LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Saiba como funciona um lockdown e suas diferenças para quarentena | Detetive TudoCelular

07 de maio de 2020 7

Com o agravamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil, retratado pelo aumento constante no número de casos confirmados e mortes no país, vários governos estaduais e municipais pelo país já começaram a implementar medidas do chamado lockdown nos seus territórios.

Mas a medida ainda gera dúvida nos cidadãos quanto às suas especificidades, frente às já tomadas pelas autoridades. A coluna Detetive TudoCelular desta quinta-feira (7) explica mais sobre ela a seguir:

O que é o “lockdown”?

De acordo com a definição do Cambridge Dictionary, a palavra lockdown significa “uma situação na qual as pessoas não são autorizadas a entrar nem sair de uma construção ou área livremente, devido a uma emergência”.

Já no boletim epidemiológico publicado no dia 6 de abril, o Ministério da Saúde define a condição como o “nível mais alto de segurança e que pode ser necessário em situação de grave ameaça ao sistema de saúde”.

Em resumo, seria um confinamento total determinado pelas autoridades, no qual os acessos à região são restringidos pelos agentes de segurança. No entanto, os serviços essenciais – como supermercados e farmácias – permanecem em funcionamento.

Permissão a trabalhadores essenciais

Nesses casos extremos, os trabalhadores desses segmentos considerados essenciais recebem uma permissão para circular livremente, mediante à posse de declarações das empresas para as quais prestam serviço.

Um dos exemplos é no estado do Maranhão, onde um lockdown foi decretado deste o começo desta semana na região metropolitana de São Luis. No local, os funcionários dessas companhias que permanecem em atividade devem preencher um formulário online.

Objetivo do confinamento total

A intenção de um grau mais elevado de bloqueio nos territórios segue as demais medidas consideradas leves: reduzir a curva de casos confirmados da Covid-19 e, assim, proteger o sistema de saúde de uma sobrecarga.

Segundo o mesmo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, citado mais acima, “países que implementaram [o lockdown] conseguiram sair mais rápido do momento mais crítico”.

Lockdown vs quarentena vs isolamento social

Você pode ainda se perguntar: mas quais são as diferenças do lockdown para as medidas já implementadas? Elas funcionariam como uma escala de endurecimento das medidas de distanciamento.

A primeira delas seria o isolamento social, que – por si só – funcionaria como uma recomendação para que todas as pessoas fiquem em suas respectivas residências e não saiam para outros lugares.

Em um segundo nível, surge a quarentena. Neste caso, já existe uma determinação oficial de um governo, por meio de decreto, que estabelece a paralisação de comércio e serviços não-essenciais, para que as pessoas não tenham motivo a deixar suas casas.

Caso essas medidas ainda não sejam suficientes, vem o lockdown como uma forma de restrição total. Aqui, já ficam inclusas as medidas de fechamento de vias e proibição de deslocamentos considerados desnecessários, sob a aplicação de penalidades mais pesadas se houver descumprimento.

Lockdown no mundo

Em graus de restrição distintos, vários dos países mais prejudicados neste período de pandemia chegaram a aplicar o chamado lockdown e já possuem a situação mais controlada da doença em seus territórios.

Na China, por exemplo, toda a província de Hubei fechou suas cidades – incluindo o primeiro epicentro, Wuhan –, com direito a bloqueio do transporte intermunicipal. Cerca de 29 milhões de residentes da região teve de ficar em casa durante o período.

Lockdown na Europa

A Itália – a qual liderou por um bom tempo no número total de mortes pela Covid-19 – iniciou o bloqueio total somente em 9 de março. O governo do país europeu impediu qualquer tipo de reunião pública, como cerimônias religiosas. Funerais e casamentos foram proibidos no local.

Quase uma semana depois da autoridade italiana, foi a vez de a Espanha iniciar os protocolos de confinamento completo, em 14 de março. Por lá, a proibição de sair de casa somente tinha como exceções as compras de remédios e alimentos, idas a hospitais ou nos casos de trabalhadores dos serviços essenciais.

Por último, em 22 de março, a Alemanha chegou a impedir encontros públicos de mais de duas pessoas em todo o território nacional. Contudo, a iniciativa não foi aplicada a pessoas residentes em um mesmo lar ou nos espaços não paralisados de trabalho – mas somente se houvesse alguma necessidade.

Você concorda com a aplicação de um lockdown para conter a pandemia do novo coronavírus? Na sua opinião, qual seria a medida mais certeira no combate à Covid-19? Comente conosco!


7

Comentários

Saiba como funciona um lockdown e suas diferenças para quarentena | Detetive TudoCelular
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista