
Tech 20 Dez
20 de dezembro de 2021 38
Atualização (20/12/2021) - MR
Em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o governo publicou nessa segunda-feira (20) uma nova portaria que dispõe sobre regras para entrada no país. Ela valerá tanto para brasileiros quanto estrangeiros.
A portaria atende às exigências estabelecidas da decisão proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF) no início desse mês. Ela determina a obrigatoriedade de comprovante de vacinação para viajantes que chegarem ao Brasil.
Mesmo com a maioria formada para manter a decisão de Barroso, na última quinta-feira (16), o ministro Nunes Marques interrompeu o julgamento no plenário virtual do supremo para pedir que o caso tivesse análise no plenário presencial do STF, em 9 de fevereiro.
A portaria estabelece que brasileiro ou estrangeiro que queira ingressar no país por via aérea deverá apresentar:
A portaria também estabelece casos específicos em que os viajantes serão dispensados de apresentar o comprovante de vacinação:
Nesses casos, os viajantes precisarão realizar uma quarentena de 14 dias na cidade que seja seu destino. Poderá haver interrupção na quarentena caso o viajante esteja assintomático e apresente teste do tipo antígeno ou RT-PCR com resultado negativo realizado a partir do quinto dia do início da quarentena.
Na última quinta-feira (16), a Anvisa aprovou a vacina da Pfizer para crianças a partir de 5 anos.
Texto original 07/12/2021
O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, anunciou nesta terça-feira (7) que vai pedir uma quarentena de cinco dias para os viajantes não vacinados que desembarcarem no Brasil. Com isso, as autoridades descartaram um "passaporte da vacina".
Segundo o governo brasileiro, a ideia é promover uma "reabertura das fronteiras" brasileiras em razão do alto nível de vacinação da população. A medida atende parcialmente às recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Há mais de um mês a Anvisa pediu ao governo um endurecimento no acesso de estrangeiros ao país e a exigência de um certificado de vacinação contra a Covid-19, também chamado "passaporte da vacina". Porém, o Planalto se posicionou contra esse ponto.
Os representantes do governo não fizeram menção à exigência desse documento durante o pronunciamento desta terça. Segundo Marcelo Queiroga, o Ministério da Saúde vai adotar as seguintes medidas:
O anúncio mantém as regras que já estavam em vigor para os passageiros vacinados (exigência de teste negativo e declaração de saúde) e adiciona essa quarentena de cinco dias para os passageiros sem vacina.
No último dia 1º, a Anvisa reforçou a recomendação enviada à Casa Civil para que o Brasil adote medidas mais rigorosas no acesso de viajantes ao país a fim de evitar o aumento dos casos de Covid-19 após a descoberta da variante Ômicron.
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), teve outro vídeo removido do YouTube na última segunda-feira (6). No conteúdo, o chefe do Executivo Federal questiona a “pressa” por vacinas contra a Covid-19 e diz que ela “não se justifica”.
Ao tentar assistir à gravação, o YouTube emite um aviso padrão da plataforma para conteúdos derrubados em que aparece a seguinte mensagem: “este vídeo foi removido por violar as diretrizes de comunidade do YouTube”.
No vídeo derrubado esta semana, Bolsonaro fala que os imunizantes podem “mexer com a vida das pessoas” e ainda fez suposições quanto ao desenvolvimento das vacinas e o que elas podem causar.
Vale destacar que a curva de mortes caiu consideravelmente após a ampla disseminação da vacinação, e que essa não é a primeira que a plataforma do Google remove vídeos do presidente do Brasil.
Você concorda com as medidas contra a pandemia adotadas pelo governo brasileiro? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários