

Por mais que sejam vizinhos e tenham um fluxo comercial acima da média, as relações entre China e Índia tem se deteriorado em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A consequência mais visível disso foi lançada no começo desta semana.

Trata-se do serviço que prometia remover aplicativos chineses de smartphones indianos. A novidade viralizou no país e em outras regiões. Contudo, o Google resolveu agir e a iniciativa durou pouco mais de dois dias. Isso porque o "Remove China Apps" já saiu da Play Store.

De acordo com a gigante das buscas, o aplicativo foi removido por violar a sua política de comportamento enganoso, que prevê que um app não pode incentivar usuários a "remover ou desativar serviços de terceiros".


Apesar de ter sido bloqueado na Play Store, o "Remove China Apps" foi considerado um verdadeiro sucesso na sua curta passagem pela loja do Android. O app ficou no topo dos mais baixados durante dias e o seu número de downloads alcançou incríveis cinco milhões.

Claro que as disputas territoriais no Himalaia envolvendo China e Índia tem reacendido a rivalidade entre os países. Nesta semana, diversos influenciadores indianos pediram para que seus seguidores desinstalem o TikTok. O movimento é coordenado pelo partido do primeiro-ministro Narendra Modi.

Pouco tempo depois, desenvolvedores locais lançaram o Mitron. A rede social é basicamente uma cópia do TikTok e fez muito sucesso em uma semana. Contudo, o app também foi removido da Play Store.

Texto original (01/06/20)

Não é novidade para ninguém que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) aliada a uma guerra comercial aumentou o sentimento anti-China em todo o mundo. A situação tem escalado ainda mais com a troca de farpas entre Washington e Pequim.

Em meio a esse cenário de incertezas e aproveitando o momento, um novo aplicativo foi publicado na Play Store. Trata-se do "Remove China Apps". De acordo com alguns usuários, a ferramenta faz aquilo que seu nome sugere: remove todos os aplicativos de desenvolvedores chineses do seu celular.

Como a Índia tem se destacado entre os países onde o sentimento anti-China tem crescido, o app se tornou o mais baixado na Play Store local. No entanto, para ser aprovado pelo Google, os desenvolvedores colocaram uma descrição bastante questionável:

o texto diz que o app foi desenvolvido para fins educacionais

De acordo com o pessoal do Android Authority, o "Remove China Apps" funciona de forma simples e não precisa de um login. Ao instalá-lo, o usuário vai perceber que ele faz uma varredura no smartphone e identifica quais apps foram desenvolvidos por empresas chinesas.

O app reconheceu o aplicativo Mi Remote da Xiaomi e o TikTok como de origem chinesa e orientou a desinstalação. Contudo, ele não incluiu o PUBG, que pertence a Tencent Games (sediada na China).

Outro problema relatado é que ele não remove apps pré-instalados em smartphones chineses. Assim, ele só leva em consideração aqueles que foram obtidos pela Play Store ou lojas de terceiros. Além disso, ele coleta dados importantes: versão do Android, número de toques em recursos, idioma usado, hora do telefone e muito mais.

Sentimento anti-China cresce

Por enquanto, não sabemos se o Google manterá o novo aplicativo na Play Store. Isso porque ele viola a regra de que um app não pode interferir em outros apps no dispositivo. De toda forma, o "Remove China Apps" tem tudo para crescer nos Estados Unidos.

Além disso, apesar de algumas empresas chinesas estarem aumentando a sua presença em solo indiano, o primeiro-ministro do país, Narendra Modi, tem estimulado o sentimento anti-China. Os próprios desenvolvedores do app dizem que apoiam as políticas de Modi.


118

Comentários

Google confirma que serviço para remover apps da China violou regras da Play Store
  • China é um os paises mais xenofobicos do mundo.

      • Acorda, NÃO EXISTE MAIS ALEMANHA COMUNISTA, nem união soviética... Só existe a china, um país com 1.3 bilhão de habitantes, com ótima qualidade de vida e que já é praticamente dona do Brasil.

          • Tu sabe o que significa História?
            Sabe o que significa exemplo?
            Tu só vive pelo futuro e não acumulou experiência nenhuma na vida?
            Devemos aprender com o passado filho.
            Claro que URSS não existe. Mas existiu e todo o processo de domínio comunista AINDA existe. Vejam porque tinha muro se Berlim. Era pra manter idiotas despertados da idiotice comunista, presos na prisão da ditadura.

            Sai dos livros do MEC gerações passadas e da globo, filho
            Estão te fazendo muito mal

              • O catatônico mandando os outros acordarem. 1.3 bilhões vivendo bem? Mas comendo ratos morcegos baratas? Isso não e cultura. É fome. Teu dado de qualidade de vida veio de onde? Do PCC chinês? Sério isso? Quem esquece o passado, se condena a repetí-lo. O comunismo abriu mão do país pra dominar acultura. Veja você: defendendo o COMUNISMO sem nem saber o que é ele

              • A Google é uma vergonha, a play só tem armadilha, milhões de apps cheios de hack, vírus, span , ads , sempre em mãos de criminosos digitais ... 90 % são chineses, mas ok quando se lucra com isso né ...
                Ainda bem que app contra lixo chinês pode ser baixado por fora da play vírus.

                • Leia também: Aplicativo se passa por antivírus para limpar conta bancária de vítimas; entendaAlém do VivaVideo , a desenvolvedora QuVideo Inc. possui outros aplicativos na Play Store. São eles: VivaVideo PRO Video Editor HD, SlidePlus %u2013 Photo Slideshow Maker, Tempo %u2013 Music Video Editor with Effects, VivaCut %u2013 Pro Video Editor APP, VidStatus %u2013 Status Videos & Status Downloader. Embora as ações maliciosas não tenham sido encontradas nas demais aplicações da marca, é bom estar atento. Fonte: undefined - iG @ https://tecnologia.ig.com.br/2020-06-02/cuidado-aplicativo-para-android-com-mais-de-100-milhoes-de-usuarios-e-espiao.html

                    • Cuidado: aplicativo para Android com mais de 100 milhões de usuários é espiãoAs atitudes maliciosas são escondidas por trás de um famoso aplicativo de edição de vídeosFonte: undefined - iG @ https://tecnologia.ig.com.br/2020-06-02/cuidado-aplicativo-para-android-com-mais-de-100-milhoes-de-usuarios-e-espiao.html
                      ttps://tecnologia.ig.com.br/2020-06-02/cuidado-aplicativo-para-android-com-mais-de-100-milhoes-de-usuarios-e-espiao.html

                        • Legal, já une Brasil, EUA e India nessa parada que a coisa fica boa. Aliás ninguém deveria gostar da China é uma porra de uma Ditadura.

                            • Ditadura tbm é o que os Americanos fazem, seu verme. Impor que países comprem seus produtos e vetem produtos de outros países, tbm é uma ditadura.

                                • Esqueci

                                  Verme é teu cu, comunista idiota útil.
                                  Acha que essa merda dominado, você vai ter boa vida?
                                  Trouxa.
                                  Trotsky. Lembra dele?

                                    • Mais do bom e filho argumento esquedopata.
                                      Você e obrigado a coneoat no. O food?
                                      Não né?
                                      Só compra por comodidade.
                                      Sabe como se chama isso?
                                      Dou palha: livre mercado.
                                      Compra quem quer ou paga o preoc que quiser.
                                      Comunista burro e uma merda

                                        • * você e obrigado a comer no i food?
                                          Não né?
                                          Pode comer no botequim da esquina.
                                          Isso se chama livre mercado
                                          Sabe nada, idiota.
                                          Então é justo corromper dominar escravizar e então impor suas regras de merda, como a porra do PCC quer fazer com Taiwan e Hong Kong, e lá lutam pra não virarem capacho de comunista chinês?
                                          Sabe da história de comunista conedor de criancinhas?
                                          Lenda? Mentira?
                                          Vai estudar holodomor e descubra a bondade comunista que eles fazem com seis capachos

                                      • Que guerra meu Deus

                                        • Cara você é um gênio! Como ninguém pensou nisso antes? Com certeza vermífogos são a cura para um vírus? Podíamos tratar os aidéticos e vítimas da gripe com vermífogos também.

                                          • Vou remover todos os apps chineses, assim os apps americanos conseguem me espionar com mais eficácia.

                                            • De fato esse sentimento está crescendo e o próprio governo chinês é o culpado. Não só omitiu a gravidade da covid-19 como também repreendeu de forma brutal jornalistas e médicos que tentava alertar o mundo. Também quer impor o controle total no mar do sul da China através da intimidação ignorando todos os tratados internacionais ao mesmo tempo que cria tensões na fronteira com a Índia.

                                                • E nosso presidente demitiu dois ministros da saúde pq queriam dá o tratamento correto a esta causa. Então vamos boicotar o Brasil tbm

                                                    • Não tente justificar um erro com outro. O presidente tava certo em dizer q existia dois problemas: o vírus e a economia. Sem a economia não tem como sustentar a saúde, ambos devem anda lado a lado. Ao mesmo tempo devemos ver a partir da perspectiva do outro. Eu consigo viver tranquilo essa quarentena em casa, mas quanto ao nosso compatriota que necessita de a renda semanal ou até mesmo uma renda diária pra se sustentar? O auxílio vai ser o suficiente? Impossível pra essa pessoa fica em quarentena. Infelizmente ele lidou com o problema de maneira burra e ignorante a ponto do STF tirar o poder dele e passar para os governadores sobre a questão da quarentena.

                                                        • sei não. ainda que ele fosse um lacerda no discurso, um Jose Bonifácio da diplomacia, seria STFenado.
                                                          o esquema está contra o cara. Então, ele foi o presidente guerreiro, o pé na porta que arrombou o quartel das corrupçoes, pra que entrassem os técnicos nos ministérios,mesmo que ministros trairas fabianos, outros, acovardados pelas ameaças, como sofreu hoje o ministro da Educação. Milhoes e milhoes deixaram de escorrer pra bolsos vendidos de consciências mortas, haveria de ter retaliaçôes. Tolo é o que se deixa levar pela mídia...

                                                          • tu acha mesmo que eles cairam ou foram derubados porque tinham a receita que o mundo todo nãoo ministro) e não puderam (o segundo) defender vermífugos baratos por causa de interesses politicos e financeiros em vender um tratamento que talvez custe 25 mil por pessoa? sabe nada inocente. muitos bilhões de dolares e muiito jogo de poder ainda fluirao por causa do virus chines

                                                              • tu acha mesmo que eles cairam ou foram derubados porque tinham a receita que o mundo todo não tem? ou só não queriam (primeiro ministro) e não puderam (o segundo) defender vermífugos baratos por causa de interesses politicos e financeiros em vender um tratamento que talvez custe 25 mil por pessoa? sabe nada inocente. muitos bilhões de dolares e muiito jogo de poder ainda fluiram por causa do virus chines...

                                                                  • Cara você é um gênio! Como ninguém pensou nisso antes? Vermífogos sendo usados para curar as pessoas de uma doença provocada por vírus. Kkkkkkkkkk com certeza tamanha inteligência também concluiu que a terra é plana! Tudo um plano dos comunistas dizer que é redonda!

                                                                      • criança, deixa de birrice deixa de burrice, e PESQUISA. Vai achar fácil, tio google pode te ajudar muito, até salvar tua vida. Faz assim, se tu pegar o virus chines, assina termo dizendo que se precissar, abre mão de usar vermífugo porque voce não acredita ou porque o bozo anunciou...

                                                                          • criança, deixa de birice, deixa de burrice, e PESQUISA. Vai achar fácil, tio google pode te ajudar muito, até salvar tua vida. Faz assim, se tu pegar o virus chines, assina termo dizendo que se precissar, abre mão de usar vermífugo porque voce não acredita omu porque o bozo anunciou...

                                                                      • uiuiui pode olhar tudo china

                                                                          • Ser anti China mas lamber o Trump não é coerente

                                                                            • Não quer ser vigiado pela China, mas deixa o Tio Sam saber até a cor da cueca. Vai ser colônia para lá.

                                                                                • Que mundo lindo, estou ouvindo na imaginação, Imagine. Vendo borboletas e lindas ninfas dançando no céus, sob véus brancos, seminuas. O paraíso. Mas acordei. E enxerguei que você não esta no paraíso, não está no mundo perfeito do comunismo, nem no terrível colonizador EUA, para onde todo esquerdiopata se refugia quando foge da ditadura fascista brasuca (sic) Wagner Moura seria exemplo?. Acorda pastel papagaio de discurso da UNE, PUC e demais coletivos marxistas. não há alternativa, ou se alia a quem escraviza, ou se alia a quem quer ter relações diplomaticamente equalitárias, na medida em que voce defende seu páis.. Teu senso moral e libertário, visitou alguma colônia chinesa? Ou só tem olhos pra países aliados dos EUA? Já viu milhares de estudantes taiwandeses lutando pra não serem escravos da China? Ou antes do virus chinês fuder com o mundo, o povo de hong kong lutando literalmente com paus e pedras pra tentar salvar seus compatriotas do jugo comunista?? Muita gente morreu tentando ver seu povo livre da praga comunista que escraviza o pobre povo chinês...Não vejo o mesmo em pa´sies colonias americanas.. Você, se pudesse, iria morar onde?

                                                                                    • ME PARECE INCOERENTE APOIAR UM REGIME ESCRAVOCRATA COMUNISTA, EM DETRIMENTO DE UM REGIME DEMOCRÁTICO. SO ACHO.

                                                                                    • Os EUA já nos observam há anos.

                                                                                      • Não foi Washington, foi o Trump. O Bolsonaro dos EUA.
                                                                                        Reclamam de tudo, mas a casa está cheia de coisas compradas na China.

                                                                                          • Vou baixar agora, apps da china estão te abservando nesse momento.

                                                                                            • https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/alerta-android-imagem-maliciosa-consegue-crashar-o-seu-smartphone/

                                                                                                • ja bloquearam este app
                                                                                                  não quer ser vigiado 24 horas pela china? não comprem celulares fabricados e de marcas chinesas, e o partido comunista não te acessará fácil... ja pensaram porque celulares chineses estão dominando o mercado, com preços imbatíveis? subsídio e trabalho escravo. dominio de mercado...

                                                                                                  • Se eu instalar no meu Xiaomi ele vai formatar ele ehueheuheueh

                                                                                                    • Quero um para remover aplicativos sul-coreanos, não quero ser espionado por bandas de kpop.

                                                                                                      • Pena que não tem no Brasil, não quero ser vigiado por esse país comunista

                                                                                                          • https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/se-usa-esta-app-do-android-tem-mesmo-de-a-remover-imediatamente/

                                                                                                              • Então os EUA pode?

                                                                                                                  • Pode. Brasileiro adora chupar ovo da turma dos EUA....

                                                                                                                      • com vc, só copia e cola. Tenho argumentos n~çao pra tamanha dissertação de fatos...




                                                                                                                        O amigo do meu inimigo, meu inimigo éO inimigo do meu inimigo, meu amigo éaula 1.1. do manual básico de sobrevivencia.O relativismo moral ético e cultural, permite esse tipo de relativização. Não há paraiso na terra, com certeza. E o capitalismo está longe disso.Mas inferno há. Se chama comunismo. O real, não o fake que te mostram pela tv.

                                                                                                                        • concordo com ele. Não deveriam poder, mas entre ser espionado por quem quer vender seus dados de consumo, ou vender seus dados pra quem quer te escravizar... se falar mal de trump, voce será idolatrado pela mídia, mas se falar mal do ditador da china, voce poderá sumir... isso já ocorre lá, e eles querem importar isso pra cá...

                                                                                                                      Android

                                                                                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                      Android

                                                                                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                      Windows

                                                                                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                      Economia e mercado

                                                                                                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista