Rumores 11 Mar
O NVIDIA DLSS é uma tecnologia que permite aumentar a qualidade gráfica e desempenho de jogos utilizando algoritmos de superamostragem e inteligência artificial. Já considerado uma revolução para a indústria, esse mecanismo poderia se tornar ainda mais poderoso no futuro, potencialmente substituindo as atuais técnicas de renderização.
Bryan Catanzaro, vice-presidente de pesquisas de deep learning aplicado da NVIDIA, disse em um bate-papo organizado pelo Digital Foundry que, no futuro, o DLSS será capaz de gerar todos os quadros de jogos utilizando apenas redes neurais, o que dispensaria ou reduziria significativamente a carga sobre os motores de renderização das placas de vídeo.
Falando em um hipotético “DLSS 10”, que seria um distante sucessor do DLSS 3.5, Catanzaro acredita que a inteligência artificial será uma ferramenta imprescindível para trazer grandes evoluções à indústria de jogos através de seu motor de superamostragem, e projeta o uso dessa tecnologia para acelerar projetos e otimizar o desempenho das produções.
Essa não é uma ideia completamente nova proposta por um representante da NVIDIA. Em 2018, a empresa havia publicado um vídeo que demonstrava um mundo virtual interativo completamente renderizado por inteligência artificial em tempo real. Relembre:
“Basicamente, utilizamos um motor de jogo para gerar informações sobre onde as coisas estavam e usamos esses dados como entrada para uma rede neural que renderizava tudo”, explica Catanzaro, afirmando que fazer esse sistema avançado funcionar em tempo real em 2018 — ano de lançamento da GeForce RTX 2080 — foi “algo visionário”.
“O DLSS 10 será um sistema de renderização completamente neural”, sugere o executivo, apontando que essa tecnologia tem o potencial de tornar os jogos mais imersivos e visualmente agradáveis do que se pode imaginar atualmente.
O especialista frisa que não espera ver a inteligência artificial se tornando capaz de gerar jogos inteiros — incluindo toda a sua codificação, enredo e outras características — a partir de um simples parágrafo de texto inserido por um usuário.
A evolução da tecnologia será gradual até o hipotético “DLSS 10”, mas seu conceito não é algo surreal, principalmente ao observar o rápido crescimento da inteligência artificial generativa entre 2018 e o lançamento de ferramentas como o DALL-E e Stable Diffusion, capazes de gerar imagens a partir de um comando de texto em questão de segundos.
Comentários