LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WWDC21: Apple deve substituir senhas por reconhecimento biométrico no iOS 15 e macOS Monterey

10 de junho de 2021 16

O evento WWDC 2021 trouxe ao conhecimento do público diversas novidades para o iOS e macOS, além das melhorias no comportamento da Siri, sua assistente virtual. Na apresentação desta quinta-feira (10), a empresa detalhou seus planos para abandonar os métodos tradicionais de autenticação de usuário na web.

Garrett Davidson, engenheiro de software da Maçã, revelou que os usuários poderão utilizar o reconhecimento biométrico para fazer login em sites, redes sociais e outras aplicações através do iOS 15 e macOS Monterey, sem a necessidade de inserir uma senha.


Conforme explicado, o iCloud Keychain receberá chaves de acesso baseadas em novas credenciais da tecnologia Web Authentication (WebAuthn), adotada pelos navegadores por padrão. Ao criar uma conta em qualquer plataforma, a chave de acesso dispensará a inserção de senhas, usando apenas a autenticação biométrica do Face ID ou Touch ID.

A empresa diz que todos os dispositivos que suportam o reconhecimento biométrico contarão com o recurso de criptografia de ponta-a-ponta sincronizado entre todas as plataformas do usuário através do iCloud.

O WebAuthn é um recurso proveniente do consórcio FIDO (Fast Identity Online), que vem implementação novas metodologias para a autenticação com chaves de segurança. Diversas empresas de tecnologia buscam maneiras de aumentar a confiabilidade das aplicações web, e esperam um "futuro sem senhas" em breve.

É ressaltado que as chaves de acesso só funcionam no iPhone, iPad e Mac no momento, mas a Apple diz estar trabalhando com parceiros do FIDO e do World Wide Web para uma solução mais ampla que permitiria aos usuários utilizarem o recurso em diferentes plataformas.

A empresa está disponibilizando uma versão de pré-visualização da ferramenta em distribuições para desenvolvedores dos futuros iOS, iPadOS e macOS. Por ora, o recurso é desativado por padrão enquanto desenvolvedores testam a tecnologia prevista para setembro de 2021.


16

Comentários

WWDC21: Apple deve substituir senhas por reconhecimento biométrico no iOS 15 e macOS Monterey
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista