LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NVIDIA DLSS 10 será capaz de renderizar jogos usando apenas redes neurais, diz executivo

25 de setembro de 2023 2

O NVIDIA DLSS é uma tecnologia que permite aumentar a qualidade gráfica e desempenho de jogos utilizando algoritmos de superamostragem e inteligência artificial. Já considerado uma revolução para a indústria, esse mecanismo poderia se tornar ainda mais poderoso no futuro, potencialmente substituindo as atuais técnicas de renderização.

Bryan Catanzaro, vice-presidente de pesquisas de deep learning aplicado da NVIDIA, disse em um bate-papo organizado pelo Digital Foundry que, no futuro, o DLSS será capaz de gerar todos os quadros de jogos utilizando apenas redes neurais, o que dispensaria ou reduziria significativamente a carga sobre os motores de renderização das placas de vídeo.

(Imagem: Reprodução/NVIDIA)

Falando em um hipotético “DLSS 10”, que seria um distante sucessor do DLSS 3.5, Catanzaro acredita que a inteligência artificial será uma ferramenta imprescindível para trazer grandes evoluções à indústria de jogos através de seu motor de superamostragem, e projeta o uso dessa tecnologia para acelerar projetos e otimizar o desempenho das produções.

Essa não é uma ideia completamente nova proposta por um representante da NVIDIA. Em 2018, a empresa havia publicado um vídeo que demonstrava um mundo virtual interativo completamente renderizado por inteligência artificial em tempo real. Relembre:

“Basicamente, utilizamos um motor de jogo para gerar informações sobre onde as coisas estavam e usamos esses dados como entrada para uma rede neural que renderizava tudo”, explica Catanzaro, afirmando que fazer esse sistema avançado funcionar em tempo real em 2018 — ano de lançamento da GeForce RTX 2080 — foi “algo visionário”.

“O DLSS 10 será um sistema de renderização completamente neural”, sugere o executivo, apontando que essa tecnologia tem o potencial de tornar os jogos mais imersivos e visualmente agradáveis do que se pode imaginar atualmente.

O especialista frisa que não espera ver a inteligência artificial se tornando capaz de gerar jogos inteiros — incluindo toda a sua codificação, enredo e outras características — a partir de um simples parágrafo de texto inserido por um usuário.

(Imagem: Reprodução)

A evolução da tecnologia será gradual até o hipotético “DLSS 10”, mas seu conceito não é algo surreal, principalmente ao observar o rápido crescimento da inteligência artificial generativa entre 2018 e o lançamento de ferramentas como o DALL-E e Stable Diffusion, capazes de gerar imagens a partir de um comando de texto em questão de segundos.


2

Comentários

NVIDIA DLSS 10 será capaz de renderizar jogos usando apenas redes neurais, diz executivo
Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia